Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Já perceberam que quando falamos sobre cuidados com a saúde da mulher, a primeira coisa que pensamos é o câncer de mama? Bem, é claro que precisamos tomar todas as providências e cuidados com os seios, mas nossa vida gira em torno de muitos outros riscos que não podemos ignorar. Por isso hoje estamos aqui para falar de alguns cuidados que todas nós devemos ter ao longo da vida para que tudo fique bem. Vamo lá?

3 cuidados com a saúde que toda mulher deveria ter

1 – Visite a ginecologista pelo menos uma vez ao ano

cuidados com a saúde

Parece óbvio, né? Mas acredite: muitas mulheres ainda não criaram o costume de se consultar ao menos uma vez por ano com uma ginecologista. Pois bem: quando se trata de cuidados com a saúde da mulher, todo cuidado é pouco. Ainda mais com tudo que envolve nosso sistema reprodutor. É preciso ter em mente que algumas doenças, como câncer de colo de útero, podem ser assintomáticas, o que faz do exame de toque e papa-nicolau extremamente importantes.

Então assim, a gente sabe que é um pouco desconfortável, e até mesmo um pouquinho constrangedor, mas isso tem que ser deixado de lado. Fiquem bastante atentas a tudo que acontece com nosso corpo, inclusive se tratando das partes mais “baixas”. Repare em seus corrimentos, não ignore qualquer tipo de desconforto (principalmente na hora do sexo) e sinta se suas cólicas são normais. Se qualquer coisa dessas parecer sair do normal, procure uma ginecologista.

E, mesmo se não tiver nada de anormal, faça o exame preventivo uma vez ao ano, para certificar que está tudo certinho com você do lado de dentro também!

2 – Cuide bem de sua alimentação

cuidados com a saúde

Ah, Luísa! Mas se alimentar bem é uma coisa que todo mundo deveria fazer, sendo mulher ou não.” Sim, claro. Mas por que essa prática é essencial para nós? Bem, primeiro de tudo, pasmem: nós temos alterações hormonais mais loucas que os homens. Temos uma gangorra hormonal que chamamos de TPM, temos um ciclo menstrual que só dá descanso quando engravidamos e aí, ainda temos a gravidez.

É claro que existem alguns casos que é preciso entrar com remédios porque a situação foge do seu controle. Mas a maioria pode ser resolvida com uma boa alimentação. Então assim, é quase impossível não associar os cuidados com a saúde da mulher a uma dieta saudável, porque nós temos a constante necessidade de repor nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, que já é bastante complexo por natureza.

Aliás, confiram aqui alguns alimentos que aliviam os sintomas de TPM que é pra gente se abraçar e se ajudar bastante!

Além disso, vem ver essas dicas para saber se você está bebendo pouca água também. Afinal, não adianta de nada comer bem se não estivermos nos hidratando direito:

cuidados com a saúde

3 – Separe um tempo para si mesma, e descanse direitinho

cuidados com a saúde

Primeiro de tudo: esse infográfico resume todos os argumentos que giram em torno de uma boa noite de sono. Uma coisa é fato: por mais incrível que pareça, a doença que mais atinge as mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é a cardíaca.

E aí, a gente pode juntar tudo que eu disse logo acima, e adicionar com a necessidade de diminuir o stress e as tensões do dia-a-dia. Para descarregar energias negativas? Uma boa dose de exercícios ajuda bem. E não ter grana não é desculpa para sedentarismo, ein. Saca só:

cuidados com a saúde

Bem, além disso, também não podemos ignorar o emocional quando tratamos de cuidados com a saúde da mulher. Ansiedade, tensão, cansaço e até mesmo depressão só prejudicam o nosso bem-estar. Nessas horas, é importante separar um tempo para si mesma. Faça as coisas que você gosta, tente limpar a mente meditando e valorize seus momentos de lazer e descanso. Se desligue um pouco do mundo, sabe? Aprenda a relaxar! Como hoje eu estou ‘a louca dos infográficos’, vai aí mais algumas dicas:

cuidados com a saúde

Enfim..

Todas as dicas que dei aqui hoje são extremamente necessárias para nossa saúde. Porém, é claro que existem outros fatores que devemos prestar atenção. Por isso, é sempre bom lembrar que nunca devemos trocar um médico pela internet, né?

Assim, faça questão de um bom check-up por ano, nunca se esqueça do papa-nicolau e nunca largue mão dos auto-exames de mama. Tente associar estes hábitos a uma alimentação saudável, e vai dar tudo certo!!

Aliás, para quem não sabe: nós temos um grupo de Super Profissionais que conseguem suprir diversas demandas sobre a saúde da mulher. Física e emocional. Então, vai lá dar uma olhada e depois conta aqui se gostou da experiência!

 

Imagens: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...