O que você procura?

Por que associamos o poder financeiro de uma mulher com a renda que o marido dela ganha? Por que quando nós pedimos por pensão em divórcios, somos as “golpistas”? E por que continuam achando que mulheres SEMPRE gastam mais do que podem? Porque grande parte da nossa sociedade nunca pensou em nós como donas de nossas próprias rendas. E aí, todas as educações e dicas financeiras são direcionadas aos homens. Só que isso, quiridas, precisa MUDAR.

Quem aqui quer ser RYCA PODEROSÍSSIMA DONA DA PORRA TODA DAENERYS DO FUTURO levanta a mão! Isso. Todo mundo, né? Bem, e se eu te contar que É POSSÍVEL SIM? Que ninguém precisa de homem pra entender sobre grana e fazer a bufunfa render? Sonho, né? E ele vai se tornar realidade AGORA:

As 6 melhores dicas financeiras para você ficar RYCA

dicas financeiras

1. Cuide do que é seu

Não confie em outra pessoa, tipo seu marido ou namorado, para obter a sua segurança financeira. Esse trem de “casar com moço rico” é muito coisa do passado. O que você vai fazer agora é colocar na sua cabeça que somente você é dona do seu futuro, e que ele se formará a partir de SUAS decisões.

Por isso, crie o costume de cuidar bem do que é seu. Procure se educar sobre gerenciamentos de dinheiro e investimento. E olha, uma coisa eu te garanto: NÃO É um bicho de sete cabeças. Na verdade, existem vários canais do YouTube que falam sobre isso (vou deixar aqui) de forma descontraída e descomplicada. E aí você vai finalmente parar de achar que dicas financeiras são coisas de um outro mundo “muito mais culto que o seu”.

2. Estabeleça metas

dicas financeiras

As metas são responsáveis por nossa ‘visão de futuro’. São elas que nos ajudam a administrar toda a grana e conseguir alcançar a todos os objetivos que queremos com segurança. Vou te dar um exemplo próprio: minha meta é aposentar bem. Com toda essa reforma da previdência, me desesperei um pouco na hora que “lembrei” que minha carteira de trabalho ainda nunca foi assinada. Logo, depois de dar uma pesquisadinha, vi que a melhor maneira de chegar a esse objetivo PARA MIM é investir uma quantia x por mês, todo mês que eu puder, até os 60 anos, ao invés de contribuir com INSS ou previdência privada.

E ó, isso é pra tudo na vida, tá? Estabeleça metas até para comprar um batom que você queira muito, que o seu controle sob sua renda ficará cada vez maior e você mais independente de qualquer macho alfa por aí.

3. Seja a rainha do planejamento

O segredo da riqueza está em quem consegue poupar, gastar com o que precisa de forma tranquila e ainda ter um tiquinho para cometer aqueles “caprichos” de vez em quando. Das dicas financeiras que pesquiso por aí, essa é uma das mais valiosas, porque te permite ter pleno controle da grana, e ainda te ajuda a criar um costume de poupar e relativizar o que é importante pra você.

Atualmente, a “receita para o sucesso financeiro” que sigo é a seguinte:

55% do meu salário vai para o que é essencial (contas, comida, remédios, sobrevivência, baladinhas, etc)

10% vai para a aposentadoria

5%  vai para a educação (livros, cursos, graduações e etc)

20% vai para objetivos de médio e longo prazo

10% vai para o que eu quiser (compras por impulso, aquele batom de 60 reais que eu sei que não preciso mas quero mesmo assim, e por aí vai).

E aí eu passo prum quarto ponto, bem importante, que é o seguinte:

4. Crie um fundo de emergências

dicas financeiras

Esse fundo serve para contratempos como a perda do emprego ou qualquer outro gasto inesperado como o tratamento de um parente, o problema na encanação que ninguém previu e etc. Quando a gente não tem essa reserva, sempre rola um cheque especial, né não?

Pois bem: das dicas financeiras que te dou aqui, guarde essa do lado esquerdo do peito. A reserva de emergência equivale, geralmente, a 6 meses do seu salário. Então, supondo que você ganha 1.000 reais por mês, sua reserva deve ser de 6.000. E um detalhe IMPORTANTÍSSIMO: reserva de emergência NÃO É POUPANÇA. Então primeiro você prioriza essa reserva e, depois que conseguir chegar ao valor ideal, aí sim comece a criar a poupança para objetivos de curto, médio e longo prazo.

Não é pra guardar dinheiro na reserva pra poder viajar no fim do ano, isso é poupança. Não é pra guardar dinheiro pra comprar um carro daqui 2 anos, isso é poupança. Entendeu?

5. Faça-me o favor de quitar todas as suas dívidas antes de tomar uma decisão importante

Lembra que eu te falei pra esquecer essa de “depender da grana do parceiro” e tal? Pois bem: antes de tomar QUALQUER DECISÃO importante, tipo casar, morar junto, ter filhos e etc, QUITE as suas dívidas. Sem essa de “o meu lindo vai me ajudar a pagar isso tudo” não.

SÓ você tem a total liberdade de cuidar do que é seu e, assim, decidir os seus próximos passos. SÓ você.

6. Realize os seus desejos

dicas financeiras

Ó, vou te dar uma boa notícia: ECONOMIZAR não é a mesma coisa de FICAR NA PINDAÍBA QUERENDO AS BRUSINHA E NÃO PODER COMPRAR PORQUE PRECISA JUNTAR DINHEIRO. Não não.

Pensa comigo: se você vira a maníaca da poupança e deixa de realizar as suas vontades sempre por causa disso, uma hora ou outra vai rolar um desânimo master e cê vai desistir de tudo. O certo não é isso. O certo é você aprender a administrar sua grana dum jeito que dê para guardar sem sofrer. A receita que eu ensinei alí em cima é tiro e queda! É só saber ir separando e começar a entender o valor das coisas que, como num passe de mágica, as compras finalmente se inclinam a seu favor!

Imagem: Reprodução


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)