O que você procura?

Você tem uma semana pesada no trabalho: são muitas reuniões, eventos para comparecer e aquela entrega gigantesca bem na quarta-feira. São muitas tarefas e pouco tempo e já na segunda você percebe que vai chegar um caco à sexta à noite.

Se você já passou por isso, então sabe como pode ser debilitante passar alguns dias seguidos de muita correria. Parece que o corpo não vai aguentar e você sente o tempo inteiro que todo sono do mundo não é o suficiente para dar aquela sensação de descanso merecida. Como evitar esse cansaço generalizado, então? A gente ajuda:

semana pesada no trabalho

1.Coma direito

O primeiro passo é, no mínimo, tentar manter uma alimentação balanceada e saudável. Quando temos uma semana pesada no trabalho, é normal a gente deixar o almoço de lado e comer qualquer coisa na frente do computador. Melhor pensar duas vezes: a sua alimentação reflete muito no funcionamento do seu corpo e como você se sente no dia a dia. Por isso, coma direitinho, a cada três horas, e evite as comidas muito gordurosas ou pesadas. Você não quer sentir aquele sono todo depois de comer uma feijoada quando está correndo contra o tempo por causa do deadline, certo?

2.Tome muita água

Manter o corpo hidratado, assim como comer, é importante quando você está trabalhando muito. Primeiro, porque o seu corpo precisa de água para funcionar bem, e, segundo, porque beber água significa que você vai precisar ir no banheiro em algum momento. O líquido mantém o seu rim funcionando espanta o sono e ainda te ajuda a levantar da cadeira de tempos em tempos.

3.Faça pausas

Por mais que a sua semana esteja muito corrida e os dias de trabalho muito pesados, você precisa fazer pausas. É a única forma do seu cérebro descansar e você recuperar o fôlego para continuar trabalhando. Tente parar por alguns minutos, levante da cadeira (ou sente, se você estiver muito tempo de pé), tome uma água e respire fundo. Desconecte-se por alguns momentos para clarear a mente e conseguir recuperar o foco.

4.Descanse na hora de descansar

Parece absurdo, mas se você conseguiu algumas horas para descansar, ou foi para casa dormir um pouco antes do próximo dia, faça exatamente isso e desligue do trabalho! Não adianta você chegar em casa e ficar ansiosa com o dia seguinte ou pegar a suas horas de folga para responder e-mails atrasados. Use os momentos de descanso para descansar. Caso contrário, a sua cabeça vai ficar maluca com tanta coisa, você não vai conseguir focar em nada direito e se sentirá ainda mais cansada do que o normal – lembra do jet lag social?

5.Monte uma agenda do seu dia

Quando as coisas estão muito malucas e você está passando por uma semana pesada no trabalho, a organização vai se tornar a sua melhor amiga. Antes de cada dia (ou no começo da semana), mapeie as atividades mais importantes e estabeleça uma lista de prioridades. A ideia não é engessar os seus dias nessa loucura, mas ajudar você a identificar o que precisa ser feito primeiro e os momentos em que você pode ficar mais estressada ou enrolada – com isso, você pode se preparar antes e levar os dias com mais tranquilidade!

6.Estabeleça limites

Quando você tem muita coisa para fazer, parece que tudo acontece ao mesmo tempo: você tem uma prova faculdade na semana daquele congresso importante do estágio, o seu chefe foi viajar quando a sua empresa conseguiu aquele job incrível e gigante, um familiar está no hospital na mesma semana que você tem uma entrega superimportante para fazer… Por isso, é essencial estabelecer limites. Antes de uma semana que você sabe que vai ser pesada, converse com seus familiares e amigos e avise que só poderá atender ligações e responder mensagens no horário do almoço, e para ligar fora desse período apenas em casos de emergência. Converse com o seu chefe também para que ele saiba o que vem por aí e que você vai precisar manter o foco no que é prioritário e deixar as tarefas secundárias para depois. O importante é tentar estabelecer um equilíbrio.

7.Peça ajuda

Não tem problema você pedir ajuda do seu chefe, da sua família ou dos seus amigos se você está em uma semana pesada no trabalho. Converse com as pessoas ao seu redor e saiba que você não precisa dar uma de super-heroína (a gente sabe que você é capaz de tudo, mas não há necessidade de levar o mundo nas costas!). Peça ajuda quando precisar, mantenha o diálogo aberto com as pessoas do trabalho e incentive-as a pedir ajuda também. Ninguém precisa passar por isso tudo sozinho.

8.Mantenha a calma

Não vai ajudar você ficar nervosa e histérica porque as coisas estão difíceis no trabalho nessa semana. Mantenha a mente tranquila e trabalhe a sua poker face: demonstrar desespero não ajuda ninguém (principalmente você mesma!) e passa uma sensação de que você não é capaz para os seus superiores e colegas de trabalho. A gente confia na sua capacidade, e ter uma mente clara e focada nos objetivos da semana é o principal para você passar por esses dias sem arrancar os cabelos. Na dúvida, lembre-se sempre do item anterior: peça ajuda e converse com quem pode te ajudar para aliviar a tensão e a sua carga de trabalho.


Conta para a gente como você lida com uma semana pesada no trabalho respondendo a pergunta abaixo!


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)