Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Tem dias que não importa o tamanho da nossa lista de afazeres, conseguir a motivação para fazer o que precisamos é praticamente impossível. Ser produtiva parece uma regalia para poucos e bons (o que nunca parece ser o nosso caso) e adiar tudo o até o último segundo tem feito os seus cabelos caírem ainda mais. Mas se você quer saber como parar de procrastinar sem esforço, então nós temos a solução.

Parece ilusão, certo? Como parar de procrastinar soa tão impossível quanto terminar todo o trabalho que você tem para fazer, mas você não precisa se forçar a ser produtiva para encontrar o incentivo necessário para dar aquele boost na sua rotina de trabalho ou de estudos.

Como parar de procrastinar: cinco dicas para a sua preguiça interior

Quem busca entender como parar de procrastinar e colocar a vida nos eixos, portanto, vai descobrir que é muito mais fácil do que se imagina, principalmente com a ajuda dessas dicas, que são tão simples e óbvias que você vai querer ter pensado nelas antes.

1.Pare tudo e comece de novo

Quando você está parada na frente do computador, totalmente travada e sem saber como continuar (ou começar) o que você estava fazendo, o melhor a fazer é fechar tudo, desligar o celular e tirar cinco minutos, pelo menos, para olhar pela janela ou dar uma volta no quarteirão. Esquecer por um momento as suas tarefas e dar-se o tempo parar relaxar e resetar o cérebro das preocupações é uma forma de você se reenergizar e clarear as ideias. Se você não consegue avançar, entenda isso como um sinal do seu corpo de que ele está cansado. Ao invés de lutar contra ele, dê o que ele precisa: um momento de descanso.

2.Movimente o corpo

Os exercícios físicos são tão importantes para o corpo quanto para a mente. Isso significa que acordar cedo para ir à academia, por exemplo, ou simplesmente levar o cachorro para dar uma volta ajuda a liberar hormônios que dão a sensação de bem-estar, clareiam à mente e te dão mais energia para o dia que vem por aí. Fora que melhoram o foco e a atenção (se você for adepta da yoga, então, melhor ainda!).

3.Faça mesmo assim

Tudo bem, a gente falou que não é necessário um esforço, mas tem horas que a melhor forma de evitar a procrastinação é, simplesmente, seguindo em frente, mesmo com aquela sensação de ‘não quero’. Se você precisa escrever um relatório, mas sente que está enrolando por algum motivo (como preguiça por causa do tema, que é chato), comece mesmo assim, nem que seja escrevendo palavras aleatórias no começo só para pegar o ritmo.

4.Crie a atmosfera correta

Se você quer saber como parar de procrastinar, uma das dicas mais simples e fáceis é: escolha direito o ambiente em que você vai trabalhar. Se você trabalha de casa, ficar com o computador no colo, deitada na cama, com certeza não é a melhor maneira de incentivar a produtividade, e o mesmo vale para quem trabalha em um escritório muito barulhento. Tenha um área de trabalho organizada e fixa (que não seja no meio do edredom) e faça uso de fones de ouvido se for preciso.

5.Trabalhe com blocos de tempo

Quando uma tarefa é longa demais ou trabalhosa demais, tentar fazer tudo de uma vez pode mesmo ser uma receita perfeita para a procrastinação. Mas se você dividi-la em partes, ou definir blocos de tempo (30 minutos, 45 minutos, etc) para termina-la aos poucos, pode ficar mais fácil. Tente quebrar a tarefa em várias outra mini-tarefas que você consegue executar sem grande esforço. Por exemplo: ao invés de tentar escrever um relatório de 10 páginas de uma vez só, faça a introdução, depois a primeira explicação sobre o tema e assim por diante.

 

Não existe uma mágica que te ensine como parar de procrastinar, porém, você pode rever a sua rotina e o seu dia a dia para saber o que, exatamente está causando toda essa distração e falta de motivação. Preste atenção no seu corpo, nos sinais que ele te dá e não se pressione: quanto maior o seu estresse, maior a dificuldade de completar a sua lista de afazeres do dia.

Imagem: Twitter

@ load more