Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Big Brother Brasil é um programa que todo mundo acompanha, de alguma maneira, nem que seja apenas pelas hashtags do Twitter. Emilly e Marcos são o destaque desta edição, que parece ter na sister a sua única personagem forte (e polêmica).

Porém, por mais que Emilly e Marcos sejam parte de um jogo e de um reality que tem todo um objetivo (que, com certeza, não é só encontrar um namorado), precisamos pensar na forma como o relacionamento dos dois acontece na frente da TV e, infelizmente, temos que dizer que esse é, sim, um relacionamento abusivo.

A maneira como os dois conversam e, principalmente, o jeito como o brother atua com a namorada – explicando coisas de um jeito paternalista, cobrando dela um conhecimento sem sentido e até tirando a tabuada da mulher – mostram que o seu foco é provar que ele é mais inteligente do que ela, que seria ‘mais burra’, mesmo não usando diretamente esses termos.

[ulp id=”v2eIxIAR3Ob2LsiR”]

Se você não acredita, temos aqui algumas provas de que o namoro de Emilly e Marcos é abusivo:

1.Ele usa o sexo como justificativa

Em uma DR recente, a participante perguntou para o namorado quais eram as suas características, e ele respondeu ‘Você beija bem, transa legal’. Tudo bem, em um nível ou outro, todo mundo quer saber se é bom na cama, mas a questão é que definir o beijo ou o sexo como uma característica positiva, mostra uma visão muito objetificada da mulher. Ela é vista, em primeiro lugar, como um objeto sexual e, em segundo, como um indivíduo que merece respeito e tem os seus devidos créditos.

2.Ele questiona a inteligência dela

Marcos mais de uma vez questionou a inteligência de Emily fazendo perguntas sobre a tabuada e a fazendo duvidar das próprias respostas. Mesmo que não diretamente, essa com certeza é uma forma dele desmerecer a inteligência da sister. Vamos combinar que ninguém precisa saber a tabuada do 9 de cabeça, tantos anos depois de sair da escola.

3.Ele faz o jogo do ciúmes

Emilly e Marcos são praticamente um triângulo amoroso com Vivian. Ou, pelo menos, é isso que o médico dá a entender. Ele já usou a outra participante em muitas ocasiões para causar ciúmes na namorada: ele insiste em se aproximar de Vivian quando está com Emilly. Por mais que a gente defenda que em um relacionamento não pode existir nenhum aspecto de controle, que todo mundo é livre para conversar e ter amizade com quem quiser, ele brinca com os sentimentos das duas, dando em cima de uma quando está com outra, tentando causar ciúmes e aumentado o seu domínio sobre a namorada. Isso não é legal com nenhuma das duas e gera uma sensação de rivalidade entre as mulheres.

4.Ele usa a idade a favor dele

Emilly e Marcos tem mais de 15 anos de diferença entre um e outro, e por mais que idade seja, sim, apenas um número, é um fato que o brother usa isso em sua vantagem: ele tenta provar que a sua experiência é uma vantagem, para mostrar que sabe mais do que ela e que as opiniões de Emilly sobre relacionamentos não são válidas.

5.Ele é machista

Marcos faz questão de ditar regras sobre o que uma mulher pode e não pode fazer (“É feio uma mulher pegar e fazer um drink”) e defende que existem coisas em que elas simplesmente não deveriam se envolver. O nome disso é machismo e é fácil perceber como ele poda a namorada usando o gênero dela como uma forma de fazê-la se sentir mal, inferior.

https://www.youtube.com/watch?v=P-2GmRnf1PA

6.Ele não sabe brigar

Na hora de uma discussão entre Emilly e Marcos é muito fácil perceber que ele não deixa a sister falar e corta os seus argumentos o tempo inteiro. Ele manda ela baixar a voz, parar de gritar, mas não lida com a própria perda de controle da mesma maneira.

7.Ele não é carinhoso com ela (a não ser quando quer sexo)

Outro ponto importante: o médico dificilmente mostra carinho ou elogia a namorada espontaneamente. Ele a critica o tempo inteiro, a não ser quando quer transar. Nesse momento, ele é carinhoso, elogia e sabe como agradar. Caso contrário, ele mantém uma visão negativa pela mulher.

 

O que a gente mais quer com esse texto é mostrar como o relacionamento abusivo é comum, a ponto de aparecer em um programa de televisão em que as pessoas são vigiadas 24 horas por dia. Na televisão, parece que um relacionamento desses é ainda mais visível e escancarado – é o efeito do confinamento frente às câmeras. Quem sabe assim, pelo menos, podemos trazer mais luz para um assunto ainda tratado tanto a sete chaves e que as mulheres usem esse exemplo para saber exatamente o que não merecem e do que devem passar longe.

Imagem: Reprodução/Globo.com


Agora que você já sabe o que caracteriza um relacionamento abusivo, que tal ajudar a nossa usuária respondendo a pergunta abaixo?

@ load more