O que você procura?

Qual é o sinônimo de felicidade para você? Ser milionária e andar de jatinho particular? Ser linda e famosa em Hollywood? Não se engane pelos rostinhos bonitos que cruzam o tapete vermelho. Todo mundo tem problemas, até mesmo quem pode comprar um carro importado à vista.

Para mim, felicidade é se sentir bem, independente de quanto tem no bolso. Porém, isso também precisa vir com um status livre de dívidas. É claro que temos nossos momentos de baixa autoestima e problemas de relacionamento. Mas a gente sempre consegue sacudir a poeira e dar a volta por cima quando se é determinada e está cercada de gente querida.

O sentimento de bem-estar está muito ligado às suas finanças e de um jeito que você talvez nunca tenha parado para pensar. Bora entender como se sentir bem sem precisar reencarnar como filha da Beyoncé?

Qualidade de vida tem tudo a ver com seu bolso

Veja bem: não estou dizendo que ser rica é a chave da felicidade. O que quero dizer é que cuidar do seu dinheiro pode sim ser uma forma de se sentir bem consigo mesma.

Se, por exemplo, você estiver atolada em dívidas, provavelmente vai perder noites em claro pensando em como resolver o problema, talvez ficar menos produtiva no trabalho por estar preocupada e pode até ficar mais ansiosa e descontar na comida.

Por outro lado, se você a sua conta bancária está no azul, você pode programar uma viagem com alguém que ama, curtir o fim de semana com os amigos sem ficar contando moedas e também pode traçar um plano para ter uma aposentadoria tranquila.

Você não precisa receber uma herança milionária de um parente distante para se sentir bem. Quando eu falo de qualidade de vida ligada à sua carteira, estou falando de caminhar rumo à independência financeira.

E não fique pensando que para chegar lá você precisa ter um controle financeiro super rígido e ficar em casa para não gastar nem um centavo. Um bom controle financeiro também leva em consideração uma parte dos seus ganhos para comprar com o que gosta.

Ir ao cinema, jantar fora ou comprar uma roupa nova pode caber no seu orçamento mensal, se você souber organizá-lo direitinho. Quer ver só?

Como fazer um bom controle financeiro

O xis da questão aqui é: você sabe exatamente para onde vai seu dinheiro todo mês? Não vale dizer de forma genérica que gasta pagando contas e saindo com os amigos. A pergunta é se você sabe EXATAMENTE quando e onde gastou cada centavo que saiu da sua conta bancária.

Difícil hein? Quem não tem um controle financeiro bem feito vai ter muita dificuldade em responder essa questão. Você pode estar pensando que saber com detalhes sobre os seus gastos é uma tarefa meio boba de se fazer. Mas garanto que logo mais você vai perceber que ter as finanças em ordem pode ser determinante para o seu futuro.

Controlar os gastos é mais fácil do que você imagina. Graças à tecnologia, você não precisa anotar tudo num caderninho e depois fazer as contas uma a uma. Existem diversos aplicativos financeiros que você pode usar para te auxiliar nessa tarefa. Alguns permitem que você crie tags e categorias para deixar mais fácil enxergar onde você gasta mais. Legal, né?

Mas antes de sair baixando um app no seu celular, veja algumas dicas para manter suas finanças sob controle:

1. Saiba quanto você ganha

Muita gente vai dizer que sabe quanto ganha porque vê na carteira de trabalho o salário escrito. Mas você tem que se lembrar que esse valor sofre alguns descontos, como Imposto de Renda e INSS.

Mesmo que você já saiba quanto é seu salário líquido, também precisa ficar atenta ao fato de que o total pode mudar de um mês para o outro por causa do Vale Refeição ou dos descontos do plano de saúde, caso sua empresa ofereça planos de co-participação.

Esse controle financeiro tem que ser ainda mais criterioso se você é uma profissional autônoma ou trabalha como freelancer. É muito importante saber quanto está entrando na sua conta a cada mês para não sair gastando mais do que recebeu.

Hulu GIFs - Find & Share on GIPHY

2. Anote tudo que sai

Da mesma forma que você precisa saber quanto chega, também precisa saber quanto sai. Nessas horas, os tais aplicativos podem ser uma mão na roda. Utilizando as categorias, você consegue ver onde você está tendo mais gastos – se é com alimentação ou transporte, por exemplo – e até se desperdiçou dinheiro.

Um detalhe essencial: coloque todos os gastos que tiver. Todos mesmo. Até aquela balinha comprada no sinal ou a doação de R$2 que fez a alguém necessitado. Esses valores podem ser pequenos quando vistos individualmente, mas juntando tudo pode ser que em um mês você gaste muito mais do que imaginava.

É claro que isso não significa que você vá deixar de ajudar alguém só para economizar. Mas saber exatamente quanto você está gastando no dia a dia vai te ajudar a ter uma dimensão de onde está indo seu dinheiro. Não se engane achando que se não souber quanto gasta, os problemas vão se resolver sozinhos. Porque definitivamente não vão.

Comic GIFs - Find & Share on GIPHY

3. Defina suas metas

Você quer cuidar melhor das finanças para se livrar de vez da dívida do cartão de crédito? Ou seu plano é juntar uma grana para fazer uma pós-graduação? Independente do motivo, estabeleça metas com um prazo determinado.

Além de te ajudar a manter o foco no controle financeiro, também pode ser bem legal saber exatamente do que você está correndo atrás. Por isso mesmo, defina metas realistas. Nada de tentar juntar 1 milhão de reais em dois meses.  A não ser que você ganhe na mega sena, será bastante improvável atingir esse objetivo em tão pouco tempo.

Reaction GIFs - Find & Share on GIPHY

4. Segure as pontas

Todo mundo tem suas derrapadas de vez em quando. Mas tente, ao máximo, evitar que isso aconteça. Surgiu uma liquidação online? Antes de abrir o site, pare e pense se você realmente está precisando de algo.

A outra dica é já reservar um percentual do que ganha para poder gastar com o que gosta. Se você quer ir a um festival cheio de artistas que você ama, vá. Se você gosta de fazer as unhas com frequência, faça. Só não vale gastar mais da metade do salário com isso, ok?

Giphy Studios Originals GIFs - Find & Share on GIPHY

5. Pense no futuro

A gente sempre quer viver o agora e deixe o futuro pra outro dia. Infelizmente, o amanhã sempre chega e pode te cobrar um preço alto pela falta de controle financeiro. Por isso, comece a planejar um pé de meia desde já.

Separe pelo menos 10% do que ganha mensalmente para esse propósito. Mas nada de deixar esse dinheiro parado na conta corrente ou na poupança. Além de economizar, você precisa investir esse valor em aplicações mais rentáveis.

Existem várias opções disponíveis no mercado. Pesquise sobre elas e escolha aquela que se adequa ao seu perfil e aos seus objetivos. Sua “eu” do futuro vai te agradecer com certeza.

Movies GIFs - Find & Share on GIPHY

Com essas dicas em mente prometo que vai ficar mais fácil ter um controle financeiro e conseguir atingir seus objetivos. Assim como eu, imagino que você tenha sonhos e ambições, mas garanto que com as contas no vermelho vai ser bem mais difícil chegar lá.

Organize suas finanças e veja como, além de conseguir fechar o mês sem contar moedas, você vai se sentir bem melhor. Felicidade também é correr atrás e alcançar o que deseja sem sacrificar tudo que ama no caminho #fikdik.

Imagem: Pexels


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)