Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Assim como você, existe um mar de gente que têm várias dúvidas sobre relacionamento aberto. Na maioria das vezes, as dúvidas se confundem com preconceitos, o que torna ainda mais difícil de conversamos e entendemos melhor o que é de fato um relacionamento aberto. Não vou te enganar, eu estou longe de ser uma especialista no assunto, eu sou uma curiosa, sendo assim, vi alguns vídeos, li alguns textos e tive algumas conversas sobre o assunto, então tudo o que quero com esse texto é compartilhar com vocês um pouco de tudo que sei e acredito funcionar sobre o assunto.

Primeiro de tudo abra sua mente, se liberte de correntes de preconceitos e tire da sua cabeça que só existe uma única maneira de amar, isso está levemente errado, somos diferentes em muitas coisas e principalmente na forma de amar. Fazendo essas coisas que citei, vamos passar para outro ponto. Pare agora de generalizar a questão de relacionamento aberto ser abusivo! Se um relacionamento é abusivo é porque existe um problema e talvez não seja culpa do relacionamento.

O abuso é culpa de uma pessoa abusiva que não respeita seu parceiro. Relacionamento aberto não tem nada a ver com esse tipo de coisa. Outro ponto: pare agora de acreditar que relacionamento aberto é sinônimo de traição, que o casal não se ama.

Nessa altura do texto você já deve ter feito umas duas vezes a pergunta “o que leve um casal a se relacionar assim?”. Pois bem, antes deu tentar responder essa pergunta, acho que tem algumas outras coisas que devemos conversar. Quando um casal decide abrir o relacionamento para novas experiências afetivas, existem muitas coisas envolvidas. A primeira delas é a confiança um no outro, a certeza que o amor é forte e nada pode mudar essa realidade do amor.

Outra coisa muito importante é o respeito. Você tem que ter em mente a velha regrinha “não vou fazer para outro, o que não quero que façam comigo”, mas, além disso, o respeito aqui é deixar o outro bem no relacionamento, é ser companheiro e entender o espaço do parceiro. Outro detalhe muito importante: sua autoestima tem que estar legal para topar um relacionamento aberto, porque não adianta nada você estar em um se sentindo mal e ficar pensando que seu parceiro está com alguém mais bonito e mais legal que você.

Você tem que ter certeza de quem é, ter certeza que está linda até de pijama. Seu amor próprio tem que estar firme de verdade para ficar bem nesse estilo de relacionamento. Mais uma coisa, a conversa com seu parceiro tem que ser leve quando estivessem combinando/conversando sobre o assunto, se houver um conflito no período da conversa, esquece. A qualquer sinal de ciúmes, meu conselho é esquecer por um tempo essa ideia ou trocar de parceiro (eu não sei bem o que você está em busca).

Relacionamento aberto não é falta de caráter, relacionamento aberto são duas pessoas maduras vivendo um amor bonito e vivendo suas vontades. Não é sair por aí pegando geral e ter um lugar quentinho para dormir, é você conhecer uma pessoa legal sentir algo por ela e viver sem culpa isso com ela, sem duração e sem, talvez, um compromisso. Muitas vezes será atração, outras paixão e muitas outras vezes é tesão, mas a grande questão é você saber que seu amor com seu parceiro é intocável. Vocês são parceiro e gostam de liberdade, mas respeitam o combinado, os dois têm a mesma visão sobre o que é traição, é algo exclusivamente de vocês.

Ok, tecnicamente eu ainda não tenha respondido a pergunta “o que leve um casal a ter um relacionamento aberto?”. Eu acredito que a resposta seja bem simples, do tipo “porque eles quiseram ter esse estilo de relacionamento”, mas acho meio injusto eu só responder isso, então assim, um casal escolhe qual ritmo seu relacionamento terá. Te garanto que existem inúmeros motivos para ele chegar a uma conclusão sobre abrir um relacionamento para novas experiências. Uma delas é viver novas experiência; outro motivo é viver de outra forma o amor, ou aindaé não acreditar em um relacionamento fechado. Talvez pode ser confiar que o amor não prende ninguém e ter atração por outro alguém não diminui o amor pela outra pessoa. Relacionamento aberto é ter a capacidade de saber separar os outros sentimentos do amor.

Relacionamento aberto não necessariamente será viver experiências separados, pode ser também a típica relação à três, ou á quatro ou quantos desejar, (tudo com muita segurança para todos envolvidos). A grande questão é estar bem dentro do relacionamento, é olhar para seu parceiro e saber que escolheu a pessoa certa para viver suas vontades e amores.

Entenda que você não precisa forçar seus sentimentos para caber em nenhum tipo de relacionamento, entenda que você não precisa ter um relacionamento aberto só para parecer legal e descolada. Relacionamento aberto é algo natural e, como tudo na vida, você precisa querer de verdade! Nunca faça nada só porque os outros querem, também não tenha medo de experimentar coisas que tem vontade, não se bloqueie por causa dos preconceitos dos outros, seja você mesma e vai viver.

E caso você tenha preconceitos sobre esse tipo de relacionamento, eu tenho uma péssima notícia: você e nem ninguém tem nada a ver com a vida dos outros, não julgue uma realidade que não é sua, aprenda a viver sua vida e apenas isso. Você não precisa viver um relacionamento aberto se não quiser, mas respeito é fundamental para viver nesse mundo.

Espero ter ajudado em alguma coisa, nem que seja para você reafirmar suas teorias ou criar suas próprias. Só quis te dizer que não tem nada de errado com um relacionamento aberto, a polêmica toda gira entorno da falta de informação, preconceitos antigos e uma pequena preguiça de pensar. Então, se sinta livre para fazer o que deseja, lembre-se que tudo nessa vida é resolvido e combinado com boa conversa e uma boa transa. Até mais!

Imagem: Pinterest


Agora que terminou este texto, que tal debater sobre o assunto respondendo nossa leitora no Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...