O que você procura?

Embrace! Se tempos atrás os corpos “perfeitos” eram apenas possíveis para atrizes de tv, cinema e aquelas mulheres “capa de revista”, hoje esses corpos estão mais próximos do que a gostaria. As redes sociais nos permitiram acessar o dia-a-dia de nossos amigos, conhecidos e até a vida das mais distantes celebridades sem sair de casa.

Recentemente, li um artigo que nos alerta para a forma como as lentes fotográficas focam apenas nos corpos das mulheres, e não seus rostos. Corpos, diga-se de passagem, lindos. Livres de marcas, imperfeições, jovens e brancos.

Que tipo de mensagem relacionada à BELEZA está sendo passada aí?

Somos constantemente expostas a esse tipo de propagandas. Com isso, que tipo de OLHAR é possível desenvolver para o nosso próprio corpo?

Olhamos para nós mesmas com lentes aumentadas para nossas imperfeições. Isso gera, imediatamente, vergonha, ódio e nojo. A longo prazo, os resultados desses sentimentos podem ser transtornos alimentares, depressão e disfunção sexual.

Ruim para nós, mulheres, mas excelente para a indústria da beleza, que associa esses corpos a produtos milagrosos. Em cima do nosso desespero, ela movimenta rios de dinheiro com seus mais variados produtos. São dietas, suplementos, cintas modeladoras, planos de exercícios, remédios, procedimentos estéticos, e por aí vai.

O culto exagerado ao corpo e a vergonha do próprio corpo ganhou proporções gigantescas com a popularização das redes sociais. Somos constantemente incentivadas a achar que não somos boas o bastante. Afinal, a cada dia somos julgadas apenas pela nossa aparência, sendo constantemente lembradas do quão longe estamos de alcançar esse ideal.

Embrace: um documentário que te ensina a amar o próprio corpo

próprio corpo

Imagem: Divulgação/Embrace (2016)

Em contrapartida a todo esse apelo pelo corpo perfeito, um outro movimento vem gerando uma corrente cada vez mais expressiva no sentido contrário. O “Body Image Movement“, o “Body Positive” e o “Body Love” são tentativas de redesenhar e redefinir esse ideal de beleza. Eles encorajam as mulheres a aceitar não só elas mesmas e seus corpos, mas também outras mulheres e seus corpos, na tentativa de alcançar, ao redor do mundo, a maior quantidade possível de pessoas nessa mesma causa.

A Australiana Taryn Brumfitt, fundadora do “Body Image Movement“, filmou o documentário Embrace, disponível no Netflix. Esse documentário retrata não só a relação de Taryn com o próprio corpo, de como ela passou a aceitar seu próprio corpo exatamente do jeito que ele é, sem preconceito, medo ou indiferença, como também traz depoimentos riquíssmos e incríveis de tantas outras mulheres que vivem os mesmos dramas. Segundo a autora, 91% das mulheres são, em maior ou menor grau, infelizes com o próprio corpo.

É muito importante que as mulheres se tornem conscientes desse problema e se juntem à essa causa, não só para tentar mudar seu olhar com relação ao próprio corpo, mas também para ajudar suas filhas, sobrinhas, afilhadas. Assistam, me contem e ajudem a divulgar!

Algumas diretrizes do “BODY MOVIMENT”:

Nós dizemos não:

  • Ao uso excessivo de “Photoshop” nos corpos veiculados pela mídia;
  • A sermos programadas a aceitar imagens irreais de corpos;
  • à noção de que ter peso XXX determina se você é ou não uma pessoa saudável;
  • à sexualização de garotas na mídia e na cultura moderna;
  • à objetificação da mulher;
  • ao incentivo e perpetuação da insegurança feminina.

Imagem: Divulgação/Embrace (2016)


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo sobre aceitação do próprio corpo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)