O que você procura?

Seja por falta de informação, ou por desconforto mesmo, as mulheres são perturbadas por dúvidas sobre menstruação. E olha, isso não me espanta. Como o incentivo ao conhecimento do nosso próprio corpo não é lá essas coisas, e falar sobre “estar naqueles dias” ainda é um tabu gigantesco, ficar sem saber uma coisa ou outra sobre todo esse processo é bizarramente normal.

Mas eu quero acabar com isso hoje. Ou pelo menos induzir a todas vocês, leitoras poderosíssimas, a largarem todo esse pudor de lado e procurar o máximo de conhecimento sobre si mesmas o possível. E olha: euzinha aqui mesma, enquanto pesquisava para chegar até essa pauta, solucionei VÁRIAS dúvidas sobre menstruação que eu MORRIA de vergonha de perguntar. Aliás, tudo isso começou porque eu me peguei pesquisando uma delas ao invés de perguntar à minha mãe se ela já havia passado por algo parecido.

dúvidas sobre menstruação

Enfim, acontece, né? O trabalho aqui é conjunto, moçada! Vou responder às perguntas que julgamos mais embaraçosas, mas é claro que por trás dessas existem trocentas outras! Então bora montar uma força tarefa e passar a compartilhar sabedorias, experiências e dúvidas nos comentários? Bora!

Tá bom então:

 5 dúvidas sobre menstruação que você tem vergonha de perguntar

dúvidas sobre menstruação

1. Por que a menstruação tem um cheirinho desagradável?

Ó, precisei da ajuda do ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli pra conseguir responder a essa pergunta. Para quem quiser acessar a sua entrevista completa para a Vix, é só clicar aqui. Enfim, o cheirinho que vem junto com a menstruação acontece em função da descamação do endométrio. Até esse tecido ser expelido do corpo pela vagina, pode ser que este entre em processo de decomposição e necrose, mas isso é NORMAL. Afinal, ele é orgânico e, assim como os demais tecidos de nosso corpo, possui um “princípio, meio e fim”.

Agora, esse cheirinho pode ficar mais forte por alguns motivos à parte. O mais comum tem a ver com o fluxo e com o tempo de uso do absorvente. Quanto mais intenso for o fluxo, maiores são as chances de grandes concentrações de sangue no absorvente. E aí, se você demora mais que o normal para trocar o absorvente, o cheiro ficará mais forte e concentrado. Afinal, a decomposição do tecido continuará acontecendo, só que em um lugar abafado, e que ainda mantém contato com a pele.

E ó, uma solução boa pra isso tá no famoso copinho, viu? Ou, para os mais íntimos, Coletor Menstrual. Fiz um texto sobre ele há um tempinho. Se quiser saber mais sobre ele, é só vir ler aqui!

Para ambas as explicações que dou aqui em cima, vale ressaltar uma fala do ginecologista que é a seguinte:

Existem pacientes que acham que o odor é muito forte, mas na verdade é normal. Existe a individualidade da menstruação e do olfato, que pode causar essa confusão. O que é muito forte para uma pessoa, pode ser natural na avaliação de um médico especialista“.

Só que aí é que vem o pulo do gato: depois de ler isso tudo, você ainda não acha esse tal cheirinho forte tão normal, e ele costuma te incomodar MUITO. Pois então: nesse momento, é essencial que você procure por uma ginecologista que possa te ajudar. E aí a gente faz um combinado: eu continuo a te contar o que é que pode ser esse cheirinho depois que cê marcar uma consulta com ela, beleza? Tão tá.

~ esperando ~

Ok! O Dtr Borreli aponta para algumas possíveis causas para esse cheirinho tão estranho. Elas são:

  • Presença de bactérias “incomuns” no canal vaginal: a interação dessas bactérias com o tecido vaginal causam um odor desagradável, mas elas não tem NADA A VER com a menstruação em si. O cheirinho de peixe podre não aparece porque você “está naqueles dias”, mas sim porque está com alguma infecção como Gardnerella, Vaginose Bacteriana, e por aí vai. E é por isso que ir até o médico é tão importante. Lá ele fará um exame que te ajudará a descobrir o que que tá rolando com o seu corpo.
  • Objetos que ficaram “presos” no canal vaginal: são os casos de quem usa o absorvente interno, por exemplo. Não é normal mas, pode ser que alguns pedacinhos dele fiquem dentro da vagina na hora em que você retirá-lo. E aí esses pedacinhos, orgânicos, também entram em decomposição. O mesmo vale para a camisinha e qualquer outro corpo estranho que fique ‘por lá’.

2. Por que sentimos muitos gases enquanto estamos menstruadas?

 

dúvidas sobre menstruação

Das dúvidas sobre menstruação, essa é uma das mais recorrentes, né? Isso tem a ver com toda a alteração hormonal que o nosso corpo sofre durante a menstruação. No início do fluxo, uma substância chamada prostaglandina é liberada pelo endométrio. Essa danadinha é uma das grandes responsáveis pela menstruação, porque é ela quem provoca a contração do útero.

Só que, além de nos proporcionar aquelas cólicas maravilhosas, a prostaglandina também aumenta os movimentos do intestino, e é aí que tudo desanda mesmo. Então sim, em períodos em que a produção dessa substância fica mais alta, é normal que ocorram gases, Diarreia e até mesmo sangue nas fezes.

Mas aí, né, mais uma vez, te digo que procurar por orientações de uma profissional é ideal, ainda mais nesse caso. Afinal, a cólica pesada e os gases podem ser sintomas de outras coisas também, como a Endometriose, por exemplo. Então é claro que a gente pode tirar uma dúvida ou outra para ficarmos mais tranquilas, mas é bom ter em mente de que cada corpo tem um tipo de reação, e que o que é normal pra mim pode não ser pra você!

Então se cuida, menina!

3. É normal sentir um pouquinho de coceira na entrada da vagina durante a menstruação?

dúvidas sobre menstruação

Olha, é relativamente normal. Afinal, nossa “amiga” fica um bom tempo mais abafada e em contato direto com o absorvente. Tudo isso contribui para que o ambiente lá embaixo fique mais quentinho e ‘sufocante’, podendo causar aí uma coceirinha ou outra.

Agora, se a coceira estiver DAQUELE JEITO, a situação já não fica tão normal assim. Tente se manter bem higienizada, e procure pela ajuda de uma profissional que possa te examinar e ver se está tudo ‘ok’ com você!

4. O que posso fazer para tornar o sexo durante a menstruação menos incômodo?

dúvidas sobre menstruação

Tradução: não consigo ficar confortável

Olha, a notícia para dúvidas sobre menstruação como essa não é tão boa, mas também não é tão ruim. Não existe receita pronta para isso. Para que o sexo seja menos incômodo, tudo depende de você e de como seu corpo responder aos estímulos. Existem mulheres que gostam de fazer durante o banho com água quente porque relaxa mais. Já outras elegem certas posições que lhes são mais agradáveis, e por aí vai.

Mas uma coisa que você NÃO VAI tirar da cabeça é: tem como sentir prazer transando menstruada SIM! É só bater um papinho com o seu corpo e ver o que ele tá te pedindo!

5. É normal aumentar a libido da mulher durante a menstruação?

dúvidas sobre menstruação

Ó, isso acontece, mas digamos que não é o … normal? Não porque há algo de errado com isso, Deus me livre, mas pelo fato de a recorrência ser baixa mesmo. Só que ó, até mesmo para as mulheres que se encaixam nesse quadro de tesão cabuloso durante a menstruação existe uma explicação!

Essa libido vem láá do seu período fértil, que é quando seu corpo fala assim: MANA, TÔ PREPARADO PRA ENGRAVIDAR, VAI QUE É SUA! E aí é a natureza, né? Você vai ter mais tesão para querer “cruzar” mais. É o jeito que seu cérebro te dá uma mãozinha nesse quesito reprodutório daí. E aí, algumas mulheres sentem essa vontade de transar até mesmo depois do período fértil.

Para as que possuem dúvidas sobre menstruação nesse quesito: sorte suas.

Enfim.. o que aprendemos hoje com esse compiladinho lindo de dúvidas sobre menstruação?

  • Não é pra ter vergonha de aprender sobre o próprio corpo;
  • Não é pra ter vergonha de menstruar;
  • Não é pra ter vergonha de compartilhar dúvidas e experiências cas amiga;
  • Não é pra ter vergonha;
  • Se cuida!

Vlw, flws.

Imagem: Reprodução/Photoblip/Pinterest


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)