Dia do Psicólogo: 9 questões pertinentes sobre a profissão e o atendimento

Para comemorar o Dia do Psicólogo elaborei 9 questões para você tirar suas dúvidas sobre o tema, saber mais sobre essa profissão e como ela pode ser útil a você. Você sabe qual o melhor momento para procurar um psicólogo? Será que deve procurar um para te ajudar em alguma questão? Quando deve fazê-lo? Veja logo abaixo:
Questões pertinentes sobre o trabalho de um psicólogo:
1. Qual o melhor momento para procurar um psicólogo?
Podemos dividir em dois pontos:
- Quando alguém tem um problema específico e passa por um momento difícil, pode buscar um profissional para orientá-lo.
- Outro caso é quando a pessoa está bem e busca melhor performance, ou seja, não tem algum tipo de problema aparente, mas busca tratamento para melhorar algo em si. Uma palavra muito usada pela maioria das pessoas é autoconhecimento, que podemos definir como alinhamento de compreensão das próprias emoções, assim, melhorando a congruência entre pensamento, fala e ação.
2. Qual a maior incidência da procura por um profissional: indicação familiar ou por si próprio?
A própria pessoa buscar ajuda profissional é mais frequente, também aconselho dessa forma, porque outra pessoa indicando, nem sempre tem o mesmo efeito. Quando alguém nos diz que devemos fazer algo que não está dentro das nossas vontades e desejos, muitas vezes, não é compreendido com a verdadeira importância. É necessário que quem busca um tratamento tenha consciência do que esteja passando consigo, dos objetivos e desejo para a melhora individual através do tratamento.
3. Quais são os principais tipos de transtornos psicológicos?
Fobia, ansiedade, depressão, estresse e autoconhecimento costuma ser os mais procurados.
4. Quem está à procura de um psicólogo, o que vai encontrar na primeira consulta?
A primeira consulta é paga. É comum que se faça uma anamnese, ou seja, avaliação para entender o que acontece com o paciente, não só o problema que ele traz, mas o que aquilo representa, suas ligações com passado, aprendizados, crenças e pontos fortes a serem estimulados. É uma avaliação que pode levar a uma indicação para algum médico ou outro profissional, o que pode envolver indicação para o psiquiatra também, por exemplo.
5. Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?
A psiquiatria é voltada para o atendimento medicamentoso e clínico, na parte física da doença mental. Psiquiatras são médicos. Na psicologia não há receita de remédios, é mais uma questão emocional, são pessoas formadas em psicologia. E a psicanálise não pode medicar, e não trabalha com outras abordagens, apenas com técnicas da psicanálise, que podem ser psicólogos, médicos ou um curso separado de formação nessa área, diferente do psicólogo que tem outras formações para avaliação e diagnóstico.
6. Como é a abordagem do profissional com seu paciente?
Depende de cada profissional. De modo geral, na psicanálise é mais ouvir o paciente e esperar a elaboração dele. Uma psicoterapia com outras técnicas leva a maior interação com o terapeuta, até no modelo de coaching, por exemplo, onde o profissional vai passar tarefas e a pessoa tem um caderno onde faz anotações e cumpre metas. O atendimento pode ser presencial ou por Skype ou outra ferramenta de comunicação .
7. Qual o melhor momento para terminar um tratamento?
Bom momento é quando não há resultado ou quando o paciente está muito bem, e pode, com a ajuda do terapeuta, avaliar os resultados para alcança-los ou melhorá-los. Gosto de exemplificar que a finalização é como tomar um antibiótico, que existe um período de tratamento que não se deve parar com a medicação antes. Não adianta se sentir bem com uma conversa e achar que ela foi boa e resolveu o problema no formato de desabafo. Um bom profissional vai orientar o paciente adequadamente a ter sucesso no bem estar e energia pessoal.
8. Como é o tratamento profissional de um psicólogo?
Na psicanálise, o profissional não faz tratamento com pessoas conhecidas ou familiares. Como se trabalha muito com a interpretação não pode se misturar emoções, pois para isso é preciso uma análise limpa. Já em outras técnicas da psicologia não interfere em nada, podendo atender amigos, conhecidos e familiares.
9. Como o psicólogo lida com as histórias do paciente em sua vida?
Eu tenho acordo que posso citar os exemplos dos meus pacientes sem dizer quem são. Isso serve para ajudar na ilustração do problema, aprendizado e reflexão. Eu sou uma profissional que foca no futuro, na solução. Não olho as pessoas de uma forma desmontada, e sim como aqueles casos podem ser solucionados.
Busque um psicólogo para lhe ajudar no seu crescimento pessoal! Seja um empreendedor da sua melhora. Sucesso e até breve!
Imagem: Reprodução / 50%