O que você procura?

A motivação é um dos fatores mais importantes na realização dos objetivos de uma pessoa. É através dela que a maioria de nós consegue atingir grandes realizações ao longo da vida.

Em geral, pessoas motivadas possuem alguns comportamentos em comum. Elas cultivam entusiasmo e otimismo. A maioria delas têm um senso de propósito, são mais focadas, criativas e resilientes. Sem um nível razoável de motivação no trabalho e na vida, provavelmente será muito mais difícil ter prazer nas atividades rotineiras e fazer com que sua mente encontre inspiração para atingir suas metas.

Normalmente, dia após dia repetimos uma série atividades: levantamos, tomamos um banho, preparamos o café, seguimos para o trabalho, em alguns casos levamos os filhos para a escola, chegamos ao trabalho, ligamos o computador e damos início às tarefas profissionais. No entanto, estar no trabalho porque precisa do salário no final do mês é bem diferente de estar no trabalho porque você se sente motivada e feliz para realizar/executar a sua atual função.

Na psicologia motivação é a condição do  organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Felizmente, quando a motivação no trabalho e em outras áreas começa a diminuir, podemos seguir algumas técnicas para trazê-la de volta.

Como aumentar a motivação no trabalho e na vida pessoal

motivação no trabalho - 1

Vamos fazer isso.

1. Certifique-se de se manter rodeada de pessoas motivadas e de alto astral

O otimismo é contagiante, assim como o pessimismo também o é. Ficar muito perto de colegas que só reclamam do chefe, das metas, dos clientes, do governo pode comprometer não somente a sua motivação no trabalho como reduzir a sua energia e disposição. As emoções são contagiosas. Somos muito propensas a atrair as emoções de outras pessoas. Portanto, cerque-se de pessoas motivadas, focadas e com metas definidas.

Passar o tempo com pessoas que já estão felizes pode nos fazer sentir mais felizes, nos dar mais energia e reduzir o estresse. Segundo o palestrante Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Que tipo de pessoa você quer ser?

2. Visualize seus objetivos

A visualização é uma poderosa e cientificamente testada ferramenta que funciona em um nível subconsciente. Quando você definir um objetivo, tente imaginar as sensações. Imagine coisas que você poderá ver, sentir e ouvir quando você atingir seu objetivo (por exemplo, os aplausos e os cumprimentos de seus colegas depois de ter realizado uma excelente apresentação).

Muitos atletas de sucesso usam esta técnica para se motivar. Eles conseguem visualizar o seu desempenho com antecedência. Eles o fazem de forma tão detalhada, que chegam a sentir o cheiro do suor pingando de seu rosto quando chegam à linha de chegada. Em um experimento conduzido com atletas, alguns atletas foram convidados a correr, e outros foram convidados a visualizar ‘como se’ eles estivessem correndo. Surpreendentemente os músculos dos atletas que apenas imaginaram a corrida, responderam da mesma maneira que as pessoas que realmente correram. Isso demonstra que o cérebro não pode claramente diferenciar entre realidade e uma visualização forte! O cérebro percebe que a experiência visualizada é real e organiza a química e a fisiologia do corpo para reagir de acordo.

Portanto, sempre mantenha seus objetivos em mente. Lembre-se de visualizar a conclusão do seu projeto. De visualizar seu sorriso e alegria ao alcançar a meta. De celebrar a conquista!

3. Reserve tempo para você

Priorizar a si mesma não precisa ser uma motivação egoísta. Trata-se, sim, de uma necessidade. Afinal, se não nos colocarmos em primeiro lugar, como poderemos estar saudáveis e dispostas o suficiente para atender todas as demandas diárias? Como conseguiremos realizar as atividades diárias e cumprir as agendas no trabalho?

Confesso que em muitos momentos me sinto culpada por não trabalhar mais horas para minha empresa. Tenho uma lista de livros gostaria de ler, cursos e webinars que eu gostaria de participar para melhorar os resultados, mas simplesmente não há tempo suficiente em um dia, temos apenas 24h. É preciso maturidade para entender que temos outras coisas que precisam da nossa atenção. É extremamente importante que tenhamos a preocupação de manter hábitos saudáveis: de alimentação, de sono e de atividades sociais. Reservar um tempo para ver os amigos, praticar exercícios, realizar atividades de lazer ou dedicar algumas horas ao seu hobbie é fundamental para o equilíbrio emocional e para manter a motivação em dia.

4. Examine as razões da sua motivação

Conheça as razões específicas pelas quais você deseja atingir um objetivo específico.  Escreva essas razões em uma agenda, em um pedaço de papel ou se preferir utilize aplicativos como o Trello ou Evernote.

Por exemplo, se você quer alcançar algo para uma pessoa querida, este pode ser um motivador poderoso. Já que você não está apenas motivado pelo interesse próprio. Embora o interesse pessoal seja um bom motivador, querer realizar um objetivo que não esteja relacionado apenas ao interesse próprio pode ter mais impacto em sustentar sua motivação por um longo tempo.

Algumas perguntas a fazer são:

  • Quais são os maiores benefícios para mim se eu atingir o meu objetivo?
  • O que mudará positivamente na minha vida se eu atingir essa meta?
  • Como minha vida mudará quando eu conseguir isso?
  • Como vou me sentir e como será o meu futuro se eu conseguir isso?
  • Que tipo de pessoa posso me tornar se eu conseguir isso?

5. Tenha um propósito

A motivação pode ser um ato, uma força, uma inspiração, uma condição ou um processo que fornece uma razão para alguém fazer algo. Seja lá o que tenhamos vontade de fazer, precisamos de um estímulo para isso. Se você está descontente com seu ambiente de trabalho, convido você a refletir sobre o que realmente te faz feliz. Talvez a motivação esteja no salário no final do mês, um bônus no final do ano ou mesmo trabalhar em uma empresa que tenha uma cultura e clima organizacional extremamente agradáveis. Algumas pessoas, por sua vez são motivadas por desafios. E você? O que faz teu coração vibrar? Você tem um propósito? Se você nunca parou para pensar sobre isso, reserve alguns minutos hoje mesmo para fazê-lo. Questione-se sobre suas reais motivações e lembre de momentos e atividades que te deixaram animada e empoderada.

No final de 2015 tomei uma decisão muito importante em minha trajetória profissional. Decidi abrir mão do mundo corporativo tradicional para empreender em um negócio de impacto social. Poder promover maior acesso à saúde em um país como o Brasil, onde o sistema público é deficitário, era e ainda é uma das minhas motivações e também uma espécie de “missão de vida”. Tive que abandonar alguns confortos como um salário garantido todo mês, benefícios e a disponibilidade imediata de dinheiro para viajar ou fazer algumas atividades mais caras. Porém, ganhei algo que ninguém consegue tirar de mim, um prazer e uma felicidade que são imensuráveis. Trabalho em algo que acredito, que gosto muito e que está alinhado com um propósito de vida!

E, se você tem vontade de promover alguma mudança na sua carreira e não sabe muito bem como começar ou encaminhar seus projetos, talvez um processo de coaching possa ser uma boa opção para você!

motivação no trabalho - 2

6. Estabeleça metas menores

Estabelecer objetivos muito grandes pode comprometer o atendimento e gerar ansiedade. Quebre seu objetivo principal em metas menores. Defina um prazo para cada um. Por exemplo, se seu objetivo for começar a correr e completar uma corrida de 10 km, comece estabelecendo metas como caminhar 3x por semana, correr 3 km sem caminhar, completar uma prova de 5 km, até chegar aos 10 km.

Quebrar uma enorme tarefa em menores tornará o processo mais gerenciável e ajudará a evitar os níveis de estresse que podem prejudicar a motivação. Transformar um grande objetivo em etapas menores faz com que o sonho grande torne-se mais viável e mensurável. Documente o progresso. Mensure os pequenos sucessos. O processo de evolução o ajudará manter a motivação em alta.

7. Aceite os erros

O caminho para alcançar o sucesso pode não ser fácil. Haverá obstáculos ao longo do caminho. Você provavelmente vai cometer erros no durante o processo. Em vez de ser muito crítica por conta desses erros, use o processo como oportunidade de aprendizado.

Não permita que um pequeno erro comprometa o atingimento da sua meta e gere estresse. Use-os como oportunidades para aprender o que não fazer no futuro. Todo mundo comete erros! Na verdade, os campeões falham ainda mais porque eles estabelecem metas mais elevadas do que qualquer outra pessoa que escolhe estar na zona de conforto. A única diferença é como eles tratam suas falhas – pessoas de sucesso aprendem com eles, a se tornar mais fortes e continuar.

No mundo empresarial é sabido que muitos nomes de sucesso já passaram pela falência, erraram em suas primeiras tentativas e quebraram literalmente. Recomeçaram, usando seus erros iniciais como fonte de sabedoria e construíram negócios brilhantes no futuro. Honre sua história, seus erros e use-os a seu favor.

8. Compita com você mesma

Comparar-se aos outros não é nada saudável, pois cada ser humano é único. Buscar no outro o seu espelho é limitar-se. Há momentos em que você tende a se comparar com os outras pessoas e tentar alcançar a perfeição. Isto torna ainda mais difícil o alcance dos seus objetivos. Comparar-se com outros pode ter um enorme impacto sobre a sua motivação.

A comparação pode sabotar seu projeto, ao invés de ajudá-la a avançar e alcançar o sucesso. Faz sentido para você que a melhor competição é com você mesma? Competir consigo mesma é uma excelente motivação para treinar, melhorar, ter mais disciplina e foco. Competir com você mesma faz bem, te motiva a não abandonar os objetivos, a não desistir nas adversidades e recompensa seu esforço. Eu, por exemplo, adoro correr. Faço parte de um grupo de corrida com mais de 1000 membros. Vários amigos e amigas são mais velozes do que eu. No entanto, não fico pensando nisso. Estabeleço sempre como meta, melhorar o meu próprio tempo de uma corrida ou prova anterior para determinada distância. Isso me ajuda a ter aquela sensação de “missão cumprida”, me mantém feliz e motivada a seguir treinando.

9. Celebre suas vitórias

Tão importante quanto estabelecer metas menores, é celebrar o atingimento de cada uma delas. A cada projeto ou tarefa concluída, experimente “se dar um tapinha mental nas costas”. É muito importante não somente celebrar, como em alguns momentos se presentear ou se permitir pequenos mimos. Atingiu uma meta? Marque um happy hour com os amigos ou mesmo um almoço em um restaurante diferente do habitual. Coisas simples, que signifiquem algo para você.

Essa semana concluí algumas atividades importantes na Vittude, startup da qual sou fundadora. Hoje, ao caminhar para o escritório, observei pequenos vasos de orquídeas sendo descarregados na frente de um mercado. Decidi entrar e comprar um pequeno vasinho como enfeite para minha mesa. Uma espécie de mimo ou presente para mim, pelas tarefas cumpridas. Olhando para minha pequena orquídea, abro um sorriso e lembro do dever cumprido. Celebre suas conquistas, se presenteie e curta cada avanço!!

10. Faça um planejamento e reflita sobre seus grandes objetivos

Experimente anotar seus objetivos e metas. Escolha 3 principais objetivos que você queira cumprir nos próximos meses. Escolha um dos 3 objetivos e reflita sobre algumas perguntas:

Quando você quer atingir essa meta? Quais são os recursos que você já possui para alcançá-la? Quais são as ferramentas, habilidades ou conhecimentos que você já possui para alcançar seu objetivo? O que você ainda precisa desenvolver? Você já fez algo semelhante? O que vai mudar em sua vida quando você atingir a meta? Seu comportamento atual está ajudando ou atrapalhamento o cumprimento?

Sustentar a motivação no trabalho e na vida pode ser difícil, mas com a mentalidade correta e treinamento motivacional, você pode manter sua motivação em alta, aproveitá-la e sustentá-la.

motivação no trabalho - 3

Imagem: Getty Images


Está com dificuldade em encontrar motivação no trabalho e na vida? Então participe da conversa abaixo:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)