Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quando a gente fala de peso, ‘emagrecer’ é sempre palavra de ordem. Se vemos a fotos de uma amiga que afinou, o nosso primeiro impulso é falar é falar ‘nossa, como você tá magra’, e perguntar o que ela tem feito pra ficar com ‘esse corpão’. Acontece que nós mesmas precisamos começar a quebrar esse padrão de beleza na nossa mente e parar de acreditar que o emagrecimento é a solução para os nossos problemas.

Uma história que chamou a minha atenção esta semana é a da Nara Almeida. Ela publicou uma foto no Instagram contando que estava muito chocada ao ver o tanto de gente perguntando o que ela fez para emagrecer – na rede social, ela tem postado fotos em que aparece de biquíni, com a cintura bem fininha e até as costelas aparentes.

O que passa despercebido – apesar de estar, literalmente, na cara – é a sonda que Nara tem presa ao nariz. Isso porque ela está lutando contra um câncer de estômago, e o seu emagrecimento é um resultado da doença – ela não consegue comer nem beber líquidos e está muito abaixo do seu peso.

Tô chocada com a quantidade de DIRECTS que recebi de meninas perguntando qual dieta eu fiz pra ficar magrinha assim, todas elogiando afirmando que estou com o corpo dos sonhos! Gente pelo amor de Deus FOTO ENGANA e engana muito! Nas fotos parece que estou super saudável, magra, gostosa.. mas a realidade é que estou muito abaixo do meu peso, me sinto cansada, estou com anemia e varias outros problemas, só eu sei o quanto estou debilitada. Não consigo me alimentar mais, até a água que eu tomo coloco pra fora em questão de minutos, meu estômago não processa nada! Hoje o que me mantém viva é a sonda que faço alimentação via enteral. O preço que tô pagando pra ter esse corpo que vocês consideram dos “sonhos” é muito alto. Pra quem não entendeu ainda estou com CÂNCER NO ESTÔMAGO e estou lutando a 3 meses pela minha saúde, todo dia é uma batalha diferente, tenho vividos os piores dias da minha vida, dias de enjoos, náuseas, dores fortes, agonias. As vezes me pergunto de onde consigo arranjar tanta força pra superar todos os dias esses problemas. Saúde é tudo! O importante não é ter um corpo dos sonhos mais sim um corpo forte e saudável. Hoje foi o último dia q tive pra fazer uma das coisas q mais gosto de fazer que é ir pra praia, segunda começo meu tratamento é não vou poder pegar sol, nem frequentar locais que tenha muita gente e etc.. enfim parem de desejar os corpos alheios, fiquem felizes com a vida e o corpo de vocês. Obrigada mais uma vez pelo carinho e apoio. 💐💕 #cancer #fotoengana #vivasuavida #saude #outubrorosa

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara) on

O emagrecimento vs. O interesse pelo próximo

Qualquer pessoa verdadeiramente interessada por Nara perceberia no seu emagrecimento um sinal da sua doença. É claro que ela não é obrigada a esconder o próprio corpo ou ter vergonha de si por causa disso – pela contrário, ela precisa encontrar incentivos para continuar lutando, precisa aproveitar os momentos ao máximo, independentemente de estar doente ou não.

Mas essa obsessão com um padrão de beleza fez com que as pessoas parassem de prestar atenção na Nara e focassem no tamanho da sua cintura. Como se a cintura magra dela fosse algo que todas sonham em ter e que todas precisam para ser feliz.

Desde o começo do ano eu vinha sentindo muitas dores do estômago, e vivia de uma semana me sentindo bem e na outra me sentindo mal e tinha q ficar na cama, vomitava tudo, tomava remédio e tudo ficava bem novamente e eu voltava com minha vida normal de trabalho. Depois da minha última viagem no começo de junho comecei a me sentir muito mal voltei no meu médico e como eu já tinha o diagnóstico de úlcera queria voltar a fazer o tratamento, comprei todos os remédios e não melhorava, pelo contrário sentia mt dores quando tentava tomar os antibióticos e tudo q comia vomitava, lembro q vomitava até a água de côco, os dias foram passando e eu achando que estava melhorando só que cada noite eu sentia dores mais fortes, as náuseas começaram a ficar mais fortes e já não dava pra disfarçar. Eu me sentia cansada só de levantar da cama, tudo parecia não ter fim, sentia tanta dor q ficava horas no chão do banheiro com água bem quente e ouvindo música pq isso de alguma forma aliviava um pouco. No dia 27 de julho durante o banho senti uma dor mt forte e apaguei, fiquei uns 19 minuto apagada e acordei mt fraca, já fazia dois dias q n comia nada e lembro q quando sai do banho me sequei e olhei no espelho e nunca vou esquecer do susto q levei quando vi meu estado, pq estava mt mt magra foi quando tirei essa foto pq não acreditava q tinha perdido tanto peso em tão pouco tempo, logo liguei pro meu médico que me aconselhou a ficar internada. Ele conseguiu uma vaga pra mim em um hospital no outro dia. No hospital passei 3 dias sem comer, fizemos exames e logo descobri que tinha um tumor, só que eu sou mt lesada kkkk não entendia mt e achava q era só um tumorzinho que ia operar e q logo logo estaria de volta nos meus rolezinhos, mal sabia eu que agora q ia começar a batalha mais doida da minha vida. Tive q passar mais um tempo no hospital nutrindo pra fazer a cirurgia, como Tenho certeza que Deus me preparou pra viver todos esses momentos tenho tido ajuda de pessoas especiais que não medem esforços pra fazer eu me sentir a pessoa mais cuidada do mundo. A vida é um mistério, uma luta, temos q ser fortes.✨Vai ficar tudo bem! N cabe mais nada aqui 🙁 #inspired #fé #evolution

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara) on

Mas, mais do que ter uma cintura fininha ou uma história incrível de emagrecimento, é importante ter saúde. E todos os dias Nara conta em sua página o quanto tem lutado pela sua. A questão do padrão de beleza é limitante por causa disso: as pessoas estão dispostas a ficarem doentes para ter o corpo que elas consideram ‘perfeito’.

Na hora de ficar com a cintura fina para colocar um biquíni na praia, as mulheres topam passar fome, fazer jejum, e eu já ouvi até gente que comemorou uma virose, porque ajudou a perder uns quilinhos.

A saúde é mais importante

A gente pode falar isso milhares de vezes, mas, infelizmente, você mesma precisa entender que a sua saúde é mais importante do que o número que aparece na balança. Mc Carol sempre faz o que pode para mostrar que o seu peso nada tem a ver com o quanto ela é saudável e essa é apenas uma das mulheres que tem feito um trabalho pesado para criar um ambiente mais ‘body positive’.

Isso significa que existem mulheres por aí, como a modelo Ashley Graham, que usam as redes sociais para incentivar as mulheres a amarem os seus corpos e se sentirem confortáveis na própria forma. É claro que isso não significa que você precisa se conformar com o corpo que tem.

A Carina, parte do nosso time Superela, já comentou que o feminismo dela não a impede de querer emagrecer, mas ela quer emagrecer por si mesma, por uma questão de saúde e para ter um corpo em que ela se sinta mais confortável, e não para atender a um padrão que faz mal para todas nós.


O que você acha desse assunto? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)