O que você procura?

Falar não pode ser assustador. Principalmente se você está em um ambiente tão competitivo como o trabalho, e onde a vontade de agradar é sempre muito maior do que em qualquer outro lugar. Porém, falar não é algo que você precisa aprender uma hora ou outra, justamente para ter um relacionamento mais saudável com o seu trabalho.

Negar alguma coisa a alguém parece errado e não fazer tudo aquilo que o seu chefe manda parece uma desfeita e uma ação digna de demissão. Mas aceitando tudo o que vem de cima, ou seja, dos seus superiores, você abre um precedente para sempre ser a pessoa de quem os outros cobram tudo e para quem passam todo o trabalho, e o seu estresse só aumenta – e o pior: só você sente. Então, se você precisa começar a falar não no trabalho, nós temos algumas dicas infalíveis.

1.Comece com situações pequenas

Ao invés de começar soltando um ‘não’ quando o seu chefe passa aquele projeto enorme para você, comece com situações menores. Aprender a tomar esse posicionamento do dia para a noite é muito difícil, você precisa primeiro ver o que acontece e como você se sente antes de sair por aí rejeitando coisas. Por isso, ao invés de aceitar de primeira ir naquele restaurante caro para almoçar com uma amiga, diga não (se você não quiser ir, claro). Comece a treinar e perceba que, depois de um tempo, fica até mais fácil.

2.Mude o que você pensa sobre falar não

Falar não para alguma coisa pode ser empoderador. Entenda: ninguém quer que você seja aquela pessoa rabugenta do escritório, mas saber a hora de dizer não para alguma coisa pode, sim, transformar você em uma líder melhor, alguém que sabe a hora de ir em frente e quando dar um passo para trás.

3.Tire um minuto para refletir antes de responder

Muitas vezes, é normal respondermos a qualquer pergunta no automático, e isso também vale para o trabalho. Ao invés de dar uma resposta na lata, segure o impulso e pense no que foi perguntado. Será que vale a pena pegar mais esse projeto? Você vai conseguir fazer isso sozinha? Será que você pode ter ajuda? E só depois de pensar a respeito, dê a sua resposta. Independentemente de ser ‘sim’ ou ‘não’, é melhor você ter certeza do que está respondendo, do que falar no susto e se arrepender depois.

4.Seja honesta e direta

Ser honesta e direta não significa ser grossa. Aprenda a ser firme e clara no que você está dizendo. Ao invés de falar algo do tipo ‘De jeito nenhum!’, diga ‘No momento eu não tenho essa disponibilidade, mas podemos voltar a conversar quando e se eu estiver disponível para isso’. Confie que as pessoas do trabalho estão prontas para ouvir isso e, lembre-se, você sempre pode mudar de ideia.

5.Apenas fale!

Não é um crime se colocar em primeiro lugar de tempos em tempos. Se você sente que está muito sobrecarregada e não sabe mais como lidar com o trabalho, comece a dizer não para coisas que você sabe que vão te fazer mal. O mais importante é você sempre cuidar da sua saúde em primeiro lugar.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)