Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Uma vida mais leve é uma questão de escolha. Ela é formada por pequenas atitudes tomadas no dia a dia, as quais se somam e conseguem transformar as nossas vidas. Mas eis que surgem alguns questionamentos que nos jogam um peso danado nas costas: como me tornar mais leve perante a vida? E se são em pequenas atitudes, como identificá-las e mudá-las?

Primeiramente, esvazie sua bagagem com tudo que não for necessário. Deixe para trás as mágoas, angústias e ressentimentos. Alivie-se do peso com um bom alongamento e prepare-se para a caminhada para uma vida mais leve.

1. Autoconhecimento para existir

Para conquistar a leveza na vida, busque pelo caminho do autoconhecimento. Não é um caminho simples. A todo momento somos bombardeados com informações que nos estimulam a consumir um estilo de vida plastificado e superficial, afastando-nos da direção correta. Uma das grandes vantagens do caminho para uma vida mais leve é a possibilidade da constante reinvenção. A mudança é necessária.

A ideia é não se portar como modelos pré-estabelecidos, e sim, tomar para si a consciência da existência, antes mesmo da essência. Parece complicado, mas não é. Para o filósofo Sartre, o ser humano, primeiramente, existe, descobre-se e surge no mundo para depois se definir. Seguindo esse pensamento, distanciamos das demais coisas, pois somos livre em nossas escolhas. A liberdade em ser você mesmo é um elemento fundamental para se levar uma vida mais leve.

2. Você é seu melhor projeto

Vamos pensar que o homem é o projeto de si mesmo, isto é, ele se leva adiante, projetando-se lá para frente. Sabe aquele sonho de largar tudo e cair no mundo, vender miçanga na praia ou estudar gastronomia na Le Cordon Bleu, pode ser seu projeto. Basta apenas existir a vontade. A palavra existir também tem esse sentindo etimológico, o sufixo –ex significa fora. Portanto, o ser humano é para si através da autorreflexão que consegue projetar para fora dele mesmo, levando a sua consciência ao exterior.

Aqui vale um conselho: pensar fora da caixa ajuda a ter uma vida mais leve. Você não precisa ser o que o outro acha que é melhor ou que a sociedade irá dizer, o importante é se encarar como um projeto, um puta projeto, o melhor projeto da sua vida, o qual vale a pena o esforço (leia mais aqui).

Para fazer um real significado, a liberdade deve ser exercida diariamente por meio das escolhas. Quando, por algum motivo, as escolhas não são feitas pelo próprio indivíduo, quando são estipulados padrões pré-estabelecidos ou quando não existe a autorreflexão, elas geram uma espécie de vazio e, consequentemente, uma angústia, ou em outras palavras, um peso desnecessário. Ser o que sonha é uma maneira de ser leve. Sabe aquele sensação de estar nas nuvens? É disso que estou falando!

3. Tenha uma vida responsável

A liberdade exercitada plenamente é a essência que o ser humano constrói ao longo de sua jornada. Nós somos projetos de nós mesmos, que precisamos buscar as verdadeiras realizações para podermos nos definir em essência. É muito importante ressaltar que nós somos responsáveis pelas as nossas próprias ações, realizações e valores. Uma vida mais leve, é uma vida responsável. Somos senhores de nós mesmos, por isso não há porquê culpar o outro pelos seus sucessos ou seus fracassos, eles também são parte importante de nós mesmos, da grande obra que é a vida.

Outro ponto importante para se conquistar a leveza na vida é descobrir o outro. É impossível existir sem ter o outro para acompanhar. Ainda para Sartre, cada um tem seu próprio projeto, diferentes e complexos, mesmo assim, tornamo-nos iguais dentro da diversidade. Aí que está a graça da leveza da vida: saber conviver em harmonia dentro desse caldeirão de gostos e pensamentos diferentes um do outro. Leveza é diversidade.

4. Coerência- é importante ligar os pontos

Todos os dias construímos um pouco de nós mesmos na medida que agimos eticamente sem o peso do julgamento. Tudo deve estar alinhado com o modo de encarar a vida. Não se pode querer ser livre e questionar a vida do próximo. Não se pode se autojulgar rudemente pelas escolhas feitas, pela aparência que é cobrada, pelo ter em detrimento do ser.  A leveza está em levar a vida menos séria, sem a pressão de ter que acertar constantemente. O prazer na vida é levá-la como se todo dia fosse único, oferecido como mais uma nova oportunidade de fazer valer a pena.  Afinal, o caminho é seu e você pode reinventá-lo quantas vezes for preciso e da maneira que achar melhor.

5. Superação para se reinventar

Nós somos capazes de nos superar a cada momento. Por isso é importante escolher para si um projeto para se alcançar, e o principal, acreditar nele. Mesmo que tudo dê errado, você tem a chance de mudar, superar, de escrever uma nova história. Para garantir uma vida mais leve, tem que acreditar que aquele caminho vai levá-lo aonde sempre sonhou.  Todo dia o seu projeto será seu foco em que gastará tempo e dedicação para construí-lo. Então, acredite, você tem o poder de escolha e de querer estar ali.

6. Cada passo de cada vez

Vivemos numa sociedade em que o tempo não para. Andamos apressados para conquistar o mundo, para ter o que está na moda, para nos relacionarmos superficialmente e nos expor em vitrines virtuais para ver se o vazio é preenchido. Isso faz com criemos ansiedade e uma baita indigestão (leia mais aqui). Pare, respire e faça tudo no seu devido tempo, com cada coisa em seu lugar, sem ter a pressão que deve devorar tudo em um segundo.

Descanse, contemple, busque inspiração. Pode ter preguiça, saudades e vontade de não sair da cama na segunda-feira de manhã. Permita-se esses momentos, você terá vários outros para agir. Muitas pessoas embarcam em um fluxo batido, substituindo um descontentamento por outro, na certeza que, assim, fugirão deles mesmos. É preciso se encontrar para tomar um chá consigo mesmo numa tarde de domingo. Caso perceba que entrou em um ritmo descompensado, a melhor coisa a se fazer é parar. A calma é a sua melhor amiga. Lembre-se: vale a pena respirar fundo antes de tomar qualquer decisão.

Para uma vida mais leve, permita-se de seu modo, de seu jeito, sem se levar tão a sério. Leve-se para andar por aí!

Imagem: Pinterest

@ load more