O que você procura?

Quem aqui já continuou remoendo os erros do passado (muito tempo depois que eles aconteceram) e não conseguiu se perdoar levanta a mão! Cara, é absurda a forma como aguentamos certos pesos nas costas por TANTOS anos. Costuma ser bizarra a forma como não somos gentis conosco mesmas, né? E por que será?

Bem, tudo o que posso dizer é que o perdão é um processo que varia de pessoa para pessoa. É claro que ele não acontece do dia para noite, mas não importa quanto tempo ele demora! O importante é ter em mente que sempre há esperança, e hoje quero te ajudar a sentir isso com mais firmeza! Bora?

Como se perdoar e se libertar do passado?

se perdoar

1. Entenda que quem vive de passado é museu

Gente, dá pra mudar o passado? Não dá, cara. Até Efeito Borboleta tá aí pra provar isso, pô (aliás, filmasso viu)! O segredo aqui é ACEITAR. Aceite que o erro já foi cometido e que a máquina do tempo ainda não foi construída. “Ah, se eu não tivesse feito isso, aquilo, falado isso e isso, teria sido diferente“. Mana, será? Será mesmo? A verdade é que NÃO TEM COMO SABER ISSO mesmo. Infelizmente não nos evoluímos a ponto de prever o futuro, então tudo o que resta é nos entregarmos aos fatos e pensarmos nas próximas ações a partir daí.

Viver o presente é a melhor forma de conseguir se perdoar e sacudir a poeira.

2. Tenha em mente que os nossos valores mudam, e isso costuma ser bom

A razão pela qual a maioria de nós sente culpa ou vergonha por coisas que fizemos no passado é porque essas ações, de vez em quando, não condizem com nossos valores atuais. De vez em quando bate aquela bad nagente do tipo: “ai Deus, como eu podia pensar assim naquela época? Por que eu era assim, gente?“.

Só que gente, nessa hora, ao invés de não conseguir se perdoar, que tal ajoelhar no chão e dar graças a Deus por ter mudado? Isso vai ajudar muito daqui pra frente, e se tem uma coisa que é FATO consumado é que sempre aprendemos com nossos erros. Então comece o processo de se perdoar pensando que errar é humano, e que você fará o possível para não cair na mesma cilada de novo.

3. Identifique seus maiores arrependimentos

Um dos motivos os quais não conseguimos perdoar nossas atitudes passadas é o fato de que nos afogamos cada vez mais em nossos erros. Deixamos eles acumularem e, quando assustamos, já se “digienvolveram” para uma bola de neve colossal.

Por isso, é interessante “categorizar” esses erros, os fatos que o desencadearam e começar a analisá-los com mais cuidado. Tente resolver cada um por vez, mantenha o foco e siga em frente. Acumular as coisas e aumentá-las nunca fez bem a ninguém. Quando refletimos parte por parte, conseguimos ter mais clareza sobre o que exatamente fizemos de errado, como podemos nos redimir e quais decisões tomar a partir daí. Pode confiar que funciona!

4. Vire a página

se perdoar

Em algum momento é preciso aceitar que o passado já aconteceu e que você fez tudo o que esteve ao seu alcance para corrigir os erros cometidos. Agora, flor, é hora de virar a página e aceitar todos esses eventos como partes da sua história. Pense que todos eles contribuíram de alguma forma para torná-la quem você é. Seja grata por essas experiências e se permita perdoar-se e seguir em frente!

5. Siga sempre em direção ao amor próprio

O último passo para aprender a se perdoar é seguir em direção ao amor próprio. Cultive pensamentos gentis em relação a si mesma, sabe? Seja boazinha e paciente com suas emoções. Se a gente aprendesse a pensar em nós mesmas como nossas melhores amigas, tudo seria MUITO diferente. Tente manter pensamentos positivos sobre si mesma, cultive o amor e a bondade tanto para dentro quanto para fora. Se preciso, procure por ajuda ou por alguém que possa conversar com você sobre isso!

E aí, miga, você vai ver o quanto é tranquilo se perdoar quando se tem em mente que todos merecem uma segunda chance. Inclusive você!

Imagem: visualhunt


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)