O que você procura?

Outubro Rosa by cabify

Outubro Rosa  é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dados do Ministério da Saúde apontam que, anualmente, surgem cerca de 50 mil novos casos da doença no país.

No entanto, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura da paciente.  A iniciativa é comemorada de várias formas ao redor do mundo, mas todas têm um objetivo comum que é alertar as mulheres a respeito da importância do autoexame, em todas as idades, e da realização da mamografia, após os 40 anos.

A primeira etapa para a prevenção é autoexame das mamas, o toque da mulher em seus próprios seios para conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas verificando se há algum nódulo ou alguma outra coisa diferente nos seios. Quando se fala em outubro Rosa, vem logo em mente as várias coisas que a mulherada faz para se prevenir e/ou tratar o câncer de mama, tipo: o autoexame da mama, os cuidados com a saúde como um todo – como práticas de atividades físicas, consumo de alimentos saudáveis, uma percepção mais detalhada ao próprio corpo (leia mais aqui).

Ainda também técnicas para melhorar a autoestima em mulheres que estão fazendo tratamento contra o câncer ou em mulheres que venceram a luta contra o câncer, mas que ficaram com cicatrizes dessa luta.  E esses cuidados todos com a saúde, essa percepção mais detalhada ao próprio corpo e essa busca pela melhora da autoestima, é ótimo.

Durante a campanha do Outubro Rosa, notamos em maior quantidade o número de mulheres apoiando umas as outras, vemos mulheres ensinando umas as outras a realizar o autoexame das mamas, vemos uma incentivando a outra a procurarem unidades de saúde, para fazer exames. Vemos também palavras de incentivos e elogios às mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama – seja pessoalmente ou através das redes sociais. Vemos tudo isso e muitas outras coisas legais, durante a campanha do outubro rosa.

Podemos incorporar essas ações do Outubro Rosa de cuidado consigo mesma e de incentivo a outras mulheres, nos outros meses do ano e em outras áreas das nossas vidas também. Tais como tocar e cuidar não só dos seios, mas de outras partes do corpo também, como as pernas, os braços, o abdome ou a vagina, por exemplo.

Inclusive, eu diria para aproveitar “a deixa” do outubro rosa de tocar os seios conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas para fazer o mesmo em outras partes do corpo também. Não só para detectar alterações suspeitas, mas também para detectar prazeres (leia mais aqui). Para conhecer melhor o próprio corpo, saber o que está normal e o que está estranho, saber se gosta de ser tocada naquele local mais que em outro. Descobrir onde e como gosta de ser tocada. Aproveite o outubro rosa, mas lembre-se de se tocar e se conhecer o ano inteiro e para sempre.

Imagem: Pixabay


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)