Receba nossos e-mails incríveis
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto

Leia temas do seu interesse:

/ /

Como fazer um currículo massa para 2017

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Aparece aquela oportunidade maravilhosa, e você toda empolgada se depara com aquele documento chatinho e desatualizado. E aí você pensa: com isso aí eu não vou não. Como fazer um currículo bem massa? Então, a receita, na verdade, é bem simples. O segredo está no diferencial. Então, primeiro vou te ensinar o básico, depois o que não fazer, e depois algumas dicas para se destacar com relação aos concorrentes.

Como fazer um currículo bom, e básico?

como fazer um currículo

O primeiro passo é ser sucinta. Forneça todas as suas informações sem nenhum tipo de rodeio. Além disso, é sempre bom adaptar o currículo para a vaga de emprego que a empresa oferecer. Agora, se for um modelo geral que você vai mandar para várias empresas, aí coloque tudo direitinho.

O que um currículo DEVE ter?

como fazer um currículo

O beabá de como fazer um currículo inclui:

Dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular e residencial) e e-mail. Além disso, nos dias atuais o uso das redes sociais está se tornando cada vez mais frequente pelas empresas contratantes. Logo, é legal quando você coloca suas redes sociais, ou endereço no LinkedIn, por exemplo. Porém, fique atenta ao perfil da vaga. Existem alguns que podem prejudicar sua seleção com base no que lerem sobre você.

Formação acadêmica: coloque todas as suas graduações, desde a de ensino médio até o pós-doutorado. Na descrição, coloque o nome da instituição, o curso e o ano. Caso você ainda não tenha concluído uma das graduações, é só colocar a data de previsão de término, e o período em que se encontra.

Objetivo: afinal, todos nós temos um. Nesse campo escrevemos, geralmente, quais são nossos interesses e áreas de atuação. Por isso que, nesse ponto, dependendo da vaga, é legal alterar o texto de acordo com os pré-requisitos da empresa. E isso não é trapacear por causa do que vem a seguir:

Experiência profissional: aqui você vai colocar tudo aquilo que fez durante sua carreira até o momento. Então fale sobre os cargos que já ocupou, sobre suas experiências na área, etc. Lembre-se que essa parte deve chamar atenção, então crie um texto bem redondo e fluído, para encorajar a pessoa a ler até o final. Aqui também, dependendo da vaga, vale dar uma alterada e selecionar apenas aquilo que você acha que será importante para o que estão pedindo, assim não fica grande demais.

Cursos e idiomas complementares: é sempre bom citar algumas atividades realizadas que não são de formação acadêmica. Aqui vale curso de línguas, ou para qualquer coisa que te agregou valor para concorrer àquela vaga. Toda informação que você considera útil para o contratante, e para o perfil da vaga, deve entrar.

E o que NÃO devo fazer de jeito algum?

como fazer um currículo

Como fazer um currículo vingar? Bem, lembre-se que o ele será a primeira impressão que o contratante vai ter de você. Então procure por uma escrita formal, porém leve. Use termos de fácil assimilação e escreva de forma clara. Evite, também, escrever na primeira pessoa e usar pronomes pessoais.

Não faça que nem o Joey de Friends, não invente habilidades. Além de acabar com o seu processo de seleção, pode queimar seu filme com outras empresas.

Também não precisa contar nada da sua vida que não tenha a ver com trabalho, ou com a vaga. Não justifique, também, o motivo pelo qual você largou os empregos anteriores. Se o contratante quiser saber isso, ele vai te perguntar.

O uso da foto é controverso. Por precaução, melhor não inserir uma.

E como posso me destacar?

como fazer um currículo

Para quem manja de edição de imagens, ou tem uma graninha sobrando para pagar alguém que saiba, é bem legal dar um tapa no visu do currículo. É só se lembrar de manter o bom senso, usar cores neutras e procurar ser o mais simples o possível, porém, agradável visualmente. A Exame uma vez publicou 10 modelos de currículo para todos os gostos e perfis e podem te servir de inspiração!

~ No mais,

é só isso tudo pessoal. Espero que vocês tenham muito sucesso nesse 2017, e bola pra frente! Depois me contem aqui se minhas dicas foram úteis, e se vocês também sabem de outras que possam agregar ainda mais essa publicação!

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!