Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Produtividade, com certeza, é uma das palavras do momento. Quem trabalha em casa (como eu), bem sabe que conseguir manter o foco no trabalho e ignorar a cama chamando sem parar por uma soneca da tarde é uma tarefa hercúlea e os dias parecem não render nem um terço do quanto você gostaria de verdade. Como sair desse loop de procrastinação, então?

Com a minha experiência no homeoffice, posso dizer com certo orgulho que desenvolvi algumas técnicas infalíveis (e bem fáceis de colocar em prática) para você experimentar e aumentar (muito!) a sua produtividade no trabalho. Antes de mais nada, o principal é você saber exatamente porque faz o que faz, porque trabalha e para quem: quanto mais próximo você se colocar do seu trabalho melhor. Sem motivação, é difícil a produtividade aparecer mesmo. Lembre-se do quanto você é importante no que faz e como as suas tarefas podem ajudar as pessoas (seja um consumidor final ou as pessoas que trabalham com você!).

1.Faça uma coisa por vez

Essa nossa mania de ser multitarefas não ajuda ninguém. Quanto mais coisas você tenta fazer juntas, mais tempo você leva para completar qualquer uma delas e menos satisfatório é o resultado. Eu aprendi isso do jeito mais difícil: começava a escrever um texto, parava no meio para responder emails e mensagens, voltava para escrever mais dois parágrafos, parava para atualizar as redes sociais…No fim de duas horas o texto estava sem pé nem cabeça (porque eu cortava a linha de pensamento o tempo inteiro) e eu levava o dobro de tempo para fazer algo que facilmente terminaria em 40 minutos. A dica principal é: eleja uma única tarefa para fazer por vez. Se você precisa escrever um relatório, então é hora de escrever o relatório e não fazer mais nada.

2. Limite o tempo

Falando o tempo, uma das coisas mais incríveis que eu aprendi também é como limitar o tempo que eu tenho para fazer cada tarefa. Por exemplo, escrever uma matéria pode levar o tempo que eu quiser, mas como eu tenho outras coisas para fazer além disso (e muitas outras matérias para digitar também), levar um tempo máximo para cada uma é importante para eu não me enrolar. Então, eu estabeleci que cada matéria precisa ser escrita em até 40 minutos (sem contar o tempo de pesquisa, entrevistas etc.). Eu coloco um timer com um alarme bem alto e me comprometo a fazer isso no tempo que eu estabeleci. Nesse período, eu não posso entrar nas redes sociais ou fazer qualquer outra coisa que não escrever o texto. Assim fica tudo mais fácil e organizado, sabe?

3.Faça pausas

Outra coisa que eu aprendi do jeito mais difícil: fazer pausas é importantíssimo para o dia render. Não adianta querer ser a mestre da produtividade quando você não escuta o que o seu corpo está te dizendo. Tem horas que a cabeça precisa de um descanso e o corpo também! Ficar sentada por horas na mesma posição não é bom para ninguém. O ideal é você tirar 10 minutos para cada hora sentada na frente do computador, mas a gente sabe que isso pode ser meio difícil. Então, faça o que você conseguir, mas lembre de parar de tempos em tempos para ir no banheiro, tomar água ou ainda dar uma volta no quarteirão.

4.A tal regra dos dois minutos

A melhor regra que eu adotei até hoje é essa: se uma tarefa pode ser feita em menos de dois minutos, faça-a imediatamente! Pense em coisas do tipo: pagar uma conta, responder um email importante e outros detalhes do dia a dia. Assim, as coisas não se acumulam e você não deixa de fazer o que precisa porque pensou que seria mais fácil deixar isso para depois (nunca é).

5.Fuja de reuniões desnecessárias!

Eu aprendi essa lendo um livro incrível chamado Trabalhe 4 Horas Por Semana, do Timothy Ferris. Nele, o autor explica que nada é mais matador para a produtividade do que reuniões desnecessárias. Lembro que ele dizia que se o assunto pode ser resolvido por email ou por uma ligação, então não é preciso fazer uma reunião a respeito. Afinal, elas tomam tempo e, muitas vezes, fogem do assunto. Objetividade é tudo nessa vida, então se você pode resolver o assunto em questão de uma forma mais prática e fácil, fuja das reuniões mesmo!

6.Tire o celular de vista

Outra coisa que, para mim, foi um truque infalível para melhorar a minha produtividade: colocar o celular o mais longe possível do meu campo de visão. Era muito fácil eu me pegar checando o Facebook, o Twitter ou o Instagram pelo celular, sendo que eu estava sentada no computador. Eu perdia muito tempo fazendo isso e olhando se tinha notificações novas. O segredo foi deixar o Whatsapp Web aberto, para o caso de receber alguma mensagem de trabalho, e colocar o celular bem longe de mim. Deu muito certo!

7.Arrume a sua mesa

Já reparou como a bagunça te deixa nervosa? Eu, pelo menos, fico muito incomodada quando estou trabalhando e a cama está desarrumada ou tem um monte de coisa espalhada na minha mesa de trabalho. Para mim, a melhor solução para isso foi tirar 15 minutos no meu dia para organizar o meu espaço. Arrumar a cama, a papelada em cima da escrivaninha, tirar as canecas de chá (que sempre se acumulam) no quarto e deixar tudo certo para eu conseguir fazer o que preciso fazer sem essa zona mental (e física!) me distraindo o tempo inteiro.
Nem é tão difícil assim melhorar a produtividade, é uma questão de querer. Ter em vista o seu propósito costuma ajudar bastante porque estabelece uma meta certa e motiva – e motivação é a chave da produtividade!

Imagem: Reprodução

@ load more