5 jeitos da comparação acabar com as suas amizades (e o seu emprego)

São as amizades que nos fazem continuar em frente, mas tem horas que a vontade de passar a perna na amiguinha é enorme, principalmente se o assunto for aquele trabalho nos sonhos. Pode parecer horrível, mas a verdade é que a comparação aparece fácil quando a carreira é o tema do dia.
Por mais que, no fundo, o que a gente mais queria é que os nossos amigos tenham tanto sucesso quanto a gente, é difícil não sofrer com a comparação quando a sua BFF consegue um emprego incrível de primeira e você mandou currículo para 15 vagas diferentes e não recebeu nem um e-mail de resposta.
Mesmo agora, eu continuo sentindo inveja do trabalho de algumas pessoas e já me perguntei porque não consegui um emprego X ou Y enquanto amigas minhas conseguiram tão facilmente entrar em empresas que eu sempre sonhei em trabalhar. A comparação parece inevitável nesse ramo, mas existem formas de olhar para as coisas de uma forma diferente e entender que se comparar com as suas amigas é péssimo para todo mundo (inclusive você mesma).
1.O trabalho dela não é relevante para o seu
É assim: vamos supor que uma amiga sua conseguiu um emprego legal na área de atuação dela e, alguns meses depois, consegue uma promoção, recebendo um salário maior do que o seu. É normal você se sentir mal por causa disso, mas não significa que faz sentido. A sua função e a função dela são diferentes, as empresas são diferentes e os momentos de vida são diferentes. A não ser que você esteja se comparando com alguém na mesma empresa e na mesma função que você, essa comparação não tem sentido algum.
2.Você não sabe o que acontece nos bastidores
Todo mundo sabe que, nas redes sociais, as pessoas costumam postar só o lado bom das coisas. É tipo aquela amiga que vive postando sobre as viagens incríveis que faz para o trabalho, mas ninguém presta atenção para o quanto ela está cansada e não dorme no mesmo fuso horário que as amigas há pelo menos três meses. Enquanto as coisas podem parecer perfeitas por fora, com certeza existe um outro lado para tudo. É uma questão de não se deixar enganar pelo o que vemos na superfície. No fim das contas, nós não sabemos o que acontece nos bastidores, e é ingenuidade achar que a vida dos outros é perfeita e só a nossa está ‘errada’.
3.Você se torna rancorosa
Mesmo que você não queria ficar brava com a sua amiga, essa inveja constante vai ter um efeito a longo prazo, e você pode ficar com raiva e rancor no futuro, segundo o Bustle. As coisas ruins que você está sentindo vão precisar sair de alguma forma e é comum isso se mostrar como um comportamento agressivo. Se você não é do tipo que briga com as pessoas, pode passar a evitar falar ou passar tempo com a sua amiga, só para não ouvir sobre o trabalho dela. Será que vale a pena uma amizade acabar por causa disso?
4.Isso não te ajuda a ser mais bem-sucedida
Um pouco de competição pode ser algo positivo no ambiente de trabalho – você pode ficar motivada a fazer mais e melhor. Porém, um sentimento de competição e comparação muito forte pode ter o efeito contrário. Isso faz você se sentir mal consigo mesma e abala muito a sua confiança. Ou seja, se você quer um emprego incrível ou uma carreira mais promissora, você tem que focar em você e não nos outros.
5.Você fica distraída do seu próprio trabalho
Enquanto você está focada se comparando com a sua amiga, você para de prestar atenção naquilo que o seu trabalho tem de positivo e começa a ver tudo por uma lente negativa: a comparação faz com que você veja apenas o que tem de ruim na sua situação atual e isso pode afetar e muito o seu desempenho. Afinal, o que você vai dizer para o seu chefe quando não conseguiu terminar aquele relatório porque passou tempo demais pesquisando o que a sua amiga faz no trampo?
Comparação nunca é positivo para ninguém. É uma forma de nos sentirmos menos capazes de fazer o que quer que queremos fazer e acabar com a nossa autoestima. Para sair desse ciclo, é preciso força de vontade e foco: pare de olhar para os lados e olhe para o que você está fazendo. Cada uma está onde deveria estar naquele momento e ficar se comparando com alguém que você gosta e quer bem só vai fazer mal para o relacionamento.
Imagem: Pexels