O que você procura?

Quando falamos em colocar experiências de trabalho no currículo, é normal você pensar em trabalhos para grandes empresas, estágios e tudo relacionado à sua área, certo? Por mais que isso seja super recomendado (e possa ser considerado o ‘certo’), não significa que você precisa ignorar ou evitar experiências que possam agregar conhecimento.

O que queremos dizer é que existem alguns trampos incríveis que agregam uma visão diferente e que podem ser um diferencial no seu currículo. Nunca ignore aquele trabalho de férias que você fez no shopping ou aquela vez que você passou as suas horas livres passeando com os cachorros do bairro.

Separamos algumas ideias de experiências de trabalho que você pode colocar no seu currículo e que vão agregar muito na hora daquela entrevista de emprego.

1.Qualquer trampo na área de serviços

Eu passei as minhas férias de verão, logo depois do colégio, trabalhando numa loja no shopping. E também já fui revendedora da Natura. Trabalhar com serviços como esses é visto como motivo de vergonha para muitas pessoas, mas esse é um erro enorme! Só quem já teve essa experiência sabe como ela é cansativa, exige que você se comunique bem, tenha paciência e desenvolva a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Além de aprender a lidar com dinheiro e toda a experiência do cliente na sua loja ou restaurante – ou seja, tudo isso colabora para que você tenha uma visão de contexto muito maior, e mostra que você sabe lidar em ambientes de alta pressão e com pessoas diferentes.

2.Qualquer trabalho administrativo

Você foi secretária em algum ponto? Uma assistente? Alguém que resolvia e organizada a vida de alguém? Coloque isso no seu currículo! Esses trabalhos mostram o seu poder de ser organizada e um ponto de apoio para as demais pessoas do departamento ou da empresa. Você normalmente é a pessoa para quem todos correm quando precisaram de alguma coisa, e isso é algo valiosíssimo no mercado de trabalho.

3.A vez que você foi tutor ou deu algum tipo de aula

Você já ajudou alguém a estudar para o vestibular? Deu aulas de inglês para conseguir uma graninha extra? Ou ainda cuidou do time de futebol da sua escola ou da equipe de dança? Isso mostra um poder de liderança, além da sua capacidade de trabalhar com outras pessoas – ainda mais quando os seus alunos são crianças, que costumam ser mais difíceis de lidar.

4.Trabalho voluntário

O voluntariado não necessariamente é uma fonte de renda extra, mas merece um espaço dentre as experiências de trabalho no seu currículo. Além de ser uma forma louvável de ajudar a sociedade e fazer uma diferença no mundo, diz muito sobre quem você é como pessoa e que você está disposta a doar o seu tempo para algo maior do que você mesma.

5.O seu blog ou canal no Youtube

Qualquer tipo de criação de conteúdo online que seja relevante para um público, vale a pena entrar no seu blog. Isso significa que se você tem um blog bacana ou um canal no Youtube que alimenta com frequência, vale a pena usá-los como experiências no currículo. Você pode não ganhar nada com isso, mas ele é uma porta de entrada das pessoas para o seu conteúdo, é como um cartão de visitas online. Querendo ou não, é um primeiro contato das pessoas com o seu trabalho, não perca a oportunidade de colocar isso como uma experiência.

 

É óbvio que as experiências de trabalho no seu currículo precisam estar listadas de forma a mostrar quem você é como profissional e que, muitas vezes, a vaga vai pedir que você tire dali aquele trampo de fim de ano ou alguma outra experiência que não esteja de acordo com o perfil que o empregador procura. Porém, essa é que a maravilha de fazer um currículo: você pode listar as suas experiências conforme a vaga e mostrar sempre o seu potencial de maneiras diferentes!

Mais do que isso, é importante saber que não existe trabalho ‘bom’ ou ‘ruim’, mas sim diferentes experiências de aprendizado. Todo trabalho é igualmente importante e louvável e merece ser respeitado como tal. Quer você trabalhe como garçonete em um restaurante ou como CEO de uma empresa, saiba que você merece respeito e que as suas experiências de trabalho são muito válidas.

Se você quiser dicas de como criar um currículo que te ajude a destacar os seus pontos fortes, pode clicar aqui para saber mais sobre o assunto!

Imagem: Reprodução / The Ramen Girl


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤