O que você procura?

Em agosto desse ano, a deputada Shéridan, do PSDB, foi chamada de gostosa em plena sessão da Câmara. Um resuminho básico: estavam acontecendo as votações de denúncia contra Michel Temer e, quando foi a vez de Rodrigo Maia chamá-la para se pronunciar, um homem gritou “gostosa”. Ela, que havia faltado em tal data, não deixou de se incomodar com toda a situação. E não é pra menos, né?

Deputada Shéridan é só mais um reflexo do machismo nas mídias

Em entrevista ao jornal O Globo, Shéridan reclama sobre o machismo que sofra na Câmara, tanto em questões políticas como pessoais. E o mais engraçado é que, na mesma notícia, a repórter menciona as “dificuldades da deputada em conciliar o trabalho com a maternidade”, e ainda revela que ela está “encalhadona”.

deputada Shéridan

Pra quem ainda não entendeu o esquema, a primeira pergunta que faço é a seguinte: por que uma notícia que denuncia o machismo daria importância a assuntos tão… machistas? E não, sabe? Não é viagem minha. Por que nunca perguntaram a Michel Temer, por exemplo, como é conciliar o papel de Presidente com o de pai de família? Velho, mais de 50% dessa galera tem filhos e ninguém vê repórter perguntando a eles “como é ocupar um cargo de poder e ter um filho e esposa ao mesmo tempo”.

Pois bem. Essa análise nem é o foco de toda a discussão que trago aqui. Só achei importante mostrar o quanto a comunicação ainda está viciada pelo machismo. Vamos ao assunto principal então:

Ser chamada de ‘gostosa’ nem sempre é elogio

A deputada Shéridan conta que ser chamada de gostosa, no contexto de onde trabalha e da posição que ocupa, é uma forma de diminuir a mulher. É claro que não é só ela que recebe tais “elogios”, e também é claro (infelizmente) que as mulheres estão em menor quantidade nesse meio político. Como se defender de uma avalanche de comentários machistas quando eles estão em maioria? Tanto dentro quanto fora da Câmara? Complicado, né?

Para quem pensa que isso tudo é mimimi, uma pergunta que faço é: o que uma bunda, uma cinturinha fina, uma dupla de seios fartos e uma aparência devastadora agregam à competência de alguém? Uma pessoa é mais capaz, ou mais inteligente, por ser gostosa? Na nossa cultura social, ser gostosa é sinônimo de ser bem-sucedida e bem-resolvida? Não, né? Aliás, muito pelo contrário: a mulher gostosa recebe um estigma fudido de “burra e fútil”. Inteligentes são aquelas que se vestem como homens e não ligam para a própria aparência, né?

Sendo assim, a que ponto chegamos? Bem, a deputada Shéridan foi só uma prova de que levar cantadas, ser chamada de gostosa, receber assovios na rua e por aí vai NÃO É ELOGIO. E não, a gente NÃO GOSTA disso. É assustador e realmente nos diminui. Nós sequer podemos reagir pelo medo de sermos agredidas para além das palavras.

E quando assumimos o “tal elogio”, somos convencidas

deputada Shéridan

Já percebeu que a mulher que “se acha” incomoda? A pessoa que aceita o elogio irrita a quem elogia. Engraçado isso, né? Teve até m experimento social que mede a reação dos homens quando as mulheres aceitam seus elogios que comprova tudo isso que tô te contando aqui. Vou deixar o link da reportagem para quem quiser ler aqui e já adianto que TODO MUNDO deveria tirar um tempinho pra dar uma olhadinha nela.

Enfim…

A equação é complicada demais, e nem faz sentido. A mulher gostosa é praticamente um fetiche para a maioria dos homens. Mas se ela sabe que é gostosa e quer mesmo é mostrar tudo o que tem, não vale nada, é burra, superficial, piranha e por aí vai. Porém, ela ainda assim é colocada em um pedestal por ter um corpo escultural, tanto pela sociedade quanto pela mídia. Maaaaaaaaaaaaas quando um homem deseja diminuí-la, basta chamá-la de gostosa para fazê-la descer do pedestal em que ELE MESMO a colocou.

E o que aprendemos hoje? Que o machismo é uma bosta que ainda não permite à mulheres lindas como a deputada Shéridan ocupar cargos altos e significativos. Último detalhe: não estou expondo minha opinião política aqui, e tanto me faz o partido que ela representa. O que me interessa aqui é que ela é uma mulher que merece O MESMÍSSIMO respeito que todos esses marmanjos aí.

E tenho dito.

Imagem: www.psdb.org.br


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)