O que você procura?

Como as pessoas podem ser menos ansiosas e tomarem melhores atitudes em suas vidas?

Diz a frase que “Depressão é excesso de passado em nossas mentes e ansiedade é excesso de futuro”. Como coach gosta sempre de olhar para o futuro, quero falar sobre a temida ansiedade que afeta muitas mulheres e é o causador de outros males em sua vida amorosa.

A vida atualmente anda bem agitada. É o processo da vida moderna. Temos tudo de forma muito rápida. Já parou para pensar que você pode mandar um WhatsApp para qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo e receber a resposta em alguns segundos? Isso mesmo, em alguns segundos você está conversando com uma pessoa que está na casa ao lado da sua ou do outro lado do mundo. E qual o problema disso?

Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.

Se você tem por volta de 30 anos, ou seja, se você nasceu até os anos 90, você viveu em um mundo onde o tempo das coisas era outro. Por exemplo, como a ligação a longa distância era cara, para conversar com pessoas distantes era preciso escrever uma carta. Você lembra quanto tempo demorava para a sua carta chegar ao seu destino? E quanto tempo mais você demorava para receber uma resposta? Isso fez com que as pessoas aprendessem que tudo na vida tem um tempo. Um tempo determinado. Algumas são mais rápidas, outras demoram mais. Se sua carta era para alguém da sua cidade, era muito mais rápido. Já a carta para o exterior, levava meses.

O que isso tem a ver com a ansiedade? A ansiedade, em um nível saudável, faz com que a gente faça as coisas, saia da nossa zona de estagnação e comece a colher bons frutos. Porém, essa mesma ansiedade, em doses cavalares, pode ser o fim de todo esse processo bacana. Ela bloqueia você e impede que você faça o que você quer fazer, pelo excesso de futuro que você está vivendo, pela falta de velocidade que as coisas acontecem e até pelo medo, gerado pela ansiedade, de coisas que você nem sabe se vão acontecer. E quando você se paralisa, seja pelo medo ou pela ansiedade, isso causa um mal-estar em você, seja físico ou emocional. Se essa ansiedade já está a algum tempo, sugiro que procure ajuda.

menos ansiosa

Às vezes é difícil controlar a ansiedade, sabe?

Algumas coisas que a ansiedade pode causar em você:

  • Medo que paralisa: quando o medo paralisa a pessoa, ela pode estar sofrendo de uma fobia, é um medo extremo e exacerbado diante de uma determinada situação. Comumente são: fazer uma viagem de avião, tomar uma atitude crucial na vida e até o que fazer em relação a sua vida amorosa.
  • Insônia: as preocupações fazem com o que o nosso cérebro não se “desligue” nem na hora do sagrado descanso. Você tenta dormir, mas os pensamentos de preocupação, geralmente negativos, ficam rondando sua mente. Há ainda quem durma, mas acorde em alguns minutos e passa a noite dormindo de pouco em pouco. Uma péssima noite com um sono de qualidade terrível.
  • Comportamento e pensamento compulsivo: as pessoas que têm hábito de querer tudo arrumado compulsivamente, tudo limpo, tudo do jeito delas, controlar os horários, etc. pode estar sofrendo um ataque de ansiedade e ainda assim não saber.
  • Problemas musculares: algumas dores físicas começam a aparecer na pessoa ansiosa, como tensão muscular na mandíbula, no ombro e também nos punhos. Algumas vezes, leva à problemas digestivos, gerando refluxo e gastrite.

“Ok, Márcio Câmara, já entendi. Eu sou uma pessoa ansiosa. O que eu posso fazer, então, para ser menos ansiosa e tomar melhores atitudes?”

Dicas para ser uma pessoa menos ansiosa

1. Medite

menos ansiosa - meditacao

A meditação ajuda a sua mente a ficar quieta, a não pensar em nada, a entrar em conexão com o seu corpo, com sua alma, com você (clique aqui e conheça a técnica mindfulness). Existem várias formas para meditar, você precisa encontrar qual o melhor momento para você e qual a melhor forma. Para conseguir os resultados provenientes da meditação é preciso ter constância. Medite todos os dias ou, pelo menos, com regularidade, 3 vezes por semana, 4 vezes por semana, não sei. O mais importante é ter periodicidade, constância. Quando você tem regularidade consegue diminuir sua ansiedade através da mudança hormonal.

2. Anime-se

Quando você está animada, pilhada para fazer as coisas realmente acontecerem em sua vida, é impossível que a ansiedade apareça para você. Pergunte a uma pessoa que não tem muita ansiedade como é o comportamento dela. Ela irá dizer que sempre está vivendo animada para o próximo projeto, para o próximo passo de seu objetivo, e, além de tudo, ela está vivendo o presente, o dia que estamos vivendo. Carpe Diem!

3. Falando nele, faça acontecer…

Falando em aproveitar o dia, em aproveitar o momento (Carpe diem) quando você começa a focar nas oportunidades que a vida te dá, ao invés de olhar somente para as dificuldades, para os problemas, para o lado negativo, a ansiedade desaparece. Como disse no ponto anterior, animar-se também é olhar para o lado positivo da vida, aquele que te motiva a ser uma melhor pessoa, aquele que motiva você a ser uma pessoa realizadora e não uma pessoa que reclama de tudo.

Depois que você já está focada no lado positivo, comece a listar as coisas que você deve fazer. Descreva cada ponto que será necessário para alcançar o que você quer e aja como se o seu objetivo já estivesse sido alcançado. Isso ajuda consideravelmente a diminuir a sua ansiedade.

4. Não carregue tudo nas costas

Ter o controle da própria vida é muito bom e importante para diminuir a sua ansiedade. Veja bem que eu disse “…da própria vida…”. Dê atenção somente às coisas que você tem controle. Não queira controlar coisas que você não tem controle algum. A vida do seu namorado, a vida dos seus filhos, dos seus pais, dos seus colegas de trabalho, dos seus amigos, das pessoas que trabalham com você, etc. Nada disso irá ajudar você a ser uma pessoa menos ansiosa. Pelo contrário, quando você se preocupa por coisas que não tem o menor controle, é só ansiedade que você pode sentir. Exercite a sua flexibilidade e improvise, já que até na sua vida, as coisas podem sair fora do controle.

5. Que tal uma pausa para relaxar?

menos ansiosa - cha

Enquanto você assume o controle da sua vida, muita coisa irá acontecer. Na sua rotina, tire alguns minutos para relaxar. Esse momento tem que ser precioso para que você realmente relaxe. Não é relaxar do seu trabalho falando com seu marido, ou namorado, querendo tomar conta da vida dele. Não é relaxar do seu namorado, querendo resolver aquele problema com seu filho. Não é relaxar do seu filho, querendo resolver aquela situação com suas amigas. É relaxar de tudo. É parar, respirar e entrar em sintonia com seu corpo. Prepare um bom chá, um suco gostoso, um detox, sei lá. É entrar em contato com você e não fazer absolutamente nada. Ah, nem preciso dizer para desligar celulares e afins, né?

6. Cuidado com aquilo que você pensa

Todos nós temos uma vozinha interna que fica nos dizendo o que devemos fazer, o que não devemos fazer, quem somos, quem não somos, etc. Essa vozinha também é conhecida como diálogo interno ou o chato que não nos deixa alcançar nossos objetivos. Digo “chato que não nos deixa alcançar nossos objetivos” porque na maioria das vezes essa voz é negativa. Geralmente, ela só aparece para botar terra em nossos planos. É ela que faz você ter medo quando tudo começa a dar certo em sua vida e, assim, causar ansiedade. Então, muito cuidado com o que essa vozinha vai dizer para você quando estiver na busca do seu objetivo. Ensine-a e eduque-a para dizer somente coisas boas e que ela possa motivar você sempre na direção do seu sonho. Falando em motivar e dizer coisas boas…

7. Seja grata

Uma das formas de ser uma pessoa menos ansiosa é ser grata. Pratique a gratidão. Algumas pessoas são tão apegadas à bens materiais que não sabem pelo que agradecer. Você não precisa ser grata por coisas, aliás isso nem é tão bom assim.

Seja grata pelo que você vive, pelas pessoas que estão ao seu redor, por quem te ajuda a realizar o seu sonho e até a quem, não só não te ajuda, como te atrapalha a chegar lá. Isso só irá trazer mais sabor quando alcançar o seu objetivo. Praticar a gratidão é também dizer “obrigado”. Quando alguém lhe fizer um favor, verbalize o “obrigado”. Diga para que a pessoa possa escutar. Não importa se foi uma “pequena” coisa ou uma coisa “gigantesca”. Pequeno e gigantesco são julgamentos seus.

Aliás, você nunca saberá se a atitude “pequena” era tudo o que a pessoa tinha para oferecer e se a atitude “gigantesca” não era nada para a pessoa que a realizou. No caso da gratidão, existe uma coisa que pode ser feita e que ajuda consideravelmente a diminuir a ansiedade quando ela aparecer sem que você perceba. Tenha o potinho da gratidão. Tudo que acontecer de positivo e que você é realmente grata em sua vida, escreva em uma pequena folha ou um pedaço de papel e coloque lá dentro. Quando não souber o que agradecer ou se sentir muito ansiosa, leia alguns. Isso vai ajudar você a relaxar e a ser muito menos ansiosa. Pode apostar!

Dica bônus:

menos ansiosa - feliz

Existem pessoas que encontraram no exercício físico uma forma de dissipar essa energia gerada pela ansiedade e, assim, levam suas vidas bem menos ansiosas. Cabe a você encontrar qual o melhor exercício físico, pode ser uma caminhada, pode ser sair para correr, ir à academia, andar de bicicleta, etc. Encontre você qual a sua melhor forma de ser menos ansiosa e ainda emagrecer um pouco e ficar de bem com o seu corpo.

E, então, bora chutar a ansiedade para longe? Você pode marcar uma conversa comigo aqui.

#BoraSerFeliz

Vale lembrar que se sua ansiedade é patológica, recomendo que você procure um profissional orientado para ajudar você corretamente, como um psiquiatra.

Imagem: Pexels


Agora que você sabe como ser uma pessoa menos ansiosa, responda a pergunta abaixo para ajudar nossa leitora:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤