Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Muitas pessoas se perguntam o que precisam fazer para não criar expectativas porque estão cansadas de se frustrarem. Primeiro, considero importante saber qual o significado da palavra. Segundo o dicionário online Michaelis, expectativa é (1) situação de quem espera um acontecimento em tempo anunciado ou conhecido; (2) esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas; (3) estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável. Ou seja, em outras palavras, criar expectativas está totalmente relacionada ao futuro, seja ele imediato ou em longo prazo.

criar expectativas 1

Pensando dessa forma, qual seria a função desse comportamento? Qual a função de criar expectativas? É preciso ter consciência de que a função de criar expectativas para mim pode ser diferente para você. Pode-se criar das situações que vai vivenciar, como também pode-se criar expectativas sobre as ações das pessoas que se convive. É comum a todos, alguns mais, outros menos, tentar pré-dizer o que está por vir, tentar antecipar as situações e muito comumente tentar antecipar ou se prevenir do sofrimento. Esse é um comportamento que foi selecionado pela espécie e se você para pra pensar faz muito sentido.

Pense no ser humano pré-histórico, o homem e a mulher das cavernas, eles tinham alguns perigos que precisavam se defender para sobreviver: os animais selvagens e as fortes chuvas (Certamente havia mais uma meia dúzia de perigos). O ser humano que era capaz de “prever” baseado na história de aprendizado anterior onde os animais apareciam, quando eles estavam chegando, o que podia acontecer se o animal o encontrasse antes, quando a tempestade chegaria, o que fazer em casos de inundações conseguia sobreviver e ainda levar comida para a mulher e filhos.

Em resumo, sobreviveu por mais tempo e perpetuou os seus genes quem conseguia prever melhor os perigos da vida. E hoje em dia? É preciso prever todos os perigos da vida? Que perigos são esses? Certamente você já se decepcionou diversas vezes ao tentar adivinhar e controlar o que estava por vir. Nosso mundo tem infinitamente mais estímulos e “perigos” que o mundo pré-histórico e tentar prever tudo que pode acontecer deixará você exausto, ansioso e pode até adoecer.

Sim, porque o organismo não dá conta de tantas “ameaças” que você cria. A função dessa habilidade é a nossa sobrevivência. Se seu paquera ligou às 23h e não às 20h para te chamar para sair não significa que você “não sobreviverá”, mas você perdeu muito tempo e ficou extremamente frustrada porque ele não ligou quando você esperava.

E quantas vezes essas situações são repetidas? Quantas vezes você espera o que vai acontecer baseado nos seus sentimentos, pois teme que irá sofrer e se machucar se a situação sair diferente? Quantas vezes você sonha com um final de semana maravilhoso e romântico baseado no que você acredita ser o melhor para você? Quantas vezes você imagina o trabalho dos sonhos, com uma chefe maravilhosa e compreensiva, um salário admirável e colegas carismáticos?

criar expectativas 2

Existe também as expectativas negativas, você pode entrar no novo emprego e já esperar o pior das pessoas, porque na sua história de vida, você já se frustrou tanto que agora você só espera o pior e você espera o pior do paquera, espera o pior dos seus familiares. Parece que todos estão contra você e nada dá certo na sua vida.

De um jeito ou do outro, expectar traz resultados satisfatórios? Você realmente se livra de todo sofrimento? Você consegue controlar todas as situações e todas as pessoas? Eu posso afirmar com veemência que você não consegue. Uma situação ou outra sai dentro do planejado, mas a maioria não sai. Sabe por quê? Porque a maioria das situações que vivemos depende ou está relacionada a outras pessoas e quando se tratam de outras pessoas, se tratam de histórias de vida diferentes, expectativas diferentes, ações diferentes, ou seja, são infinitas variáveis que não se controla.

Criar expectativas é normal… até certo ponto.

Sim. Criar expectativas é normal, o que é preciso é reconhecer que todos fazem isso e se deve aprender a gerir as expectativas. É preciso ter autoconhecimento para ter consciência do quanto você está criando expectativas exageradas das situações e pessoas. Você precisa se observar e perceber o que é seu e o que é do outro. O que você acredita que é verdade e o que outro acredita.

criar expectativas 3

Como não criar expectativas?

Criar expectativas não é o maior problema, como disse anteriormente, essa é uma característica selecionada pela espécie possivelmente com fins de sobrevivência. O maior problema é considerar a SUA EXPECTATIVA COMO UMA VERDADE ABSOLUTA e acreditar que as coisas devam acontecer exatamente como você quer. Releiam essa frase: “acreditar que as coisas devam acontecer exatamente como você quer”, parece até uma criança mimada, não é mesmo? É assim que muitas vezes você se comporta quando se frustra por algo que não saiu dentro do planejado.

Gerindo as expectativas

Em relacionamentos, seja amoroso, profissional, familiar ou ainda entre amigos, é preciso muita conversa sincera. Não se faça de vítima e nem se coloque como a causadora de todos os problemas. Se afaste da situação, olhe de fora e conversem sobre a postura que cada um espera. Em primeiro lugar é preciso reconhecer que não existe só a sua verdade. As pessoas têm histórias de vida diferentes e valores distintos.

Como exemplo, para você pode ser importante casar para então morar juntos, para a outra pessoa não. Para você pode não ser nada demais que alguém mexa no seu celular, para ela pode ser um crime. Você pode se importar se a pessoa não manda uma mensagem pela manhã, para ela, que está na correria, isso não tem nada demais.

criar expectativas 4

Dessa forma, é importante que você se observe ao fazer exigências aos outros e achar que tem o “direito” de esperar determinas posturas do seu companheiro(a), amigo(a) ou familiar. Relações são construídas dia a dia e negociadas. Conversas e diálogos são fundamentais para compreensão do que é importante para um e para o outro.

Reveja se o que você espera, é o que a pessoa diz ser ou disse ser no passado. Lembre-se que as pessoas mudam, os valores e objetivos de vida também mudam. Ouça a pessoa e se faça ser ouvido. Aprenda a respeitar e entender as vontades e prioridades do outro, por mais divergentes que sejam das suas. Coloque também o que é importante para você e exija respeito. Em situações de conflito, conversem e vejam o quanto um consegue ceder e compreender determinada situação.

Aprendam a lidar com a frustração. As pessoas não serão exatamente como você quer. Identifique o quanto você está imaginando ou alimentando sobre o que você ACHA que é o outro e não necessariamente é o que ele diz ser ou prometeu ser. Muitas vezes você pode estar se vinculando ao que você quer da relação e não a realidade. É muito comum projetar no outro o que te falta e inundá-lo com as suas verdades.

criar expectativas 5

Se você quiser bater um papo comigo sobre tudo o que a aflige, clique aqui.

Imagem: Pinterest

@ load more