Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quem nunca pensou em fazer um detox alguma vez na vida? Suco verde, dieta cheias de alimentos funcionais… Se a gente tivesse a mesma determinação que tem com a alimentação com as redes sociais, seriamos muito menos ansiosas. Por isso, somos super adeptas de fazer um detox digital de tempos em tempos.

A gente sabe que não é viável viver completamente fora da internet hoje, boa parte do mercado de trabalho exige algum tipo de conhecimento, e todo mundo se fala pelas redes sociais – WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram… São um meio de comunicação também. O detox digital entra como uma forma de você cuidar da saúde mental – porque, sim, elas afetam muito o que você pensa sobre você e como você se sente no dia a dia.

O FOMO surge justamente por esse uso excessivo das redes sociais – você pode clicar aqui para saber mais sobre isso – e essa mania de stalkear o ex influencia demais os nossos relacionamentos, fica mais difícil de seguirmos em frente e nos abrirmos para outros relacionamentos, por exemplo.

Então, como fazer um detox digital? A gente te ajuda, olha só:

1.Tenha um horário para parar

Por mais um detox digital exija que você fique um tempo longe das redes sociais, você pode começar de uma forma mais simples: colocando um horário fixo para parar de acessá-las. Usar o celular na cama, por exemplo, antes de dormir, é um veneno para o seu sono: a luz da tela atrapalha o ciclo normal e o funcionamento do seu organismo. Separe uma hora antes de dormir para fazer alguma atividade que não envolva uma telinha, como ler um livro ou então tomar um banho relaxante. Diz um estudo que com o tempo que o norte-americano passa, em média, nas redes sociais é possível ler 200 livros em um ano. E isso é matemática pura.

2.Desintale os aplicativos do seu celular

O vício em smartphones é real e se você quer passar mais tempo aproveitando o momento e as pessoas com quem você está, uma forma de fazer isso é deletando o aplicativo do seu telefone. Assim, não existe a tentação de olhar o que está acontecendo no celular nos intervalos. Olhando o celular o tempo inteiro, você passa a sensação de uma pessoa não amigável – afinal você parece que está ocupada – e perde a chance de conhecer pessoas e aproveitar ainda mais o que cada situação oferece.

3.Desligue as notificações

Sabe aquela sensação de nervoso de ter milhares de notificações no topo da tela do celular e não poder lidar com elas imediatamente? Isso se chama ansiedade, e é o que te leva a olhar de novo e de novo as redes sociais, em busca de algum tipo de resposta ao que você postou ou para ver se alguém interagiu com você nesse meio tempo. Tire esse estímulo e a sua vontade de olhar as redes sociais vai cair.

4.Encontre as suas amigas ao vivo

As redes sociais dão a impressão de que estamos interagindo com as pessoas o tempo inteiro, mas, na verdade, isso não está acontecendo. Convide suas amigas para um café, um cinema ou um happy hour. Saia com elas de verdade e aproveite esse momento junto.

5.Limite as suas contas

Ao invés de criar uma conta para cada rede social que aprece, porque não limitar às que você usa com mais frequência. Ninguém precisa de cinco contas nas redes sociais e ninguém tem tempo para cuidar de tudo isso também. Fique apenas com as que você mais usa então você pode fazer um planejamento para aproveitar melhor o seu tempo nessas redes.

 

Eu já comentei mais de uma vez aqui que o relacionamento é a chave pra gente lembrar de quem a gente é de verdade, e por mais que as redes sociais sejam uma forma de comunicação, elas não incentivam o relacionamento. O olho no olho sempre vai ser melhor do que o olho na tela. Busque conexões verdadeiras com as pessoas e saiba a hora de parar com as redes sociais. Não deixe tudo aquilo que você viu no Facebook dominar a sua vida.

Conta pra gente, você se sente viciada em redes sociais? Já pensou em fazer um detox social?

Você se acha viciada nas redes sociais?

 

Imagem: Reprodução

@ load more