O que você procura?

A maioria das minhas clientes diz que o fato de eu ser psicóloga ajuda bastante no meu trabalho como consultora de estilo (e eu acredito MUITO nisso também, já que preciso ter a escuta ativa e zero preconceito ou julgamento com as escolhas e o estilo alheio). Além disso, meus 12 anos de experiência em Recursos Humanos, em empresas de segmentos e tamanhos diferentes também me deu um olhar corporativo muito diferenciado!

Calma gente, essa “propaganda” toda não é a toa. É que eu estou com uma cliente da consultoria de estilo online agora que só tem 18 anos (siiiim! estilo não tem nada a ver com idade) e uma das demandas dela é saber como se vestir para o estágio, já que ela não ganha o suficiente para ter muitas opções, não quer gastar todo o dinheirinho dela com roupa de trabalho e antes de começar a gastar sem saber o que comprar, quis entender um pouco mais sobre o estilo dela para fazer escolhas mais assertivas! Não é muito maravilhosa essa cliente???? Imagina o quanto ela vai estar empoderada e se conhecer quando tiver a minha idade (ou seja, o dobro da idade dela)!

Se você vai começar em um estágio novo, ou já está estagiando e se sente meio inadequada, ou ainda tem dúvidas sobre como se vestir, veja as dicas que separei pra você:

4 dicas sobre como se vestir no estágio

1. Observe como as pessoas da sua equipe se vestem

Geralmente as pessoas se vestem de acordo com a sua profissão ou a área que trabalham, pois algumas são mais informais que as outras, e isso é importante para você se basear na forma como você vai se vestir no estágio. As pessoas que já estão trabalhando há mais tempo na empresa também já conhecem melhor as regras e o que é adequado ou não de acordo com o dress code (ou código de vestimenta). Porém, não deixe de considerar também as dicas 2 e 3 a seguir.

2. Você não precisa se vestir como as profissionais ou a sua chefe

Tem uma pesquisa que diz que quando você se veste de maneira igual ao resto do grupo, a interação e a comunicação flui melhor. Quando eu entrevistava uma candidata eu prestava a atenção nisso, e ficava mais fácil imaginar aquela pessoa fazendo parte da equipe, se ela se vestia de forma parecida com as outras funcionárias ou com a chefe da equipe. Mas, você é estagiária e, além de não ganhar o suficiente para comprar peças de alfaiataria ou peças mais formais, provavelmente é mais nova (como a minha cliente), e vai se sentir mais velha ou careta ao se vestir assim.

[dia 12] Mesmo quando eu trabalhava em RH, eu gostava de usar peças que fugiam do "tradicional". Se eu usasse um terninho, eu evitava que ele fosse preto, e se ele tivesse que ser preto, eu escolhia um modelo ou material diferente. É uma forma de a gente obedecer ao dress code da empresa sem desobedecer a regra de estilo que diz que a gente deve vestir quem a gente é. Esse casaquinho de moletom mostarda é dessa época e tem uma inspiração no modelo clássico da Chanel e ele fazia tanto sentido pra mim nessa época que eu ainda uso ele quando quero ter uma imagem mais "corporativa". 😉 #1calça30looks #vistaquemvocêé #cores #consultoriadeestilo #dresstowork #vestindoautoestima #roupadetrabalho #personalstylist #consultordeimagem #decolalab2016

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Uma outra boa dica para se diferenciar é investir em acessórios, que além de serem mais baratos que as roupas, ocupam menos espaço no look e podem falar mais sobre a sua personalidade, mesmo que você se vista “igual” a elas.

3. Tente não se destacar demais do resto da equipe

Entre “não se vestir igual” e “não se destacar demais” tem um espaço enorme. Por isso, se todo mundo se veste com cores mais neutras, evite usar roupas muito coloridonas ou cores muito vibrantes. Se todo mundo se veste mais formal, evite ir de jeans, camiseta e tênis. Um jeans escuro (que é o mais formal deles), uma camiseta de tecido plano (que não estica, tipo poliéster) e uma sapatilha podem ser boas opções.

4. Tente passar uma imagem séria

Todo profissional (mesmo no começo de carreira, como o estágio) precisa transmitir seriedade, e a roupa ajuda nessa tarefa, e existem maneiras de parecer séria sem ficar careta. Veja algumas dicas:

  • Evite jeans claros, manchados ou rasgados;
  • Evite camisetas com mensagens ou imagens “engraçadinhas”, bandas de rock e times de futebol;
  • Existem peças de todas as modelagens sendo feitas com todos os tecidos, então, usar um blazer de moletom vai te deixar arrumadinha e jovem ao mesmo tempo;
  • Misture peças formais com peças informais, como calça de alfaiataria ou saia lápis com camiseta de malha, ou jeans escuro com blusa de tecido plano;
  • Prefira cores neutras (pode investir nas cores neutras coloridas, como o vinho, cinza, azul marinho, mostarda e verde militar), que são cores mais formais que as cores coloridas;
  • Veja as dicas que eu dei no texto sobre como parecer mais velha, mas nem tanto;
  • Evite decotes, roupas transparentes, curtas, justas e maquiagens muito fortes.

Por último, mas não menos importante:

na dúvida, pergunte para a sua chefe ou para alguém que você tenha como referência como você deve se vestir, e peça um feedback sincero sobre as roupas que você tem usado.


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)