O que você procura?

Você já parou para refletir que tudo aquilo que consumimos passou por um processo de produção até chegar até nós? Nossas comidas, nossas roupas, nossos carros, nossos móveis… t-u-d-o. Aquilo que a gente vê ali, prontinho, nasceu de alguma outra matéria. E foi alterado por outros seres humanos até virar isso aí que a gente veste, come ou bebe.

Parece óbvio, mas muitas vezes a gente consome diversas coisas que não sabemos como foram feitas. Por isso, elaborei uma listinha com alguns documentários — todos estão na Netflix — que mostram esses processos e que trazem algumas realidades bem chocantes sobre aquilo tudo que nós consumimos.

6 documentários para pensar sobre o nosso consumo atual

Não, você não precisa parar de comer carne, de beber e nem de comprar brusinha na Forever 21. Mas é importante buscar um consumo consciente, sabendo que esses produtos não são simples produtos, mas sim a consequência de um processo capitalista que visa o lucro e nem sempre prioriza o bem estar das pessoas .  Nem das que consomem, nem das que produzem.

documentários para pensar

1. The true cost

Dos documentários para pensar sobre o consumo, este foi lançado em 2015. “The true cost” fala sobre a indústria da moda e como as redes de fast fashion — essas lojas com modelos rápidos de produção — exploram os funcionários de suas fábricas ao pagarem salários abusivos, em condições subumanas, para aumentarem os lucros.

O diretor Andrew Morgan mostra essa produção massiva e globalizada em países como China, Vietnã, Índia e Bangladesh. Também traz depoimentos de mulheres exploradas nesses ambientes, recebendo pagamentos com valores muito baixos para conseguir manter essa produção alta e desenfreada.

Com certeza vai te fazer refletir sobre o valor das peças que nós usamos. Será que vale a pena pagar tão pouco dadas às consequências na vida de outras pessoas?

2. Cowspiracy

Esse é um dos documentários para pensar sobre o consumo de carne mais famosos! Acho que todo mundo precisa assisti-lo —  mesmo que sem a intenção de se tornar vegetariano ou vegano — mas para pelo menos saber como a nossa comida chega no nosso prato e as consequências disso para o nosso planeta.

O ponto principal do filme é mostrar como a criação de animais para abate e a pesca predatória estão acabando com a Terra por conta do desmatamento, da poluição das águas e da extinção das espécies.
Também mostra como essas grandes organizações ambientais — como a Greenpeace — deixam de lado algumas questões essenciais da preservação por medo de encararem a indústria agropecuária.

3. The truth about alcohol

Apresentado pelo médico Javid Abdelmoneim, esse documentário traz várias questões sobre o efeito do álcool na nossa saúde, como a conexão entre o consumo de bebidas e o surgimento de câncer.

O que eu mais gostei em “The truth about alcohol” é que analisa vários mitos conhecidos sobre o consumo de álcool e testa quais deles são verdadeiros ou não — como aquela coisa de que fazer uma refeição antes de beber te deixa menos bêbado.

É bacana porque não é hipócrita, tipo “parem de consumir álcool para sempre”, mas traz sugestões de como beber sem causar tantos danos para nós mesmos.

4. Resistance

Resistance é mais um dos documentários para pensar que tocam em um tema delicado: os antibióticos! Lançado em 2014, o documentário mostra o declínio na eficácia desse tipo de medicação e o aumento de micróbios resistentes às drogas.

Eles trazem vários depoimentos de pessoas que sofreram com doenças que não foram curadas por conta dessa resistência. Também apontam o uso exagerado dos antibióticos como um dos motivos para isso, assim como a aplicação de antibióticos em animais — que são consumidos por nós posteriormente.

5. Hot girls wanted

Hot girls wanted virou um verdadeiro clássico da Netflix! O filme fala sobre o mercado do pornô amador e como meninas jovens são atraídas para esse tipo de trabalho.

Eu sei que não é nenhuma novidade que essa indústria é extremamente abusiva. Porém, causa muito incômodo ver garotas tão jovens caindo numa verdadeira armadilha. Os recrutadores prometem uma chance de carreira que acaba durando apenas alguns meses. Afinal, nesse negócio o consumidor se cansa rápido das caras novas.

E aí as meninas se veem perdidas, cansadas fisicamente e mentalmente. É triste e essencial para quem consome esse tipo de conteúdo começar a repensar como esses filmes são feitos e a consequência disso na vida dessas garotas.

6. E, por fim, mas não menos importante: Minimalism

documentários para pensar

Imagem: Reprodução/Netflix

Depois dessa surra de produtos que a gente deveria repensar ao consumir, trago essa sugestão de um dos documentários para pensar sobre… tudoooooo o que a gente compra. E, é claro, o porquê da gente ter essa mania de querer mais e mais.

O filme mostra pessoas que fazem uma crítica ao consumo exagerado como forma de felicidade. Também  mostra que é possível se desfazer daquilo que não é necessário para viver bem. Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus — os dois personagens principais — eram dois caras com carreiras bem sucedidas que não se consideravam felizes. Eles passaram a procurar um sentido maior na vida, além daquela coisa de ter um bom salário para comprar mais e mais coisas.

Faz a gente pensar um pouco melhor sobre a necessidade de ter sempre mais e é uma ótima forma de finalizar essa lista!

Imagem: Reprodução/Netflix


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)