O que você procura?

Você já sentiu um fracasso no trabalho? Ou então teve medo de fracassar na carreira e não saber o que fazer da sua vida sem o trabalho? A gente sabe bem o que é sentir isso todos os dias, e viver com esse medo embasando a nossa vida profissional.

O medo do fracasso no trabalho é muito comum, e muitas vezes aparece de formas diferentes: ansiedade, depressão, autoboicote… Com medo de errar, a gente se resguarda e prefere ficar no que é seguro – e tem horas que esse ‘seguro’ é a mesma âncora que nos faz afundar.

Como lidar com o fracasso no trabalho?

Independentemente se o erro que você cometeu foi grande ou pequeno, ele pode ter um efeito no seu trabalho e, principalmente, na visão que o seu chefe tem de você e na visão que você tem de você mesma. Quem nunca passou semanas dormindo mal porque cometeu algum erro e teve a atenção chamada no escritório que atire a primeira pedra.

O segredo é aprender a lidar com esses erros e não vê-los como uma prova de fracasso no trabalho, além de saber usar cada um como um impulso para melhorar – e não para se colocar para baixo e piorar a sua autoestima. Isso pode ficar ainda mais sério quando você não tem certeza se está na profissão certa, e os erros são apenas mais uma comprovação de que está tudo muito errado – e você já percebeu a bola de neve que isso pode virar, certo?

A gente separou algumas dicas para te ajudar a resolver isso tudo, olha só:

1.Seja sincera

Com você e com os seus superiores. Se você percebeu que cometeu um erro, algo que não pode ser corrigido rápido e sozinho, não tente fazer tudo sem ajuda. Conversar com os seus chefes sobre isso vai ser horrível, fato, mas é o primeiro passo para clarear a situação e encontrar uma solução que seja benéfica para todos. Converse, diga que isso não vai acontecer novamente e garanta que você vai dar o seu melhor sempre – e faça isso mesmo! O peso vai sair imediatamente dos seus ombros.

2.Esqueça as desculpas

É fácil você encontrar mil justificativas diferentes do porquê você cometeu esse erro. Você está sobrecarregada, um familiar está no hospital, o seu namoro não vai bem… Mas isso tira a sua credibilidade no ambiente de trabalho, e você não é levada a sério (porque vai sempre ser conhecida como alguém que dá desculpas para não fazer o trabalho corretamente). Foque no problema e na solução e esqueça as desculpas.

3.Foque na solução

Tem horas que é difícil perceber, com clareza, como solucionar uma questão no trabalho. Sozinha, você pode não encontrar a solução mais rápida e eficiente. Por isso, peça ajuda, faça o que for preciso para encontrá-la e, uma vez que isso acontecer, esforce-se para colocá-la em prática o mais rápido possível. Converse com o seu chefe sobre o passo a passo que você vai seguir e o que vai fazer para que isso não aconteça novamente.

4.Não culpe os outros

Não é efetivo, muito menos otimizado, tentar encontrar culpados para um erro que você cometeu. Isso pode gerar mais problemas no futuro, principalmente se a pessoa que você ‘culpou’ disser que não tem nada a ver com o que você fez ou deixou de fazer. Se você errou, assuma o erro e parta para a solução.

5.Aprenda a seguir em frente

Você errou, ok. Isso acontece. O que não pode acontecer é você passar o resto do dia, da semana ou do mês se sentindo horrível e falando mal de si mesma por causa disso. Olhe para essa situação como uma oportunidade de entender quais os seus pontos fracos no trabalho e como você pode trabalhá-los no futuro. Reconheça o que aconteceu, resolva e deixe o assunto sumir da mente depois. Não vale a pena ficar remoendo o que já aconteceu.

6.Procure o lado positivo

É, parece difícil encontrar um ponto positivo numa situação de fracasso no trabalho, mas você sempre pode usar essa oportunidade para encontrar uma lição positiva. Seja um aprendizado sobre as suas fraquezas (atenção ao ponto anterior!), ou sobre como você precisa se organizar melhor no trabalho, é importante você tentar tirar algo de positivo de uma situação desafiadora.

7.Lembre-se que você não está sozinha

Você não é a primeira, nem será a última pessoa a cometer um erro no trabalho. Você sabia que o manuscrito de Harry Potter foi rejeitado por 12 editoras diferentes antes de ser publicado? E hoje é um dos maiores clássicos da literatura juvenil do mundo. Todo mundo vai passar por algum tipo de falha de carreira no meio do caminho, o importante é lembrar como se recuperar disso e usar esse erro como um impulso para você tentar mais e melhor – esse reconhecimento já pode, por si só, ser chamado de ‘sucesso na carreira’.

Foto: Reprodução / How I Met Your Mother


Já precisou lidar com alguma situação de fracasso no trabalho? Você pode ajudar a nossa usuária respondendo a pergunta abaixo:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)