Emagrecimento: por que você NUNCA deve elogiar alguém que perdeu peso

Emagrecimento parece um assunto comum e super incentivado na mídia (quem nunca pensou em perder uns quilinhos antes do verão?), porém é um tema que, ao mesmo tempo, não pode ser levado assim tão levianamente.
A gente diz isso porque é um fato que toda vez que tem emagrecimento envolvido, rola um elogio também. Do tipo ‘nossa, como você tá magra’. E é verdade que nós, mulheres, achamos que é legal perder peso e que ficamos mais bonitas quando estamos mais magras, mas tem uma pegadinha aí.
É cilada, Bino!: por que não devemos elogiar alguém pelo seu emagrecimento
Os problemas em reconhecer que alguém perdeu peso são muitos, mas a gente pode começar explicando o básico: é um reforço a um padrão de beleza que as pessoas estão lutando muito para extinguir. A magreza só é considerada ‘bonita’ porque os meios de comunicação e a moda disseram por anos e anos que ser magra é ser bonita e que ser gorda é ser feia. Por isso que existem tantos casos de gordofobia no mundo. Ou seja, o primeiro – e principal – motivo para não elogiar alguém pelo seu emagrecimento é porque isso reforça um padrão de beleza irreal.
Listamos, abaixo, mais 4 motivos para você abrir mão disso:
1.A pessoa pode estar doente
A gente nunca sabe o que está acontecendo com as pessoas a não ser que nos interessemos de verdade por elas. A perda de peso pode ser fruto de uma doença, como um câncer, uma intoxicação alimentar, uma endometriose… São muitos fatores que podem acarretar em um número menor na balança, que nem sempre é uma dieta.
2.Ela pode estar em uma fase difícil
Doenças mentais, como a depressão, também podem acarretar em perda de peso. Independentemente do motivo, a gente jamais pode assumir que perder alguns quilinhos compensa não estar bem mentalmente ou passando por algo tão complicado quanto um transtorno alimentar. O que pode ser visto como algo bom pelos outros, para a própria pessoa pode ser uma dor, algo complicado.
3.Ela poder ter perdido peso por pressão
Pense em alguém que a vida inteira foi mais cheinha e ouviu de mãe, pai e tias que precisa perder peso. Ou seja, ela passou anos e anos ouvindo que precisava emagrecer para ser ‘mais bonita’ e até mais desejável para os homens e para o mercado do trabalho. Isso, não necessariamente, significa que ela está perdendo peso porque quer e porque é o melhor para ela, mas sim por se sentir pressionada pelas outras pessoas.
4.Para ela não achar que só é bonita magra
Historicamente, as mulheres fazem um link mental, que diz que elas precisam emagrecer para se sentirem bonitas. Isso é uma ligação com aquilo que a gente falou ali em cima: por causa de um padrão de beleza muito defendido no mundo, ela acredita que só vai ser bonita quando for magra, e isso não é verdade.
Claro, a gente precisa deixar bem claro aqui que se for uma escolha da mulher ou uma questão de saúde, a mulher pode, sim, perder peso. Mas essa é o ponto principal: tem que ser uma escolha dela e tem que ser de maneira saudável, acompanhada de um nutricionista. Emagrecimento não é brincadeira e pode mexer muito com o corpo e o seu funcionamento. Por isso, quanto mais saudável for sua perda (ou não) de peso, melhor. No mais, o que a gente precisa sempre reiterar é que emagrecer ou não é uma escolha da mulher, hoje e sempre – e ninguém tem nada que dar opinião sobre isso.
Imagem: Reprodução