Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

As pessoas têm uma relação de amor e ódio com o horário de verão. Enquanto alguns amam, outros odeiam, e sabem que a mudança de horário traz alguns efeitos semelhantes ao jet lag no corpo. Todo mundo já adiantou o relógio em uma hora e agora é aprender a lidar com essa mudança sem ter vontade de encostar em qualquer lugar e dormir até o fim do verão.

O principal, em relação ao horário de verão, é se preparar para a sua chegada. Se você é do tipo mais sensível à essas mudanças, pegar duas semanas antes dessa troca para dormir 15 minutos mais cedo por dia pode ser o suficiente para ajudar. Porém, se você é que nem a gente, e só lembrou do horário de verão no dia que ele começou, não precisa se preocupar, também tem jeito de reduzir o efeito dessas mudanças no seu dia a dia.

horário de verão

1.Corte o cafezinho depois do almoço

Pelo menos pelas primeiras semanas, evite ingerir líquidos com cafeína depois do almoço. Como o horário de verão funciona igualzinho um fuso horário, você precisa acalmar o corpo para que ele saiba quando é hora de dormir. Ou seja, evite o cafezinho depois de comer, e principalmente depois das 16h.

2.Evite exercícios físicos antes de dormir

Se você puder, troque a academia da noite pela manhã. Mas, se não tiver jeito, faça a sua rotina de exercícios pelo menos 4 horas antes de deitar. Isso permite que o corpo descanse e volte ao seu estado de repouso antes de você dormir – ou seja, você cai no sono mais rápido e não fica super elétrica.

3.Faça refeições leves à noite

Troque o hambúrguer com batata frita por saladas ou refeições regadas à muitos legumes e verduras. A ideia, aqui, é você não pesar no estômago com refeições muito gordurosas, que possam atrapalhar o seu sono. Lembre-se que esse é um período de adaptação e você precisa cuidar do seu corpo para que ele fique bem (mas alimentação saudável é uma lição para a vida toda, né?).

4.Tome muita água

Horário de verão significa que o verão está chegando (oficialmente, ele começa em dezembro), e isso implica que você precisa ficar muito ligada na hidratação. Passe a tomar mais água para ajudar a liberar toxinas e manter o metabolismo funcionando direitinho – fora que esse hábito também colabora para que a sua temperatura corporal se mantenha neutra.

horário de verão

5.Siga o relógio

Por mais que você sinta aquela de tentação de lembrar, o tempo inteiro, que acordar às 06h no horário de verão significa, na verdade, acordar às 05h do horário normal, siga o relógio à risca. Evite cair na tentação de seguir exclusivamente o seu relógio biológico e mantenha os horários da sua rotina normalmente. Na verdade, pode ser interessante até você ser mais rígida com os horários de acordar, comer e dormir para evitar desregular o organismo inteiro nesse primeiro momento.

6.Use a cama para dormir

Essa é simples: evite usar o celular ou qualquer tipo de eletrônico na cama, pelo menos nas primeiras semanas do novo horário (o ideal é que você nunca faça isso, mas a gente sabe que é meio difícil). Esqueça os livros e qualquer outra atividade que seja minimamente estimulante para apenas tentar dormir enquanto estiver na cama.

Mais do que tudo isso, tenha paciência. O seu corpo vai mesmo levar algum tempo para se acostumar à nova grade de horários. Pegue leve nas atividades físicas e na alimentação, tome bastante água e siga o seu relógio. Cuidando do corpo e prestando atenção nos sinais que ele dá, é impossível você não superar rapidinho essa mudança.

Foto: Reprodução / Pexels


O que você faz para se acostumar com o horário de verão? Conte para a gente respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

@ load more