Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ela trabalha, cuida dos três filhos, é muito bem casada e realizada financeiramente e profissionalmente. Ela é a típica Mulher Maravilha. Consegue exercer todos os papeis direcionados a uma mulher com maestria. E tudo isso em cima de um salto alto. Olha, essa frase pode até parecer um elogio, mas acredite: é bem estereotipada.

Antes de tudo, vale lembrar que estamos falando de um estereótipo de Mulher Maravilha, e não da personagem em si. Nós, do Superela, adoramos a super-heroína. O que estamos tentando problematizar aqui é o motivo pelo qual ser comparada a ela, pode ser um pouco ruim.

Por que o estereótipo de Mulher Maravilha pode ser um problema?

Mulher Maravilha

Ser considerada uma Mulher Maravilha é afirmar alguns padrões que vemos por aí. E porque digo isso? Bem, pensa aqui comigo: se a mulher está exercendo todos os papeis possíveis que uma pessoa pode suportar, tá meio errado, não tá? O que vale aqui não é medir sua capacidade e nem nada. Sim, ela é MUITO FODA por conseguir fazer tudo o que precisa fazer, mas ela não deveria estar fazendo isso sozinha.

Mas, beleza. Vamos pegar a mãe solteira, de classe média-baixa, que precisa criar os filhos e trabalhar ao mesmo tempo para sustentá-los. Ela não tem muita opção a não ser assumir todos esses papeis, certo? Bem, caso ela não seja uma viúva, porque ela está fazendo tudo isso sozinha? Aliás: por que é tão normal encontrar várias Mulheres Maravilhas por aí?

A diferença entre a mulher, e a Mulher Maravilha

Mulher Maravilha
Imagem: Bestofpicture

A mulher, ao longo dos anos, foi ganhando espaço no mercado de trabalho, e mais liberdade com relação a seus papeis anteriores. Hoje em dia já é possível escolher entre ser dona de casa, ou seguir uma carreira exemplar, por exemplo. Mas algumas das “antigas obrigações” ainda assim pairam sobre nós. Podemos ter um emprego, mas se qualquer tipo de coisa acontecer com nossos filhos, a culpa será nossa por não estarmos presentes. E veja bem: nossa, não de nossos maridos. É como se nós falhássemos como mães.

“Sua mãe não te deu educação não?”

Mulher Maravilha

Já percebeu que a maioria das mulheres com carreira profissional que são entrevistadas são questionadas sobre como é conciliar trabalho e família? Esse tipo de pergunta é raramente feito aos homens. E aí, essas mulheres, que conseguem se equilibrar em várias cordas diferentes, são a representação mais próxima de uma Mulher Maravilha.

A princípio, pode até parecer um elogio ser associada a uma super heroína, mas o buraco é bem mais embaixo, acreditem. Ser uma Mulher Maravilha é carregar, com sucesso, os fardos antigos, de cunho machista, e novos, de essência feminista. É saber cuidar de tudo ao mesmo tempo sem se descabelar. É assumir o papel de mãe, e pai. E isso não deveria ser assim, sabe?

Eu não quero ser uma Mulher Maravilha. Não quero carregar um fardo antigo de ‘boa mãe’, ‘dona do lar responsável’, ‘esposa exemplar’ e ainda assim trabalhar 12 horas por dia.

Direitos iguais

O que eu quero é que esse estereótipo de Mulher Maravilha se extingua, e um novo apareça: o da mulher, e ponto. O que precisamos é ter as atribuições separadas de forma justa. Uma mãe não deveria ter mais obrigações que um pai. Uma mulher de negócios nunca deveria ganhar menos que um empresário que ocupa o mesmo cargo. Ambos os sexos devem saber cuidar da casa, lavar roupa, passar, cozinhar, trocar fraldas e etc.

Não tem dessa de separar tarefas em ‘coisas de homem’ e ‘coisas de mulher’. Não tem porque existir Mulher Maravilha e Super Homem. Quando há equilíbrio, vulgo, igualdade de gêneros, os fardos se tornam muito mais fáceis de serem carregados.

Imagens: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...