O que você procura?

* Reportagem de Carina Caldas e Marcela De Mingo

Em outubro do ano passado, a estreia da LAB, do rapper Emicida e o irmão Evandro Fiotti, foi o pontapé inicial para um caminho de mais diversidade no SPFW. Duas edições depois, a marca permanece forte e de novo, fez o desfile mais comentado da temporada. Os irmãos assumiram totalmente a direção criativa da LAB, o que resultou em um casting lotado de representatividade e looks que uniram a alfaiataria à cultura das ruas, do hip-hop.

Mas, e daqui para frente? Como a maior semana de moda do Brasil pode refletir ainda mais a pluralidade do país? Veja as respostas dos nossos entrevistados sobre o evento:

4 iniciativas para aumentar a diversidade no SPFW:

01. Dar mais espaço para marcas novas

diversidade no spfw

Imagem: Reprodução/ Vitória Kanaan

No quarto dia de evento, cinco marcas vão estrear na passarela. O Top Five, desfile coletivo da Borana, Kalline, Karine Fouvry, LED e Vankoke é uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) para dar mais visibilidade à novos empreendedores regionais. A iniciativa é boa, mas o público quer ver mais! Emily Dias e Vivianne Pinto são as estilistas da Villô Ateliê, uma marca baiana que faz peças de luxo em crochê. Elas nos contaram que adorariam ver os looks da Villô no SPFW, e nós que vimos de pertinho podemos confirmar que o trabalho é incrível!

diversidade no spfw

Imagem: Reprodução/ Nátaly Neri

A Nátaly Neri, youtuber e cientista social, é uma das girl crushes da nossa equipe. Nós ficamos ainda mais apaixonadas quando ela deu este depoimento super forte sobre a semana de moda: “O SPFW precisa sair da Oscar Freire e trazer outras narrativas, trazer pessoas que contam outras histórias através da moda e tornar isso aqui a semana de moda de São Paulo real, não a semana de moda da Oscar Freire.”

02. Ser aberto ao público

diversidade no spfw

Imagem: Reprodução/ Vitória Kanaan

“O SPFW é um evento elitista, parece que só a classe média consome moda.” Segundo Rafael Vidalles, o desfile da LAB é importante, mas não é o suficiente. A marca pode até contribuir para aumentar a diversidade no SPFW, já que a questão das minorias é um ponto importante na escolha dos modelos. Ao mesmo tempo, uma grande parte dessas minoria não pode acompanhar este progresso de representatividade porque que o evento não é acessível a todos.

03. Mais diversidade na passarela

diversidade no spfw

Imagem: Reprodução/ Paula Bastos

Tirando o desfile da LAB, o que a gente observou foi que tanto os convidados quanto os modelos das outras marcas não eram assim tão longe dos padrões. Segundo Paula Bastos, blogueira plus size e ativista, isso afasta o público do SPFW. “As pessoas querem ver, mas tem medo por causa da imagem que passa”. Ela acha que as passarelas precisam refletir mais ainda a diversidade do nosso país para que mais pessoas possam vir e se sentir representadas.

04. Trazer novos artistas

diversidade no spfw

Imagem: Reprodução/ Vitória Kanaan

Moda e música sempre estiveram conectados. No SPFWn44, essa união se confirmou não só pela presença do rapper Emicida. Alguns artistas desfilaram, como MC Carol, e outros se apresentaram nos palcos do evento como Iza e Rico Dalasam. Para Victoria Apolinário e o Raimundo Neto, os shows são tão atrativos quanto os desfiles, mas sabem quem eles queriam ver por lá? Pabllo Vittar! A gente confessa que também teria adorado!

diversidade no spfw

Imagem: Reprodução/ Anna Boogie e Natália Tiano

Outra artista que sentimos falta foi Karol Conka. A gente conversou com a Anna Boogie, stylist da Karol Conka e Natália Tiano, sua assistente, responsáveis pelos looks lacradores da rapper para saber como a música pode contribuir para a diversidade no SPFW. Segundo Anna: “Só da pessoa ser do street, do rap, ela já tem muita informação de moda, porque a moda vem da rua. Então, eu acho que tem super a agregar marcas como a LAB e outras que podem vir pro SPFW. Eu acho demais, eu adoro.”

Imagem de capa: Reprodução/ FFW


Agora que você já refletiu sobre a diversidade no SPFW, que tal responder a uma pergunta no Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤