O que você procura?

O alarme tocou e você, mais uma vez, não conseguiu acordar cedo. Na verdade, você já desistiu de ser uma pessoa matutina e percebeu que não será como aquela sua amiga que acorda às 6h mesmo aos finais de semana, nunca pula a academia e dorme pontualmente às 23h.

Na verdade, é tudo uma questão de hábito. É claro que cada pessoa precisa aprender a respeitar o seu relógio biológico – tem gente que funciona melhor à noite do que de manhã, outras tem o seu pico criativo à tarde – e entender como o seu corpo funciona.

Mas se você quer criar uma rotina mais consistente e não perder tantas horas do dia dormindo porque foi para a cama às 3h da manhã de novo fazendo uma maratona de séries na Netflix, então fique ligado nas dicas a seguir, elas vão te ajudar.

1.Crie uma rotina de sono

Se você não tem o hábito de dormir cedo e, consequentemente, acordar cedo, é interessante pensar em uma rotina que estimule o sono. Comece uma hora antes de deitar na cama: deixe de lado os eletro-eletrônicos (isso inclui o celular, já que a luz azul da tela afeta o sono) e opte por atividades mais tranquilas e que relaxem, como ler um livro, fazer alguns movimentos de yoga, meditar… Enfim, atividades que mostrem que esse é um momento de relaxar e dizer para o corpo que a hora de descansar está próxima. Crie o hábito também de colocar um pijama, passar um hidratante no corpo e deitar na cama sempre em um mesmo horário.

2.Comece devagar

Se você acorda todos os dias às 8h, mas quer começar a levantar às 6h, mudar o despertador em duas horas pode ser uma tortura. Vá devagar, gradativamente mudando o horário de acordar: comece com 7h45, depois 7h30, 7h15, 7h e assim por diante, ajustando esse horário dia após dia até chegar no seu horário esperado. Você pode fazer alterações semanais: na primeira semana tentar acordar 15 minutos antes, depois 30, etc. Essa mudança, claro, tem que vir acompanhada de uma alteração no horário de dormir, para você não dormir menos só para conseguir acordar mais cedo.

3.Esqueça o botão de soneca

Ele é o seu maior inimigo. Se possível desabilite essa opção no seu celular e seja firme no seu horário de acordar. Se o despertador tocou 7h30, então levante às 7h30, não mude o seu horário de dez em dez minutos até serem 8h e você estar atrasada para o trabalho ou já se sentindo irritada porque não conseguiu levantar.

4.Crie uma recompensa por acordar cedo

Como um café da manhã gostoso, alguns minutinhos lendo o seu livro preferido, uma caminhada tranquila pelo seu bairro… Enfim, alguma coisa que você goste de fazer e que consiga colocar na sua rotina matinal como uma forma de recompensa por acordar cedo.

5.Ou estabeleça um compromisso que te ‘obrigue’ a sair da cama

Como marcar uma aula na academia logo cedo, uma ligação para uma amiga que só pode conversar de manhã, uma aula de línguas ou alguma coisa que também motive você a levantar da cama mais cedo e que te ajude a criar esse hábito diário.

6.Tire as telas do quarto

Televisão, celular e tablets emitem um tipo de luz, chamada azul, que afeta o sono. É uma luz estimulante, que interfere com o seu ciclo de sono e ainda faz mal para a pele. Ou seja, não adianta querer dormir cedo quando você fica horas no celular, no escuro. Isso só atrapalha. Tente ao máximo tornar o seu quarto um lugar livre de telas.

7.Comece a se movimentar o mais rápido possível

Não dê trela para a sua preguiça: assim que o despertador tocar, comece a se movimentar, mesmo que seja ir até a cozinha tomar um copo de água ou já levantar e arrumar a cama. Essa movimentação já evita que você caia no sono novamente e comece o seu dia.

8.Acorde no mesmo horário todos os dias

Com o tempo, vai ficando mais fácil, mas tente se policiar para acordar todos os dias no mesmo horário – e isso pode incluir os finais de semana. É sabido que dormir mais num dia do que no outro não necessariamente é algo bom para o seu corpo (é o tal jet lag social) e influencia negativamente na forma como você se sente.


Você tem alguma dica para quem quer acordar cedo? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)