O que você procura?

O longa-metragem Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016) conta a história real de três figuras omitidas da história da NASA e da corrida espacial dos anos 60. As matemáticas negras Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan, apesar de brilhantes e pioneiras, só ganharam seu devido reconhecimento após Margot Lee Shetterly contar suas histórias no livro homônimo. Agora você também pode conhecer e apreciar o legado e ensinamentos dessas super mulheres assistindo ao indicado ao Oscar estrelado por Taraji P. Henson, Janelle Monáe e Octavia Spencer, atualmente nos cinemas. É puro empoderamento!

A escritora Margot Lee, filha de um cientista da NASA, ouviu falar do trio pela primeira vez por meio de seu pai e  foi surpreendida pela trajetória dessas mulheres. Ela ficou igualmente surpresa pelo fato de nunca ter ouvido falar em outro lugar sobre a enorme contribuição delas à história. Então, em 2010, ela começou a escrever seu livro, onde nos conta como quando computadores eram cargos de pessoas e não máquinas e Exatas era um campo dominado por homens. Além da história sobre como três mulheres negras, num estado americano segregado, ajudaram um país a alcançar as estrelas e o sucesso pela capacidade de fazer um excelente trabalho, independentemente de gênero ou raça.

Katherine foi tão brilhante em seus cálculos e contribuições, que não só cooperou na chegada do homem à Lua, como também virou nome de prédio no complexo da NASA e ganhou a Freedom Medal do ex-presidente Barack Obama. Dorothy foi pioneira em programação no surgimento do IBM e tornou-se a primeira supervisora negra da NASA. Mary, por sua vez, batalhou para atingir o cargo de engenheira, no qual também foi a primeira, e trabalhou iniciativas para empoderar as mulheres no mercado de trabalho.

estrelas além do tempo 1

As brilhantes mentes das 3 mulheres negras que inspiraram o filme “Estrelas Além do Tempo” – Foto: How Stuff Works

Apesar das lindas mensagens de esperança, união, empoderamento e do bom humor, o filme também deixa bem claro que não foi nada fácil para elas alcançarem um patamar de igualdade e respeito. Por isso, nós do Superela separamos algumas dicas dessas espetaculares mulheres para inspirarem você na procura de emprego e sucesso na carreira profissional.

10 dicas profissionais para aprender com Estrelas Além do Tempo

1. Estude e procure soluções ao invés de problemas

Dorothy logo percebeu que o próximo passo da empresa seria usar as máquinas da IBM. Ela adaptou-se e foi atrás de aprender como usar as máquinas e manter seu emprego, e de muitas colegas, mantendo-se valiosa para a empresa. Eventualmente, foi isso que garantiu à ela sua merecida promoção (veja dicas aqui).

2. Confie no seu taco e peça sua promoção

Dorothy tinha todas as responsabilidades de uma supervisora, mas não tinha o cargo nem o salário de uma. Completamente ciente disso e de sua capacidade para fazer o trabalho, ela não hesitou em pedir para ser promovida por sua chefe.

3. Só porque é como as coisas são, não quer dizer que seja como elas devam ser

Não havia mulheres em reuniões. Não havia negros nas universidades. Mulheres não trabalhavam para sustentar suas famílias. O que se considera normal está em constante mudança. Questione o que não te parecer fazer sentido. Ofereça novas soluções e assuma tarefas que sinta confiança em desempenhar. Mary sabia que tinha capacidade para ser engenheira e não aceitou o fato de o curso que queria fazer estar disponível apenas para brancos. Ela lutou para ultrapassar as barreiras e criar precedentes.

10 Dicas Profissionais para aprender com "Estrelas Além do Tempo" 2

Foto: Fox Filmes

4. O tal do “fora da caixa”

O primeiro passo sempre será fazer o que lhe foi pedido com qualidade. Num segundo momento, no entanto, pergunte-se como pode ir além do que lhe foi solicitado no trabalho. Se pedirem por uma ideia, tente pensar em duas. Se o objetivo for analisar uma proposta, procure analisar além dos pontos estipulados. Katherine não viu apenas números, ela viu além deles.

5. Acredite no seu potencial

Todas passamos por momentos de dúvida ou insegurança, principalmente quando enfrentamos algo novo, como a tarefa de Katherine. Não há nada de errado nisso – nem em buscar uma força e motivação em suas amigas ou colegas. Mantenha a cabeça erguida, confie quando disserem que você consegue fazer o trabalho e não deixe-se levar pela Síndrome do Impostor (a gente contou aqui o que é isso).

Taraji P Henson GIF - Find & Share on GIPHY

6. Elimine o preconceito

Seja você quem for, foque em saber se você mesmo ou seu colega conseguirá entregar o trabalho ou não. Foi isso que os funcionários da NASA pensaram no momento em que precisaram de alguém para elaborar cálculos até então inexistentes. Não foi momento para ficar se preocupando com nada além de créditos profissionais ou acadêmicos, assim como sempre deve ser. Como a própria atriz protagonista do filme, Taraji P. Henson diz: Mentes não têm cor.

7. Conheça sua equipe

Dorothy soube quem indicar à vaga na Missão Espacial e isso foi benéfico para ambas. Sendo você uma supervisora ou não, conhecer quais são as personalidades e conhecimentos das pessoas de sua equipe será de ótima ajuda. Num cargo de chefia, a distribuição de tarefas fica mais fácil e o desempenho da equipe só ganha com isso. Se ainda não chegou ou não pretende chegar lá, poderá saber quem procurar na hora de encontrar alguém com quem dividir projetos ou esclarecer dúvidas, por exemplo.

Taraji P Henson GIF - Find & Share on GIPHY

8. Opine

Há formas e formas de desempenhar um trabalho ou vendê-lo, porém, assumir autoria dele e opinar sobre o mesmo tem que ser uma constante. É comum que você seja mais introspectiva e prefira falar em reuniões somente quando julgar necessário, mas, muitas vezes, espera-se de você uma atitude mais pró-ativa e que divida mais com os outros como vai o andamento de um projeto ou até mesmo o que acha de um projeto alheio. Falar em voz alta uma ideia para uma única pessoa já dá mais espaço para crescer do que guardá-la para si.

9. Não tema o pioneirismo

Se todos temessem fazer algo nunca antes feito, o que seria de nós? Como se diz no filme, quem chega lá primeiro, cria as regras. Não mate sua ideia por ser a primeira, mas empolgue-se em poder ser uma agente da mudança. Você só terá que fazê-lo uma vez.

10. Ninguém disse que será fácil

É comum ouvirmos sobre diferenças de pagamentos, hostilidade, preconceito, racismo assédio e muitos outros obstáculos no caminho profissional de uma mulher. Por mais dicas que se leia, alguns problemas continuarão tomando nosso tempo e energia. Mas lembre-se de que não está sozinha. Há milhares de mulheres como Katherine, Dorothy e Mary em quem você deve se inspirar e que tiveram força para superar todas as adversidades. Elas conseguiram e você também conseguirá.

10 dicas profissionais para aprender com "Estrelas Além do Tempo" 6

Foto: Fox Filmes

Gostou das dicas e do filme? Compartilhe conosco as outras lições que extraiu de Estrelas Além do Tempo ou proponha discussões sobre o filme no Clube Superela.


Vamos aconselhar a Camile?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)