O que você procura?

Trabalhar, estudar, cuidar do gato, dos filhos, da casa, pagar contas.. Essas são só algumas tarefas da vida adulta. Com exceção dos filhos e gatos, as outras tarefas são comuns a quase todo mundo. E no meio a essa vida corrida nem sempre conseguimos manter as amizades.

Há um outro contexto também dentro deste; existem amizades que foram se perdendo ao longo do caminho. Sabe aquele amigo, aquele com quem você fazia tudo no ensino médio? Então, é bem provável que ele já não seja assim tão seu amigo. Por n motivos, falta de afinidade talvez.

As pessoas mudam, os dias vão ficando mais curtos e.. pronto, as amizades vão se tornando escassas.

Daí junta as tarefas do dia a dia com a lista diminuta de amigos e a conta de momentos felizes com os migos não fecha. Como lidar com a falta de amigos presentes? Bom, ver amigos se perdendo no caminho acontece. Já aconteceu comigo, pessoas que ainda hoje estão no meu coração, mas não estão na minha vida. Resposta para isso eu não tenho, mas tento entendido a naturalidade deste processo. Nem todo mundo fica. A vida é cíclica e as pessoas vêm e vão. Tipo “Tem gente que chega pra ficar. Tem gente que vai pra nunca mais ”. Não é fácil aceitar, mas é assim: nem todos ficam

How I Met Your Mother

How I Met Your Mother

A notícia boa é exatamente o que diz na letra da música: outras pessoas chegam. O que não significa que você não será mais amigo da pessoa do passado, porém, apesar do amor todo que nutre por seu amigo, considero a presença – que hoje é maior nas redes sociais – algo bastante importante e que fortalece laços. Significa que manter as amizades depende também do contato. Esse não precisa ser diário, mas precisa acontecer.

Vamo sair pra rir da vida

Tenho certeza de que você tem aquele amigo que sempre diz “ vamo marcar”, mas que a última vez que se viram foi na fila de um banco e mal puderam conversar. Depois disso nem mesmo pelas redes sociais se falaram. Por outro lado, há aquele amigo que nem diz “vamo marcar” mas aparece de surpresa e vocês conseguem ter um ótimo dia juntos. Pode ser uma vez na vida e outra na morte, o importante é que acontece. Há conversas, risadas e abraços.

Friends

Pode ser que você não tenha nenhum, nem outro. A vida mudou, os horários mudaram e aos poucos você foi perdendo afinidade com os poucos amigos que tinha. Se esse for o caso, por que não sair sozinha e quem sabe encontrar por aí alguém disposto a ceder um pouco do seu tempo para rir e papear. Duvidam? Já aconteceu comigo e foi mara. Talvez você pense: “eu sou tímida isso não vai acontecer.” É compreensível esse pensamento, mesmo assim, acredite: é totalmente possível que mesmo com toda a timidez alguém se aproxime e vocês engatem um bom papo. Esteja aberta!

Tem amigo que veio pra ficar, tem amigo que veio só olhar

Há um texto da Martha Medeiros que diz que as pessoas ficam nas nossas vidas para cumprir um papel. E, quando essa missão chega ao fim, elas vão embora. Obviamente minha alma taurina não gosta de pensar assim, no entanto, aceitar que aconteça exatamente assim, nos ajuda muito a não sofrer tanto quando alguém se vai. Serve para todas as relações.

Acredito que cada amigo veio com um propósito na minha vida. Sou grata por cada um deles, o carinho que sinto continua. E acho que é isso: amigos são presentes que chegam nas horas certas.

Stranger Things

Stranger Things

Agora vamos ver como a psicologia pode nos ajudar a fazer e a manter amizades. Um artigo do site Psychology Today traduzido pela Superinteressante reuniu alguns estudos que trazem luz para esse tema. Os pontos principais são:

Além de alguns fatores básicos, como ter contato com a pessoa com alguma regularidade (afinal, assim temos mais chance de conhecê-la melhor e aprofundar nossos laços) e ter coisas em comum, dois aspectos são fundamentais para que se passe do posto de conhecido para o de amigo:

1. Disposição a se abrir

Segundo Beverley Fehr, pesquisadora da Universidade de Winnipeg e autora do livro “Friendship Processes”, o que determina que passemos de meros conhecidos a amigos é a disposição de se abrir e revelar coisas mais pessoais ao outro – e isso precisa vir dos dois lados. “Nos estágios iniciais da amizade, isso tende a ser um processo gradual. Uma pessoa aceita o risco de revelar uma informação pessoal e ‘testa’ se a outra faz o mesmo”, diz ela. Aqui, a reciprocidade é essencial para a coisa funcionar, porque leva a outra condição importante:

2. Intimidade

De acordo com a pesquisa de Fehr, pessoas com boas amizades envolvendo o mesmo sexo têm uma boa compreensão do que envolve a intimidade: elas sabem se abrir e expressar suas emoções. Sabem o que dizer quando o amigo lhes conta algo e respeitam os limites – entendem, por exemplo, que sinceridade não significa falar tudo o que lhes vêm à cabeça, especialmente no que se refere a opiniões sobre a vida e os gostos do outro. Até porque outras condições apontadas foram aceitação, lealdade e confiança. Essas qualidades foram consideradas mais importantes do que ajudas práticas, como emprestar dinheiro.

O artigo aponta que para manter amizades um fator importante é a aceitação e a reciprocidade. Ou seja, quanto maior o nosso nível de empatia para com o outro e o interesse por sua vida, mais chances temos de criar e manter laços de amizade.

Mário Quintana já dizia “a amizade é um amor que nunca morre”, sendo assim, regar com compreensão e carinho se faz necessário para que esse amor não esfrie.

Imagem: Friends from College


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤