O que você procura?

Eu sei, chiquita, você já cometeu esses erros. E é justamente por isso que esse artigo foi escrito. Veja os erros que as mulheres cometem no amor.

A felicidade existe! O amor é lindo! Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Todas essas são frases certas que você, talvez, tenha acreditado um dia e hoje, já não acredita mais. Muita coisa aconteceu em sua vida, eu sei. O que precisamos entender agora são alguns erros que você anda cometendo e não está percebendo.

E você não percebe, justamente porque muita coisa mudou. A sua vida mudou, você mudou e não entendeu que tudo isso aconteceu. É normal. Por conta dessas mudanças, você fica perdida e, todas as vezes que tenta se relacionar com alguém diferente, você acaba caindo no conto do vigário, ou seja, você se deixa enganar pelo o que ele diz para você. É quando você pensa “Eles são todos iguais”. Porém, muita atenção, pois eu disse, que você se deixa enganar e não que ele engana você.

Você se deixa enganar por causa desses 4 erros que você teima em cometer no amor, no relacionamento. Você entra em um relacionamento, sai; entra em outro, sai; entra em outro, sai e não percebe que nada mudou. Você continua cometendo esses 4 erros no amor.

Bora dar um ponto final nesses erros e Bora Ser Feliz!

Erros que as mulheres cometem no amor

Erro #01: você não sabe o que quer no amor

erros que as mulheres cometem no amor - 2

O primeiro erro é clássico. Muitas chiquitas de mi corazón, como são conhecidas minhas clientes e as mulheres que participam do grupo Bora Conversar – se você ainda não participa, clique aqui para participar –  não sabem o que querem, em um primeiro momento. Muitos de nós não temos a menor ideia do que queremos para a nossa vida, quem dirá para o amor.

“Sei sim, Márcio. Eu quero ser feliz e
ficar com um homem que goste de mim!”

Quem não quer isso, não é, chiquita? A grande questão aqui é que quanto menos detalhista você for, quanto mais genérica você for em sua comunicação com você mesma, menos você sabe o que você quer. Não há nada errado em você se deixar levar, se essa for sua proposta de vida e você quiser isso para você. Abrace e seja feliz. Agora, se deixar levar por pensar que você acha que sabe o que quer pode ser um equívoco e tanto, em sua vida amorosa.

Então, dentro desse ponto, é realmente importante que você saiba aquilo que você quer para você. Bora lá. Quando faço essa pergunta, em meus atendimentos, a resposta mais ouvida é a que foi colocada acima, “ser feliz e ficar com um homem que goste de mim”. Há quem seja mais detalhista e diga “Quero um homem carinhoso, um homem que cuide de mim, um homem que me respeite, que me ame, que seja trabalhador, que seja fiel, que seja lindo…” e por aí vai.

Existem um enorme erro e que pode minar a sua felicidade no amor. Entenda que procurar o homem que você quer, é totalmente perfeito. Você sabe o que está buscando. Você sabe o que você quer TER. Ainda assim, existe algo muito mais importante antes do TER. O SER!

Você já parou para pensar que a grande maioria das pessoas que ganha muito dinheiro, seja em loteria, seja em um reality, uma herança ou qualquer outra coisa que venha fácil para ela, acaba perdendo tudo depois de um tempo?

Sabe por quê? Porque elas só TÊM dinheiro. Só isso. Elas não sabem lidar com ele. Elas não SÃO pessoas ricas, financeiramente falando, de fato.

“Márcio, o que dinheiro tem a ver com amor?”

O que eu quero dizer com isso, chiquita, é que se você não sabe o que quer no amor, nunca vai saber quando tiver. Simples e direto.

Agora, o mais importante de saber o que se quer não é o que você espera do outro, o mais importante é saber o que você espera de você. Não podemos mudar as pessoas. Podemos mudar a nós mesmos para alcançar nossos objetivos. É disso que se trata o seu primeiro erro no amor, esperar demais dos outros e fazer muito pouco por você. Esperar que o outro faça você feliz quando nem você se faz feliz. Você quer TER felicidade, sem SER feliz. Dá para entender o que eu estou querendo dizer, chiquita? Você está seguindo o processo contrário. Quando você começar a SER uma mulher segura, que se ama, que sabe o que quer, você se valorizará e mandará alguns caras que você se relaciona para bem longe de você.

Então, o que você quer no amor, chiquita?

Erro #02: você acreditou que amar é sofrer e que amor rima com dor

erros que as mulheres cometem no amor - 3

Chiquita de mi corazón, a pior rima que existe nesse mundo é amor e dor. E amar não é sofrer, como diziam os mestres da bossa-nova.

Sabe aqueles dias que você fica mal? Você se pega triste, chata, entediada e sem saber o porquê de tal sentimento? Eles se repetem muito em sua vida? Hummm…. você se compara com suas amigas ou com as pessoas que admira? Você olha para elas e vê que todas elas são felizes enquanto sua vida continua nesse buraco de infelicidade? Enquanto a vida delas parece ser um mar de rosas, sua vida parece estar cada vez mais sem saída?

Quer entender o que está acontecendo com você? E qual a razão de você sempre ficar na bad sem motivo aparente?

Eu vou te contar um segredinho…

Imagine que você está passeando em uma estrada, de dia. Essa estrada, no entanto, não é aberta, ou seja, ela não tem um caminho pré-definido. Como não há um caminho estabelecido, o que existe aí é muito mato alto, e que impede você de ver o outro lado. A única coisa que você sabe, é que você precisa passar por esse mato alto e chegar ao outro lado. Então, sem saber qual caminho seguir, você percorre qualquer caminho. Aos trancos e barrancos, você chega ao outro lado. Não tão bem como gostaria de chegar, é verdade, mas chega. Quando você precisa voltar, adivinha que caminho você pega? O mesmo! E sempre que você precisa chegar do outro lado, seja para ir ou para voltar, você pega o mesmo caminho.

O que acontece?

Aquela estrada de mato alto e fechada, agora, tem um caminho. E como você passa muito por ali, ele agora é visível. E sempre que você precisar passar por ali, você vai passar por esse caminho, porque é mais fácil.

“Claro, Márcio. Você quer que eu faça outro caminho,
se já existe um? Pra quê?”

Chiquita, essa estrada fechada é sua mente quando você nasceu. Esse caminho aberto são suas decisões. Você se acostumou a tomar suas decisões assim. Você acostumou com o amor dessa forma. Você acreditou que o amor é dor, que só é feliz quem sofre e por aí vai. E sabe o que acontece quando você conhece alguém diferente? Sua mente trilha o mesmo caminho e você vive de novo, e de novo, e de novo a mesma coisa. Sabe quando isso vai mudar? Quando você decidir trilhar um novo caminho para chegar do outro lado. Por enquanto, para chegar ao amor, você trilha o caminho da dor, da solidão, da insegurança, do medo, do ressentimento, do vitimismo, da culpa, do machismo, etc. Enquanto você continuar por esse caminho que você aprendeu, você vai continuar encontrando os mesmos tipos de homens. Você vai se permitir ser “feliz” através da dor, da insegurança, do medo, do ressentimento, do vitimismo, etc.

Agora, pergunto: isso é ser feliz para você?

Fiz essa pergunta, no Instagram da Sentimento Coaching e recebi essa resposta!

erros que as mulheres cometem no amor - 1

Definitivamente, amor e dor não rimam e não andam de mãos dadas por aí!

Erro #03: você recorre a tudo que é externo a você para ser feliz no amor

erros que as mulheres cometem no amor - 3

Arrumar o cabelo, pintar as unhas, querer ter um corpo que você julga mais bonito, usar uma roupa nova, um sapato novo, tudo isso é externo a você. Tudo isso está fora, no mundo. Para você me entender, vou ser mais claro.

Existem 2 mundos em nossa vida, ou como eu gosto de falar “A foto não é a pessoa”. Esses dois mundos são “a foto” e “a pessoa”.

A foto

A foto é o seu mundo interno. Nele, acontecem as representações daquilo que você vive em seu mundo externo, “na pessoa”. É na foto que passamos muito mais tempo vivendo.

A pessoa

A pessoa é a realidade em si, são os fatos, os acontecimentos livres de julgamentos.

Uma vez explicado o que é a foto e o que é a pessoa, vamos falar desses 02 mundos.

Lembra que eu falei que passamos mais tempo vivendo na foto do que na pessoa? Então, isso porque estamos sempre vendo a pessoa e atuando de acordo com o que aquilo representa para a gente e não à pessoa em si. Para ter certeza de ser entendido, bora dar um exemplo.

Você está saindo com alguém e tudo está muito bem entre vocês. Vocês têm o costume de trocar mensagens por Whatsapp e respondem com certa rapidez à mensagem um do outro. Em um determinado momento, o tique azul aparece e ele não responde. Você, então, começa a mandar mensagem freneticamente sem entender qual o motivo de ele começar a ignorar você. Você se cansa de mandar mensagens, de esperar e decide, portanto, esquecer o cara. Duas horas depois, ele retorna sua mensagem, de um novo número, e diz que teve o celular roubado.

Ou seja, não é o que acontece com você que deixa você feliz, ou deixa você triste. É o que aquilo que aconteceu representa para você que deixa você triste ou feliz. Depois de saber que ele havia sido roubado, você se sente mal pelas coisas que pensou a respeito dele. Ou seja, é sua projeção dos acontecimentos e não o acontecimento em si que deixou você “P da vida” e, depois, se sentir mal.

“Curioso essa coisa de 2 mundos, Márcio, essa coisa de ‘A foto não é a pessoa’. Mas não entendi o elo entre isso e o erro. Me explica?”

Claro, com maior prazer, chiquita de mi corazón. Como o que importa para você é o que aquilo representa e não o fato em si, o terceiro maior erro que você comete no amor é buscar solução para seus “problemas” na pessoa, ao invés de buscar na foto.

A foto é você, seus pensamentos, sua forma de ver o mundo. A pessoa é o mundo em si, as coisas como são, verdadeiramente. Então, quando você busca melhorar sua autoestima com um relacionamento ou busca ser feliz com alguém, sem ser feliz de fato, você está buscando o que só depende de você em fatores totalmente externos a você. Você está buscando a pessoa, na foto.

Isso não significa que você deva criar um mundo paralelo à realidade e viver nesse mundo, como se estivesse em Nárnia. É totalmente diferente! O que você precisa sempre se lembrar é que quanto mais você trouxer a responsabilidade para você, quanto mais a sua foto for pertinente e quanto mais a construção dessa pessoa só depender de você, mais essa foto se tornará a pessoa, e não o contrário.

Quando se sentir mal, entrar em um relacionamento não vai melhorar você.  O que acaba acontecendo é que você potencializa esse seu mal-estar. Isso porque você não está bem e começa a querer somar uma pessoa ao seu mal-estar.

Portanto, chiquita de mi corazón, antes de sair pelos mundos, lembre-se de deixar a sua casa arrumadinha. Antes de encontrar a pessoa, conheça muito bem a foto!

Erro #04: você deixa que as situações controlem você

erros que as mulheres cometem no amor - 4

Uma das inteligências mais utilizadas no mundo atual é a inteligência emocional. Existe uma quantidade muito grande de pessoas que sequer sabem o que significa isso, quem dirá ter algum tipo de inteligência emocional.

As mulheres que sabem o que querem no amor, no relacionamento, tem controle sobre suas emoções e sabem como utilizá-las para alcançar aquilo que querem. É verdade que as mulheres têm maior controle emocional.

Muitas delas, em contrapartida, se deixam levar pelas emoções. É bastante simples você perceber quando alguém está usando sua inteligência emocional e quando não está usando. Bora lá!

Você com certeza conhece alguém que vive pensando mal das pessoas, das situações ou vive reclamando de tudo, certo?

Essas pessoas tem o hábito de pensar de forma negativa, na maior parte do tempo, vide erro #02.

O hábito de ter pensamentos negativos gera dentro de você emoções negativas. Com essas emoções dentro de você, estará mais propensa a fazer coisas que não ajudam você conseguir aquilo que você quer. Isso se você não cometeu o erro #01.

Então, quando alguma coisa acontecer a sua volta, você se deixará levar pelos acontecimentos e irá caminhar contra aquilo que você quer para você. Ou seja, irá contra a sua felicidade no amor. Logo, você está deixando que as situações controlem você e não o contrário.

A vida, o relacionamento, o amor é tudo um jogo de quem controla quem. E não falo de mulher controlar o homem ou o homem controlar a mulher. Falo de você controlar a sua vida, seu relacionamento e seu amor e não o contrário.

“Que massa, Márcio! E como eu faço para estar no controle e não deixar que as situações me controlem?”

Uma das coisas mais desafiadora é viver o presente. Parece até brincadeira, eu sei. Mas a verdade é essa. Viver o presente, estar presente para o presente, estar presente no presente. Para que as emoções não controlem você, essa dica é primordial. Viver cada situação, cada momento de corpo e alma e não estar pensando no que vai acontecer dali a 5 minutos, 5 dias, 5 meses ou 5 anos. Simplesmente presente para o seu presente. É o conhecido tempo de qualidade. De nada adianta estar vivendo o momento pensando se ele vai pedir você em namoro, se ele vai querer alguma coisa depois com você, se depois ele vai fazer isso ou aquilo. Se entregue para o momento e viva. Quer um bom motivo para viver o momento com toda a sua presença e tempo de qualidade? O tempo não volta mais. Aquele momento não vai voltar nunca mais, é único em sua vida. Você até pode viver coisas muito parecidas, jamais a mesma!

Então, vai controlar a situação e viver a seu favor ou simplesmente deixar que as situações controlem você?


Chiquita de mi corazón, esses são os 4 erros que você comete no amor. É realmente importante que você se atenha para eles em sua vida se quer ser feliz no relacionamento, no amor. Eu vou recapitular para você sair daqui com todos eles muito bem lembrados.

  1. Você não sabe o que quer no amor

  2. Você acreditou que amar é sofrer e que amor rima com dor

  3. Você recorre a tudo o que é externo a você para ser feliz no amor

  4. Você deixa que as situações controlem você

Se você perceber, chiquita, esses 4 erros também podem ser vistos como um passo a passo para você começar a ser feliz no amor, de fato, “na pessoa” e não “na foto”.

A partir do momento que você sabe o que quer no amor, deixará de rimar amor com dor, não precisará recorrer a coisas externas para ser feliz e terá controle daquilo que depende de você.

Viu? Simples e direto, não é mesmo?

Ainda assim, se você estiver com dificuldades, saiba que eu posso ajudar você, chiquita de mi corazón. E você ainda pode escolher como. Quer saber?

Você pode se inscrever para participar GRATUITAMENTE do grupo Bora Conversar, onde eu ajudo você a ser uma Mulher Segura e a Tomar Decisões Acertadas para SER Feliz no Amor, no Relacionamento, sem Medo de Ficar Sozinha. Gostou da ideia? Clique aqui para participar do grupo e receber, inteiramente grátis, o E-book “05 Passos para Ser uma Mulher Segura”.

Ou…

Você pode entrar em contato comigo e agendar sua Sessão Sentimental para darmos início ao Programa Bora Ser Feliz. Vou te contar como será esse processo e como iremos modificar toda a sua vida. Clique aqui para agendar sua Sessão Sentimental, AGORA MESMO.

Tá esperando o quê?

Bora Ser Feliz!


Entre os erros que as mulheres cometem no amor qual foi o seu? Comente na pergunta do Clube!


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)