O que você procura?

Acho que é bem impossível manter uma vida em sociedade longe das redes sociais hoje em dia. Mesmo que seja puramente por motivos profissionais, você precisa estar nas redes para se conectar com o mundo, com o seu público e com as pessoas que ama. A questão, porém, é que as redes sociais estão cheias de textões e comentários que a gente preferia não ver e parece impossível não ficar cheia de raiva toda vez que aparece um comentário machista no Facebook.

Acontece que, muitas vezes, a gente é babaca nas redes sociais sem nem perceber. A gente reclama dos outros, mas compartilha links falsos, destila comentários maldosos por aí e escreve coisas sem pensar a respeito antes, comprando briga que não vale a pena… Enfim, fazendo tudo aquilo que não deixa o nosso coração em paz, colabora pro estresse do dia a dia e é totalmente desnecessário.

Se você tem dúvidas de como agir nas redes sociais, não tem problema – todo mundo ainda está aprendendo como a coisa toda pode nos ajudar a criar um mundo melhor (a gente também escorrega no Whatsapp, às vezes). Mas, no meio tempo, é sempre bom a gente treinar o máximo que pode para não ser babaca nas redes sociais, né?

1.Evite o spam

Quem é grande no Instagram não aguenta mais ver mensagens de ‘sgd’ (o famoso ‘sigo de volta’), ‘troco likes’ e outros links e comentários que só querem vender alguma coisa ou conseguir seguidores. Não seja essa pessoa, tá bom? Se você quer que os outros conheçam o seu canal / perfil, crie um conteúdo legal e divulgue de uma forma orgânica: isso significa que é muito mais válido você construir um público fazendo comentários construtivos e começando amizades do que fazendo spam em toda foto que aparece no seu Instagram.

2.Pense, antes de escrever

Você já deve ter visto um textão machista de um antigo colega de escola e pensando ‘meu Deus, é agora que eu vou falar umas verdades pra essa pessoa’, e mandou ver no teclado – só para se arrepender depois. Você percebe a briga homérica que começou nas redes sociais e terminou o dia se sentindo horrível, tanto pelas coisas que leu, quanto pelas que escreveu. Antes de fazer qualquer comentário em qualquer lugar por qualquer motivo que seja, pense um minuto antes de escrever: isso vai ofender a pessoa de alguma forma? Você gostaria de ler o que escreveu, se os papeis fossem trocados? O que você vai escrever, é uma crítica construtiva ou só uma ofensa? Você tem conhecimento de causa e sabe do que está falando mesmo? Pense bem antes de escrever qualquer coisa nas redes, muitas vezes, você vai perceber que não tem porque se alterar – e se for pra responder alguma coisa, será com muito mais consciência do que você está fazendo.

3.Evite os xingamentos

A gente já sabe que quando alguém não tem argumento algum para falar, apela para os xingamentos. Quando o assunto são os comportamentos femininos, isso é ainda mais comum (quem já foi chamada de ‘puta’ por algum homem nas redes sociais, levanta a mão). Evite xingamentos e tente não cair no erro de xingar de volta alguém que te xingou primeiro – isso não ajuda ninguém e não resolve coisa nenhuma.

4.Na dúvida, chame no privado

Você viu um texto super machista de um amigo próximo no Facebook. Ao invés de comentar no próprio texto que você discorda de tudo – e possivelmente começar uma discussão aberta para todo mundo ver e meter o bedelho – chame a pessoa no privado. Converse com ela numa boa, tente entender o que ele estava pensando quando escreveu e tente apontar os equívocos no discurso que ele fez. Você não precisa brigar com a pessoa, mas ter interesse em entender a forma que ela pensa é importante para evitar desentendimentos maiores.

5.Não fale sobre o que você não entende

Quando a gente comenta sobre lugar de fala, é por motivos como esse. Quantas de nós já viram macho passando vergonha nas redes sociais porque falam do que não entendem? Eles não sabem o que é ser mulher, como podem dar opinião sobre o aborto, por exemplo? Esse é, talvez, o exemplo mais palpável e atual, mas a questão é: se você não tem conhecimento de causa, se não entende do assunto que está sendo falado, não opine a respeito. Pesquise, entenda do que o tema trata, formule o que você pensa a respeito e depois converse com as pessoas sobre, mas não fale daquilo que você não conhece – as chances de você passar vergonha são enormes.

6.Cheque as fontes antes de compartilhar os links

Sabe aquela notícia maluca de que um asteroide vai acertar o centro de São Paulo na Lua Cheia? Então, é bem capaz de ser mentira. Antes de compartilhar qualquer link, cheque a veracidade das informações. Não espalhe notícias mentirosas por aí – além de acabar com a sua credibilidade nas redes, só aumenta a sensação de desinformação (sua e de quem te segue).

7.Saiba a hora de dar unfollow

A gente não é obrigada a continuar seguindo uma pessoa que faz comentários machistas e racistas online. Ou que vive xingando as outras. Saiba o momento de dar unfollow em quem não te faz bem, para criar um ambiente saudável e motivador, mesmo em um lugar tão hostil quanto a internet. Algumas pessoas, é melhor deletar mesmo, outras vale a pena dar o unfollow, mas não o unfriend (só esconder as notificações pode ajudar a não criar um climão pesado, caso a pessoa seja alguém com quem você convive muito, tipo um chefe). E aceite também que existem pessoas que vão deletar você da vida dela também.

8.Respeite como quer ser respeitada

Infelizmente, a gente tem uma mania de achar que a nossa opinião é sempre a certa, e todas as outras são erradas. Nas redes sociais, principalmente, isso fica muito escancarado. Todo mundo que pensa diferente da gente está errado – mas o contrário também é verdadeiro. Enquanto a opinião de alguém pode te surpreender negativamente, a sua pode ter o mesmo efeito em outra pessoa. E por mais que a gente insista em fazer o outro mudar de ideia, isso só vai acontecer se a pessoa quiser, de verdade, alterar o seu ponto de vista. Até ela decidir por isso, a gente precisa respeitar as visões diferentes, e aceitar que ninguém vai pensar 100% igual à gente. Respeito em primeiro lugar, sempre.

Imagem: Reprodução / Mensagem para Você


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤