Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Dietas detox viraram uma febre no mundo todo nos últimos anos, ao ponto até de ficarmos um pouco cansadas do assunto. Mas enquanto esse tipo de dieta faz com que você tire as impurezas do corpo existe uma outra que tem o mesmo objetivo, mas em relação à mente e as suas emoções: o detox emocional.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto comer bem e fazer exercícios físicos e, neste ano, você não só pode como deve investir em algum tipo de ação ou rotina que ajude nesse detox emocional, alguma coisa que te incentive a abrir mão das sensações e pensamentos negativos e te incentive a olhar para o mundo de uma forma diferente.

O primeiro passo em qualquer tipo de detox emocional é sempre tirar um tempo para olhar para dentro e prestar atenção no que você está sentindo. Não existe um limite para o autoconhecimento, e quanto mais você souber sobre a forma como você funciona, melhor!

1.Acesse o seu estresse

De nada adianta você fazer um detox emocional se você não tem ideia do quanto isso está afetando a sua vida. Comece prestando atenção no seu corpo, em áreas que estão tensas e doloridas. Observe a sua mente e os pensamentos que passam por ali. Perceba o quanto essa sensação está atrapalhando o seu trabalho e o seu sono. Com isso em mente, você pode, então, começar a pensar em ações que vão aliviar isso.

2.Escreva

Estudos da universidade norte-americana UCLA já provaram que escrever pode aliviar dores físicas. Isso porque colocar no papel o que você tem em mente é uma forma de tirar esses sentimentos ruins de dentro de você. Se você não tem vontade de conversar com um amigo sobre isso, crie um diário (seja no papel ou digital) e coloque ali tudo o que você sente e pensa. Não escolha um assunto, apenas deixe as palavras fluírem. Tirar da sua mente pensamentos que te atrapalham durante o dia faz uma diferença e tanto, e aliviam o peso que você se sente no peito.

3.Conecte-se com outras pessoas…

… Mas não nas redes sociais. O Facebook e o Instagram são incríveis para você manter contato com amigos e encontrar diversas inspirações, mas também são uma distração das suas emoções. Seja passando um tempo longe das redes ou então estabelecendo um horário para acessá-las na semana, lembre-se de conversar com pessoas, ao vivo. O relacionamento, qualquer que seja ele, é o maior detox emocional que você pode fazer, pois olhando para o outro você lembra de quem você é de verdade e deixa de lado os pensamentos estressantes que dominam o seu dia.

detox emocional

4.Cerque-se de pessoas positivas

Não tenha medo de se afastar de pessoas que sugam a sua energia. Para fazermos as atividades do dia a dia, precisamos de muita energia vital, e a negatividade tira isso da gente com uma rapidez estrondosa. Quanto mais você se cercar de pessoas positivas, mais positiva você vai se sentir. Isso não significa que você precisa cortar completamente o contato com pessoas por quem você sente carinho, mas sugam a sua energia. Apenas aprenda a limitar o seu tempo perto desse tipo de vibração e não se esforce.

5.Medite

A meditação é uma das melhores formas de aprender a lidar com as suas emoções, principalmente porque você aprende a lidar melhor com a sua própria mente. Um detox emocional exige que você entenda a relação entre o que você pensa e o que você sente e como o primeiro afeta o segundo. Meditando, você não só aprende a acalmar a mente, como também a perceber que, independentemente dos seus pensamentos, você é uma pessoa calma e estável.

6.Seja honesta

Ao invés de guardar tudo para você, seja sincera com o que você sente quando as pessoas te perguntarem. Se alguém quer saber se você está bem, fale a verdade, não se faça de forte quando você não está bem. Já foi comprovado pela medicina que guardar rancores, tristezas e sentimentos ruins causam problemas físicos reais, como um câncer ou crises de enxaqueca. Mente sã, corpo são, é o que diz o ditado.

7.Faça uma pausa

Do trabalho, da faculdade, do estresse. Tire uma semana ou fim de semana para cuidar de você. A questão aqui não é ficar todos os dias na Netflix, mas sim aproveitar esse momento para prestar atenção nas suas sensações e aprender a lidar com elas. Lembre-se que você não é obrigada a ficar estressada só porque as outras pessoas estão assim. Se em alguns dias longe o estresse passa, então é um sinal de que ele não é parte de quem você é, e você pode, sim, ter uma rotina cheia, mas não estressante.

 

Vale sempre deixar claro também que não existe problema nenhum em pedir ajuda se você sente que não está conseguindo lidar com as suas sensações sozinha. É um ato de coragem querer se conhecer melhor e entender que você não é definida pelas coisas que você sente e, quem sabe, um detox emocional pode ser o primeiro passo para esse caminho!

Imagem: Unsplash / Pinterest

@ load more