Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A data de entrega do seu TCC está chegando e, quando menos espera, você se vê comendo um bolo inteiro de cenoura com chocolate enquanto digita o resumo no computador. Ou você está esperando a resposta daquele trabalho incrível e se percebe comendo tudo o que vê pela frente até que chegue a confirmação de que – sim! – você conseguiu o emprego. É, você sabe o que é descontar a ansiedade na comida.

Eu também sempre fui assim. Antes de uma prova. Num dia em que não estava tão bem. Até quando achava que estava tudo bem. Quando saia com os meus amigos, percebi que sempre comia compulsivamente, até não aguentar mais. Tudo por causa da ansiedade. Não vou dizer que superei 100% essa questão (que pode ser bem séria, viu?), mas hoje já estou muito melhor e me esforço para prestar atenção na forma como cuido do meu corpo. Querendo ou não, descontar a ansiedade na comida acontece porque você não sente que está totalmente bem e precisa compensar isso de alguma forma.

Eu digo que esse hábito pode ser bem sério porque é verdade. A comida vira um gatilho para você despejar uma sensação ruim. Além de fazer mal para a saúde como um todo (porque você come sem pensar e muito provavelmente não come bem), cria uma relação ruim com a alimentação. Para mim, pelo menos, sempre que eu via uma porção de batata frita me sentia na necessidade de comer tudo até o fim. Na hora eu lembrava da sensação de ansiedade e comia com aquilo rodando na minha cabeça. E, honestamente, eu nem sou tão fã de batata frita.

Então, a grande dúvida é: como parar de descontar a ansiedade na comida?

Eu te ajudo nessa:

1.Caminhe por 15 minutos

Tá, a gente sabe que sair andando por aí pode não ser tão divertido quanto comer uma panela de brigadeiro, mas o exercício pode ser exatamente o que você precisa para lidar com o estresse. Além de ser uma atividade incrível para o corpo, ela libera endorfina no corpo, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e diminui o estresse. Fora que pegar um pouco de sol e ar puro são remédios naturais contra essa sensação. Quando você sentir muita vontade de comer tudo o que vê na sua frente, respire fundo e dê uma volta no seu bairro. Você vai perceber como o efeito é o mesmo (mas essa opção é muito mais saudável).

2.Descasque uma mexerica

A gente nunca falou (nem nunca vai falar) que parar de descontar a ansiedade na comida significa parar de comer. Pelo contrário. O que a gente quer é que você crie uma relação saudável com o que come e como come. E a própria comida pode ajudar no hábito de desestressar. Segundo estudos, descascar uma fruta cítrica como uma mexerica ou laranja é muito relaxante – você tem que parar o que está fazendo e usar as duas mãos. Além disso, o cheiro cítrico é conhecido por ser um calmante natural. Transforme essa pausa em um momento de relaxamento completo: descasque a fruta em um padrão espiral e inspire e expire profundamente no processo. E coma cada gomo com calma, aproveitando o sabor.

3.Arrume o seu espaço

Eu já comentei algumas vezes por aqui que a bagunça causa um barulho mental – muitas vezes a gente nem percebe que ele está lá! Quando você se sentir ansiosa e desesperada por uma barra de chocolate, olhe ao redor e arrume a sua bagunça. Faça uma pausa para organizar o seu quarto ou arrumar a sua mesa de trabalho. O alívio vai ser imediato.

4.Desenhe! (ou use um livro de colorir)

Há alguns anos, os livros de colorir viraram uma febre e por um motivo: eles são uma ótima forma de desestressar. Se você conseguir, tire alguns minutos para fazer rabiscos em uma página (vale de tudo, ok?) ou pinte um livro de colorir – existem até versões de bolso hoje em dia. Mas não se julgue ou se cobre: a ideia é você usar desse momento de descanso para clarear a mente e não criar mais uma preocupação. O objetivo, aqui, é você ocupar as mãos e distrair a sua cabeça.

5.Tome um banho longo

Deixe a água morna cair nas costas, respire fundo, use os seus sabonetes preferidos, e simplesmente relaxe por um tempo embaixo do chuveiro.

6.Dance!

Coloque aquela música animada que você ama e dance! Além de ser um exercício incrível, você desestressa, tira a tensão do corpo e se diverte no processo. Melhor do descontar a ansiedade na comida, certo? (por mais que comer uma porção generosa do seu doce preferido seja incrível também)

7.Tome um chá de camomila

A camomila é muito conhecida por ter propriedades calmantes e é um ansiolítico natural. Faça uma pausa de cinco minutos para apreciar uma xícara quentinha (no inverno, é maravilhoso) e aproveite o momento para respirar fundo e colocar a mente no lugar.

8.Medite

A meditação é um santo remédio para a ansiedade – além de melhorar a concentração e ajudar no desenvolvimento da inteligência emocional. Existem aplicativos incríveis que podem te ajudar, se você não tem ideia de como começar a meditar, e contam com programas de alguns poucos minutos para você relaxar. Vale a experiência!

9.Teste uma nova receita saudável

Você vê milhares de vídeos de culinária diariamente no Facebook, porque não experimentar uma delas? Escolha uma opção e coloque a mão na massa! O processo de cozinhar é terapêutico e você cria um apetite saudável enquanto cozinha. Na hora de comer, você sabe que vai raspar o prato porque está com fome e fez algo gostoso para você e não porque está consumida pela ansiedade. A gente até já mostrou por aqui algumas receitas de sobremesas para comer sem culpa, se você precisar de inspiração.

10.Pense no futuro

A questão de descontar a ansiedade na comida é que você tenta remediar imediatamente uma sensação que tem. A comida não dura muito tempo no organismo e o efeito do açúcar no corpo é rápido – ou seja, essa é uma solução totalmente temporária e muito pouco efetiva. Quando sentir vontade de comer, pare um segundo e pense: o que te deixaria satisfeita por mais de três minutos? Acredite se quiser, segundo as pesquisas esse é o tempo de duração do prazer que sentimos sempre que comemos uma guloseima que amamos ou as tais ‘comfort foods’, as comidas que confortam.

 

No mais, se você sentir que não tem condições de mudar os seus hábitos sozinha, peça ajuda. A ansiedade é uma doença mental altamente debilitante e você merece viver com tranquilidade e passar os seus dias sem esse peso nas costas. E você também merece comer coisas gostosas porque quer e não porque precisa compensar alguma coisa, ok?

Imagem: Reprodução / Um Duende em Nova York


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)