O que você procura?

São as amizades que nos fazem continuar em frente, mas tem horas que a vontade de passar a perna na amiguinha é enorme, principalmente se o assunto for aquele trabalho nos sonhos. Pode parecer horrível, mas a verdade é que a comparação aparece fácil quando a carreira é o tema do dia.

Por mais que, no fundo, o que a gente mais queria é que os nossos amigos tenham tanto sucesso quanto a gente, é difícil não sofrer com a comparação quando a sua BFF consegue um emprego incrível de primeira e você mandou currículo para 15 vagas diferentes e não recebeu nem um e-mail de resposta.

Mesmo agora, eu continuo sentindo inveja do trabalho de algumas pessoas e já me perguntei porque não consegui um emprego X ou Y enquanto amigas minhas conseguiram tão facilmente entrar em empresas que eu sempre sonhei em trabalhar. A comparação parece inevitável nesse ramo, mas existem formas de olhar para as coisas de uma forma diferente e entender que se comparar com as suas amigas é péssimo para todo mundo (inclusive você mesma).

1.O trabalho dela não é relevante para o seu

É assim: vamos supor que uma amiga sua conseguiu um emprego legal na área de atuação dela e, alguns meses depois, consegue uma promoção, recebendo um salário maior do que o seu. É normal você se sentir mal por causa disso, mas não significa que faz sentido. A sua função e a função dela são diferentes, as empresas são diferentes e os momentos de vida são diferentes. A não ser que você esteja se comparando com alguém na mesma empresa e na mesma função que você, essa comparação não tem sentido algum.

2.Você não sabe o que acontece nos bastidores

Todo mundo sabe que, nas redes sociais, as pessoas costumam postar só o lado bom das coisas. É tipo aquela amiga que vive postando sobre as viagens incríveis que faz para o trabalho, mas ninguém presta atenção para o quanto ela está cansada e não dorme no mesmo fuso horário que as amigas há pelo menos três meses. Enquanto as coisas podem parecer perfeitas por fora, com certeza existe um outro lado para tudo. É uma questão de não se deixar enganar pelo o que vemos na superfície. No fim das contas, nós não sabemos o que acontece nos bastidores, e é ingenuidade achar que a vida dos outros é perfeita e só a nossa está ‘errada’.

3.Você se torna rancorosa

Mesmo que você não queria ficar brava com a sua amiga, essa inveja constante vai ter um efeito a longo prazo, e você pode ficar com raiva e rancor no futuro, segundo o Bustle. As coisas ruins que você está sentindo vão precisar sair de alguma forma e é comum isso se mostrar como um comportamento agressivo. Se você não é do tipo que briga com as pessoas, pode passar a evitar falar ou passar tempo com a sua amiga, só para não ouvir sobre o trabalho dela. Será que vale a pena uma amizade acabar por causa disso?

4.Isso não te ajuda a ser mais bem-sucedida

Um pouco de competição pode ser algo positivo no ambiente de trabalho – você pode ficar motivada a fazer mais e melhor. Porém, um sentimento de competição e comparação muito forte pode ter o efeito contrário. Isso faz você se sentir mal consigo mesma e abala muito a sua confiança. Ou seja, se você quer um emprego incrível ou uma carreira mais promissora, você tem que focar em você e não nos outros.

5.Você fica distraída do seu próprio trabalho

Enquanto você está focada se comparando com a sua amiga, você para de prestar atenção naquilo que o seu trabalho tem de positivo e começa a ver tudo por uma lente negativa: a comparação faz com que você veja apenas o que tem de ruim na sua situação atual e isso pode afetar e muito o seu desempenho. Afinal, o que você vai dizer para o seu chefe quando não conseguiu terminar aquele relatório porque passou tempo demais pesquisando o que a sua amiga faz no trampo?

Comparação nunca é positivo para ninguém. É uma forma de nos sentirmos menos capazes de fazer o que quer que queremos fazer e acabar com a nossa autoestima. Para sair desse ciclo, é preciso força de vontade e foco: pare de olhar para os lados e olhe para o que você está fazendo. Cada uma está onde deveria estar naquele momento e ficar se comparando com alguém que você gosta e quer bem só vai fazer mal para o relacionamento.

Imagem: Pexels


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)