Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A internet se chocou com mais dois caso de abuso sexual nesta semana. A escritora Clara Averbuck relatou em sua página do Facebook que foi estuprada por um motorista da Uber quando voltava para casa de uma festa, e um homem foi preso após ejacular em uma mulher dentro de um ônibus em São Paulo.

Nós sabemos que casos assim não isolados. Segundo dados de 2016 do IPEA, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. Infelizmente, a cultura do estupro ainda é uma realidade do nosso país, e muitas de nós não sabemos o que fazer para não virarmos estatísticas. É claro que no mundo ideal o certo seria que homens aprendessem que eles não têm controle sob nossos corpos, e que nós não precisássemos recorrer a alternativas de proteção como aprender técnicas de defesa pessoal para mulheres. Mas, infelizmente, não é assim que as coisas funcionam na prática.

defesa pessoal para mulheres

Por isso, conversamos com Kyra Gracie — lutadora brasileira pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu, tri-campeã do ADCC e primeira mulher faixa-preta da família Gracie — e ela nos deu algumas dicas de defesa pessoal para mulheres que ajudam a nos prevenirmos de situações assim, pelo menos quando for possível.

Kyra conta que ela própria já teve que usar suas técnicas defesa em situações da sua vida pessoal. “Quando eu saía para festas alguns meninos chatos ficam puxando, tentando roubar um beijo. Nesses momentos, eu tinha que apelar para o que eu sei“, diz ela.

Segundo a lutadora, as técnicas de defesa do jiu-jitsu não tentam atacar o agressor, mas sim utilizar alavancas e chaves para neutralizar e bloquear pessoas mais pesadas e fortes. Por isso, mesmo que a mulher tenha um tamanho menor, ela consegue usar esses ensinamentos. “É aconselhável ter alguma prática porque aí essas técnicas viram um reflexo em uma situação de perigo. Fica mais fácil de se defender“, explica.

defesa pessoal para mulheres

Imagem: Divulgação

Existem várias academias que ensinam defesa pessoal, e o Jiu-Jitsu, por ter esse foco na neutralização da outra pessoa, pode ser muito útil em situações de risco. Mas uma pessoa que não conhece as técnicas, no entanto, pode apelar para algumas formas mais básicas de defesa. Veja algumas dicas abaixo.

6 dicas de defesa pessoal para mulheres

defesa pessoal para mulheres

1. Não tente se livrar com movimentos retos e de distanciamento

Se o agressor segurar seu braço, não tente sair se afastando ou puxando o membro na direção contrária, porque é exatamente o que ele espera que você vai fazer, e ainda tem o risco de você se machucar durante a ação. Faça exatamente o contrário: se aproxime e tente torcer o braço, ou fazer força para derrubá-lo. Assim, o agressor ficará desorientado, e você terá alguns segundos para pensar na próxima reação.

2. Encontre os pontos vulneráveis do agressor

Algumas partes corpo são mais debilitáveis, por isso, tornam-se mais fáceis de se atacar. São elas: olhos, nariz, pescoço, virilha, joelhos, canela e peito do pé. Você pode atingir esses pontos com o punho fechado, com a parte lateral da mão ou com a base da mesma. Atingir o nariz com a palma da mão aberta pode causar dor no agressor e te dar tempo para fugir.

3. Utilize seu cotovelo

defesa pessoal para mulheres

O cotovelo é uma estrutura muito forte, então se o agressor tentar te atingir na parte do rosto, use o cotovelo para se defender. Você pode colocar as mãos atrás da cabeça, posicionar os cotovelos para frente um encostado no outro e empurrar a pessoa.

4. Use os joelhos

Muitas vezes, o agressor ficará próximo de você, impedindo o movimento dos seus braços. Caso isso aconteça, utilize o joelho para atingi-lo.

5. Tome cuidado com os ataques por trás

Se o agressor chegar por trás de você, se agache rapidamente, gire o quadril para o lado e ataque suas partes genitais com a palma da mão aberta. Assim, a pessoa irá afrouxar o aperto do agarrão.

6. Por fim, assim que possível, corra

Muitas de nós não somos lutadoras profissionais, por isso, essas técnicas de defesa pessoal para mulheres são apenas para conseguirmos tempo e escaparmos ou procurarmos por ajuda. Então, assim que possível, corra, tente gritar, chame atenção para que alguém vá te ajudar.

Imagem: Getty Images


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...