Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você é do tipo que ama ler dicas de organização diferentes, mas nunca coloca nenhuma delas em prática? Ou sente que elas não vão te ajudar de verdade a organizar tudo o que você precisa organizar. Daí você fica nesse loop eterno de acumular bagunças (mentais e físicas – afinal, você nunca sabe por onde começar a arrumar o quarto) e milhares de links com dicas para ajeitar tudo salvos no seu navegador.

O que a gente pode dizer é: mais que fazer grandes faxinas no armário e nos quartos, a organização começa com coisas pequenas, que ajudam o seu dia a dia a ficar mais leve e simples e que te ajudem a colocar a vida em ordem. Pode não ser de um dia para o outro, mas com certeza, com o passar dos dias, você pega o jeito da coisa e se organiza conforme as suas necessidade.

O principal é sempre buscar um sistema de organização que se adapte às suas necessidades. Pode ser um bullet journal, que além de agenda também é diário, ou algum tipo de calendário online. O que importa é você encontrar um sistema que se encaixe na sua rotina e naquilo que você precisa para se sentir e ficar organizada. Só ler sobre dicas de organização não funciona, você precisar encontrar algumas que sejam muito práticas e que você pode começar a fazer agora-imediatamente-já.

Se você não sabe por onde começar, pode testar as dicas de organização que a gente separou abaixo:

1.Arrumar a cama logo cedo

dicas de organização

Foto: StockSnap

Deixe a preguiça de lado e passe a arrumar a sua cama assim que você levantar. Além de ser uma forma de manter o quarto mais arrumado, essa pequena conquista dá a sensação de realização que você precisa para sentir que já está fazendo coisas com o seu dia. É algo pequeno, mas que ajuda muito quem precisa daquele empurrãozinho para sair da cama no horário e começar o dia com o pé direito – uma maneira de você tomar o controle do dia assim que ele começa.

2.Se prepare para o dia seguinte à noite

dicas de organização

Foto: StockSnap

Sabe quando dizem que as pessoas estilosas separam as roupas que vão usar com antecedência? Isso não ajuda só no seu estilo, mas também na sua organização como um todo. Anote as tarefas que precisa fazer no dia seguinte, deixe a sua roupa separada, arrume a sua mesa de trabalho ou a bolsa que precisa levar para o trabalho… Você economiza tempo na manhã seguinte e não fica com aquela sensação de que está sempre correndo contra o relógio (e evita perder um tempo danado tentando decidir o que vestir).

3.Planeje a semana com antecedência

dicas de organização

Foto: StockSnap

Uma das melhores dicas de organização que eu já recebi foi a de planejar a minha semana com antecedência. Você pode usar uma agenda, um calendário, qualquer formato que te permita ver os dias da semana. A partir daí, você elege um dia (por exemplo, domingo à noite) para colocar ali todas as tarefas que tem para a semana, separando os dias e horários de cada uma. Vale a pena pensar em deixar um tempo livre, para o caso de surgirem imprevistos. A gente sabe que pode ser difícil, mas tente não encher completamente os seus dias, ok?

4.Desligue as notificações do celular (sério)

dicas de organização

Foto: StockSnap

Você se distrai com todas aquelas notificações? São e-mails, mensagens, notificações do Facebook e Instagram… Desligar todas elas pode ser o segredo para aumentar a sua produtividade e a sua concentração no trabalho. Dessa forma, você não fica ansiosa para ver as notificações o tempo inteiro e se sente mais focada.

5.Tenha horários específicos para olhar os seus e-mails

dicas de organização

Foto: StockSnap

Mesmo com tantas redes sociais, o e-mail ainda é uma ferramenta de trabalho poderosa. Porém, você já parou para reparar no tanto de tempo que perde checando a sua caixa de entrada durante o dia? Estabeleça alguns horários para ver e responder os seus e-mails – e feche essa janela quando não estiver no horário designado!

6.Anote TUDO o que você precisa fazer

dicas de organização

Foto: StockSnap

Tudo mesmo! Não vale a pena você depender da sua memória. A gente acha que vai sempre lembrar de tudo o que precisa fazer, mas uma hora ou outra as coisas escapam da mente. Seja na sua agenda, bullet journal ou então em um post-it, anote todas as suas tarefas, absolutamente todas elas, e defina quais são prioridades.

7.Use o sistema 80/20

dicas de organização

Foto: StockSnap

Falando em prioridades, existe um sistema de organização que divide o seu dia – e as suas tarefas – em uma escala 80/20. Você faz 80% do trabalho, das tarefas importantes, pela manhã, e deixa os outros 20% para a parte da tarde. É óbvio que você precisa colocar o mesmo nível de dedicação e seriedade nas duas partes, mas a questão é que esse formato permite que você tenha mais flexibilidade à tarde para possíveis imprevistos.

8.Arrume a sua mesa de trabalho quando terminar de trabalhar

dicas de organização

Foto: StockSnap

Antes de voltar para casa do escritório ou assim que terminar os trampos em casa (se você for do time do homeoffice), arrume a usa mesa de trabalho. Jogue fora papéis obsoletos, arquive o que precisa ser arquivado, leve canecas e copos para a cozinha, deixe a sua agenda aberta no dia seguinte já com as tarefas anotadas… Enfim, organize o que você sente que precisa ser organizado para a sua mesa ficar limpa e pronta para o próximo dia. Acredite se quiser, mas essa é uma daquelas dicas de organização que também ajuda a reduzir o estresse.

9.Ouça músicas que te ajudem a concentrar

dicas de organização

Foto: StockSnap

Você sabia que a música tem um poder de concentração incrível? O truque é optar por playlists que te incentivem a ficar focada. O Spotify está repleto delas, mas se você quiser montar uma, pode optar por música clássica (que é maravilhoso para a concentração) ou então músicas que você não conheça. Ouvir canções muito conhecidas, que você gosta, distraí porque você sempre vai tentar prestar mais atenção na música do que na tarefa.

10.Agende pausas

dicas de organização

Foto: StockSnap

A gente já comentou algumas vezes sobre a importância de fazer pausas durante o horário de trabalho, né? Você pode fazer isso de diversas maneiras, mas colocar um alarme no celular é talvez a mais efetiva. Agende pausas e seja firme nesses momentos de descanso: use-os para dar uma volta pelo quarteirão, alongar o corpo, conversar com alguém no escritório ou ligar para um amigo, ler por alguns minutos… Enfim, aproveite esse momento de desconexão para relaxar e clarear a cabeça. Só abra mão dessas pausas em casos totalmente emergenciais. Mas tente não abrir exceções para que isso se torne um hábito seu.

 

Imagem: StockSnap


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)