O que você procura?

Você já encontrou pessoas invejosas no trabalho? Já se perguntou o que fez para ser ‘atacada’ por outros que trabalham com você? Você mesma já sentiu inveja por causa das conquistas profissionais dos outros? Pois é, quando falamos em trabalho e inveja, é normal ligar dois mais dois para uma fórmula desastrosa de desmotivação em relação à carreira.

Tanto que muitas usuárias perguntam sobre isso no nosso Clube Superela: afinal, como lidar com pessoas invejosas no trabalho? Talvez, uma forma de começar a entender porque a inveja é um sentimento tão comum nesse ambiente é lembrando que ela começa com uma comparação. Você compara o que faz com o que outra pessoa faz, compara os resultados que cada um tem e usa essas comparações para dizer que você não é boa o suficiente.

É por isso que a comparação é um veneno, ela é uma porta de entrada para sentimentos como a inveja que, no fim das contas, só servem para provarmos, de alguma forma, que não somos pessoas capazes ou importantes.

Isso, claro, não significa que você precisa aceitar ataques e comentários sarcásticos o tempo inteiro e não fazer nada a respeito. Existem maneiras de lidar com pessoas invejosas no trabalho sem causar mais tensão no escritório.

1.Celebre as vitórias dos outros

Se alguém sente inveja de você, provavelmente essa pessoa não se sente reconhecida e percebe os superiores e outros colegas comemorando as suas vitórias e não as dela. Quebrar essa tensão é simples: crie o hábito de celebrar as vitórias dos seus colegas também, sem distinção. Dê os parabéns por uma apresentação bem-feita, elogie a forma como alguém lidou com um deadline, faça uma crítica positiva sobre a maneira que o seu colega fez um relatório. Ninguém é bem-sucedido sozinho em um emprego, por isso é importante você (e todo mundo, na verdade) reconhecer o impacto que a presença dos outros tem no seu dia a dia.

2.Peça ajuda

Normalmente, uma pessoa que é considerada bem-sucedida por um invejoso passa a sensação de que faz tudo sozinha, que é autossuficiente e que só pensa em si mesma. Porém, como a gente comentou no tópico acima, ninguém se dá bem no trabalho sem a ajuda das outras pessoas. Ou seja, sempre que puder, peça ajuda dos seus colegas de trabalho (dos tais ‘invejosos’ também) e inclua-os nas suas tarefas. Isso demonstra que você sabe que não pode fazer tudo sozinha e que conta com a equipe para que a empresa (e não você, particularmente) tenha sucesso.

3.Busque um feedback

Mostre para a sua equipe que você está sempre buscando melhorar e que não tem medo em expor as suas dificuldades e procurar soluções para superá-las. Para quem sente inveja, essa é como uma garantia de que você também tem falhas, mas que pelo menos faz o que pode para melhorá-las.

4.Não dê corda na inveja alheia

Ao invés de responder uma piada ou um comentário invejoso com outra piada ou com sarcasmo, respire fundo e pense bem em como responder essa pessoa. Porque qualquer coisa que você disser numa sensação de que precisa se defender desse colega de trabalho vai alimentar a inveja alheia, será entendida como uma provocação. A melhor resposta para a raiva ou para a inveja é sempre a gentileza e o amor. Responda com carinho e não dê bola para as provocações. Mostre que você escuta o que ela diz, mas que isso, de verdade, não te afeta ou muda a percepção que você tem dela.

5.Faça uma pausa

No calor do momento, quando você sente que está sendo atacada por pessoas invejosas no trabalho, é normal você explodir e sentir vontade de brigar de volta. Segure esse ímpeto, faça uma pausa, respire fundo e pense bem antes de responder. Devolver qualquer provocação no calor do momento pode gerar problemas e desconfortos ainda maiores, e causar uma tensão pior no seu ambiente de trabalho. Tire alguns segundos para se acalmar antes de responder aquele e-mail ou entrar na reunião de equipe.

6.Se nada funcionar converse com os seus superiores

Existe um limite para o que você pode fazer em relação a pessoas invejosas no trabalho. Se as táticas acima não funcionarem e você perceber que os ataques estão piorando, converse com o seu superior ou com o departamento de RH da sua empresa. Explique o que está acontecendo, peça uma orientação e se coloque a disposição para ajudar no que puder para melhorar esse relacionamento tóxico.

A gente não consegue fazer ninguém mudar de ideia, essa é uma escolha de cada um. Se alguém sente inveja de você, quem precisa querer parar de sentir isso é a própria pessoa. A gente pode fazer o possível para criar um ambiente de inclusão e de valorização de todos, mas no fim das contas, o passo final é sempre dela. Não tenha medo de conversar, de abrir um canal de diálogo e de se colocar disponível para ajudar como puder, mas saiba que a outra pessoa precisa escolher sair disso também para aliviar o que sente.


Que tal ajudar a nossa leitora, que está lidando com pessoas invejosas no trabalho?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)