O que você procura?

Tudo é uma grande questão. Tudo. Existem dias bons. Existem dias maravilhosos. A gente nunca sabe quando tudo vai desabar. E isso já é algo que atormenta. A gente sabe que existem situações que nos afundam, mas tentamos evitá-las a todo custo. O problema é que nada pode ser evitado o tempo todo, porque você está em um mundo onde vivem várias pessoas, tomando suas próprias decisões, convivendo com você. E não é que você queira controlá-las. Não, você não quer. Tudo o que você deseja é o seu autocontrole.

Aconteceu algo. Você não teve um dia tão agradável. As coisas passam a acumular-se na sua cabeça, devagar. Você precisa tomar uma decisão simples, mas importante. Quando percebe, você está pensando em tudo o que poderia dar errado. E então você já não quer mais sair de casa. Jogar o lixo na lixeira do lado de fora parece uma tarefa impossível, porque você vai encontrar os seus vizinhos, vai precisar conversar com eles, nem que seja apenas durante cinco minutos.

Você sabe que cinco minutos duram uma eternidade quando sabe que vai ter uma crise. Não é que você não goste dos seus vizinhos. Você, na verdade, os adora. Você só não consegue, simplesmente não consegue manter uma conversa. Você fica impaciente. Acontece que você convive com pessoas que você ama. Então, uma onda de preocupação te atinge de modo que faz os músculos do seu corpo doerem, porque você sabe que seu humor está se transformando, e isso vai afetar tudo. Você começa a tentar se controlar para que nada dê errado. Mais uma pressão.

crise de ansiedade 1

Perguntas surgem, porque você se cala, seu rosto talvez não esteja tão amigável. Você não tem um motivo simples de colocar em palavras para justificar-se. Você pensa que ninguém pode te compreender. Isso te deixa ainda mais nervosa. Você senta e olha pro nada pensando em tudo. Lembra-se daquela decisão que precisa tomar. E aí, TODAS as suas inseguranças te cegam, te afundam.

Você passa a captar ligações aleatórias. Você fica com medo de perder quem ama. É um medo irracional. Às vezes, você pensa em tudo o que desperta o seu medo. Sua cabeça dói. Sua respiração já está mudando. Tem algo pressionando o seu peito. Você se sente preso. É uma cadeia sem portas. Você sabe disso. É uma cadeia aberta. Então significa que você pode fugir? Significa. Mas você está no meio de uma crise e parece que a cada novo pensamento, você está perdido em uma imensidão infinita.

Não é como se bastasse pensar em outra coisa para se libertar. Na verdade, você não tem o mínimo controle sobre o que está pensando. Sua cabeça não tem mais limites. Você não sente fome. Fica com raiva. Quer sair, mas não consegue pedir ajuda. Você mal consegue pronunciar as palavras. Você não sabe quanto tempo se passou. Você chora. Sabe que as pessoas não vão te compreender tão bem.

crise de ansiedade 2

Enquanto isso, o mundo está girando a sua volta. Amanhã você trabalha. Você tem uma semana pela frente. Pensa nos problemas familiares. Pensa que precisa de dinheiro. Que precisa manter as aparências para o universo. É um mergulho. Você só quer se desculpar. Sim, você sente que a culpa é toda sua. A culpa sempre está presente, durante uma crise ou não. Você sabe que não é fácil conviver na mesma casa que você.

Você quer muito conseguir listar todos os pensamentos que te ocorreram, mas eles são muito rápidos. Você se sente mal por isso. Acha que não é boa o suficiente. Que seus amigos vão notar que têm dias em que alguma parte do seu corpo foi arranhada por você mesma, inconscientemente. Você tenta seguir os conselhos que as pessoas te dão. Você sorri, imagina vagamente que está em outro lugar. Têm momentos em que isso funciona. Outros não.

Aí as coisas ficam mais calmas. A sensação é que você tem muitos quilos a menos. É impressionante. Você corre pra abraçar quem quer bem. Você torce pra não ter ferido alguém profundamente, porque não era o que de fato queria. A decisão que você precisava tomar, está solucionada ou não. Não tem como saber se tudo vai estar resolvido, depois de uma crise.  Ter ansiedade está longe de ser uma espera por algo que você quer muito que aconteça.

É perder o controle sobre tudo. É sair da cama com medo da próxima crise. É não querer que ninguém no mundo passe por isso. É desejar que todas as pessoas que sofrem com esse distúrbio estejam sendo devidamente atendidas por psicólogos ou psiquiatras competentes (temos indicações aqui). Você deseja que todo o mundo tenha alguém com quem contar em um momento como esse. Você sente muito e suplica internamente para que tudo fique bem.

Imagem: Reprodução/Divulgação


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)