O que você procura?

O cinema é cheio de estereótipos – isso não é nenhuma novidade. Mas é sempre bom a gente falar de novo e de novo dos estereótipos do cinema até que eles deixem de existir e passem a representar a vida como ela é de verdade, ao invés de reforçar papeis de gênero que ninguém quer mais.

A gente explica: a ideia para esta matéria começou depois que vimos alguns comentários no Twitter da artista chinesa Anne Shi, que comentou sobre como toda personagem asiática rebelde na mídia tem uma mecha roxa ou azulada no cabelo. Ao que parece, a cor no cabelo é um dos muitos estereótipos do cinema usados para mostrar que aquela personagem em questão é ‘diferente das demais personagens’.

“O fato de garotas asiáticas na mídia não poderem ser diferentes / rebeldes sem uma mecha (roxa) no cabelo me irrita demais”

A discussão é eterna (e a gente até já comentou sobre o racismo com pessoas asiáticas por aqui), mas o ponto é: de alguma forma, o cinema usa de um símbolo (o cabelo roxo) para marcar um tipo de mulher asiática. É difícil dizer qual a premissa exata usada para isso, mas o fato de o ocidente acreditar que ‘todos os asiáticos são iguais’ pode ser um fator de peso nessa decisão – o que a torna altamente racista.

Pensando nisso, separamos alguns outros estereótipos do cinema que reforçam essas ideias nocivas no nosso dia a dia.

1.O cabelo roxo asiático

Pense na Tina de Glee, na Knives de Scott Pilgrim e até na GoGo de Big Hero 6. Toda mulher asiática ‘rebelde’ tem algum tipo de mecha no cabelo, normalmente na cor roxa. Anne (e muitas outras pessoas) acreditam que isso é uma forma de mostrar que essa mulher sai do estereótipo de mulher asiática passiva, submissa e delicada. Ou seja, é um erro duplo: primeiro por assumir que todas as mulheres orientais são assim e, segundo, por criar um outro estereótipo para identificar quando elas saem do primeiro.

2.A latina caliente

estereotipos-cinema-latina

As mulheres latinas são altamente sexualizadas pelo cinema e a televisão. Elas são vistas como mulheres mais curvilíneas e sexys, altamente provocativas e fogosas. E o mesmo vale para os homens latinos (os ‘latin lovers’).  Fora que personagens latinos normalmente são vistos como pessoas mais pobres – empregadas ou jardineiros, pessoas da periferia – com sotaques pesados e que emigraram para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. E quando não conseguem isso, eles viram membros de gangues e criminosos.

3.A Ex louca

Praticamente toda comédia romântica ou série de televisão tem alguma citação à ou uma personagem que é louca. E, muito provavelmente, essa louca é uma ex-namorada. A ex é vista como a vilã o tempo inteiro e a sua loucura a leva a extremos (por exemplo, ela sempre é uma stalker que sabe tudo da vida do ex e da sua nova namorada). É, literalmente, a personagem de Uma Thurman em Minha Super Ex-Namorada.

4.A bela desengonçada

estereotipos-cinema-desengoncada

Anne Hathaway em O Diabo Veste Padra é o exemplo perfeito desse estereótipo. Assim como em O Diário da Princesa, ela é uma mulher muito bonita e cheia de boas qualidades, mas que está escondida atrás de um look ruim e um cabelo mal hidratado. Ela é desengonçada e meio atrapalhada, e a sensação é que todas nós podemos ser iguais a ela se fizermos uma escova no cabelo e mudarmos o guarda-roupa.

5.O amigo gay

Uma visão altamente homofóbica e preconceituosa da comunidade LGBTQ e um dos maiores estereótipos do cinema. É o amigo gay, o conselheiro de todas as horas, que sabe tudo de moda e que dá as melhores dicas para a protagonista arrasar no look e conquistar o cara dos sonhos. Ele é divertido, canta bem, sabe tudo de cultura pop e adora falar mal das suas inimigas. O Casamento do Meu Melhor Amigo e até Garotas Malvadas lidam com essa ideia.

6.A pixie dream girl

estereotipos-cinema-pixie-dream

É a garota dos sonhos. Uma menina mais superficial e livre, sempre bem-humorada, que ajuda um homem introvertido a sair da sua visão limitada da vida. É a mulher perfeita, que serve apenas como um apoio para o personagem masculino se descobrir e se destacar. O melhor exemplo é a Summer de 500 Dias com Ela.

7.A negra atrevida

Você com certeza já viu uma personagem dessas na televisão ou no cinema. É a mulher negra atrevida e ousada, que sempre faz comentários sarcásticos, não tem medo de dizer o que pensa, é engraçada e vista também como a conselheira da protagonista branca.

8.O asiático nerd

Verdade: em países como a Coreia do Sul e o Japão, os estudos são muito rigorosos (ao ponto de deixar crianças doentes). Mas isso não significa que todo asiático é um nerd que sabe tudo de matemática e não faz nada da vida além de estudar.

9.O negro do gueto

Ele (ou ela!) é forte, tem pinta de mau encarado, não sabe falar com as pessoas com o mínimo de respeito e trata as mulheres ou outras pessoas no geral como pedaços de carne. São os negros das gangues, os criminosos, ou os homens da periferia que descobrem que são bonzinhos, mas que passam por uma provação ao tentar se adaptar a um mundo que não é o deles (entenda: o mundo das pessoas brancas).

10.A princesa indígena

estereotipos-cinema-indigena

Assim como as mulheres latinas, as mulheres indígenas são vistas de uma forma altamente sexualizada. Elas são cheias de atitude e força interna, mas se rendem aos encantos do homem branco. É a história de Pocahontas vista de maneiras diferentes, mas sempre com alguma submissão a um povo que não é indígena. Essas mulheres, historicamente, são vítimas de assédio sexual e abuso por conta desse estereótipo.

Imagem: Reprodução / Scott Pilgrim


 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)