Receba nossos e-mails incríveis
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto

Leia temas do seu interesse:

/ /

Os efeitos do estresse no seu corpo e na sua vida

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Vai chegando o fim do ano e parece que você não tem energias para mais nada. De fato, às vezes isso pode ser só um resultado de um ano bastante cheio, mas também pode ser um dos efeitos do estresse. É comum esses sinais passarem despercebidos ou até mesmo serem interpretados como outra coisa (tipo uma alergia de pele) e não cuidarmos da fonte do problema.

Os efeitos do estresse no corpo são tantos, que ele é considerado um dos males do século. Não à toa as pessoas estão sempre em busca de novas formas para relaxar ou ainda de colocar o mindfulness na rotina. Então, é mais do que importante você prestar atenção nos sinais que o seu corpo te dá e agir de forma a minimizar esse quadro.

Sentir os efeitos do estresse uma vez ou outra é normal, afinal, todo mundo tem momentos estressantes no trabalho de vez em quando, mas o problema mora em você estar sempre estressada e não conseguir relaxar. Ou então em não cuidar para melhorar essa sensação. De qualquer maneira, fique de olho nestes sinais:

Cansaço constante

Sim, todo mundo tem aqueles dias de exaustão completa, mas é diferente quando isso é tudo o que você sente. Parece que o seu cansaço não tem motivo e você não sente vontade de fazer nada justamente porque está sempre exausta. Esse também é um dos efeitos do estresse que faz você se sentir cansada mesmo sem nenhuma razão.

Problemas de pele

Sejam alergias pelo corpo ou até espinhas no rosto, é um sinal de estresse quando a pele começa a estourar sem motivo aparente. Claro, tudo isso pode ter uma série de motivos, mas o estresse libera um hormônio no corpo chamado cortisol, que tem o hábito de entupir poros e causar espinhas, por exemplo. Se você está com mais problemas de pele do que o normal, vale a pena investigar com um dermatologista.

Cabelo ralo

O cabelo é uma das partes do corpo mais afetadas por fatores como o estresse. Quando você está muito estressada, é normal ele cair mais e até ficar muito fino e ralo. Mas, não se preocupe, esses efeitos normalmente são reversíveis, desde que você lide com o seu estresse corretamente.

Corpo dolorido

 

Você já acordou com o corpo inteiro doendo, mas não lembra quando foi a última vez que esteve na academia? Além de ser um sintoma de gripe, essas dores no corpo podem ser um dos efeitos do estresse. Como a pessoa estressada tenciona muito os músculos, é comum ela ficar com dor nas costas, nos ombros e trapézio e até ter enxaquecas e dores de cabeça.

Resfriados constantes

Quando o seu corpo está sob muito estresse, ele perde a sua capacidade de defesa – vulgo, você fica com a imunidade baixa – e parece que você nunca se recupera totalmente de um resfriado ou gripe. Ou seja, além de tudo, você ainda tem tosse, febres, coriza e o cansaço extra causado por uma doença como essa.

 

Quando a gente fala que os efeitos do estresse podem afetar a sua vida, é verdade: ele tira a sua energia e afeta a sua autoestima. O pulo do gato, então, é saber identificar quando ele está em níveis acima do normal e tomar as ações necessárias para melhorar a situação. Fazer exercícios físicos com regularidade, tentar dormir 8 horas por noite e comer bem são algumas soluções que podem ser adaptadas no seu cotidiano e mostram um resultado quase que instantâneo. Aprenda a se cuidar e sempre ter energia para fazer o que você quer!

Imagem: Unsplash / Twitter

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!