O que você procura?

Nada melhor que na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, nos vermos representados na telinha! Selecionei os 10 melhores filmes (na minha opinião), em que seus protagonistas, todos negros, deram um show de atuação. São filmes leves, emocionantes, românticos, engraçados e fortes, que contam parte da nossa história ou, simplesmente, nos fazem rir e se emocionar. Vale a pena se perder na programação!

Filmes com protagonistas negros:

1. Cadilac records (2008)

protagonistas negros

Sinopse

O filme conta a história da ascensão da gravadora Chess Records, de Leonard Chess (Adrien Brody), e dos artistas que gravaram nela, como Muddy Waters (Jeffrey Wright), Little Walter (Columbus Short), Chuck Berry (Mos Def), Willie Dixon (Cedric The Entertainer) e a fabulosa Etta James (Beyoncé Knowles). Com uma história de sexo, violência, racismo e rock´n´roll na Chicago dos anos 50 e 60, o filme mostra as vidas turbulentas e excitantes de algumas das maiores lendas da indústria musical da América.

Nota da colunista: O filme fala sobre o surgimento do Blues e início do Rock´n´roll por meio da história de vida dos grandes astros da gravadora, que foi a primeira a assinar contrato com artistas negros. Um filme imprescindível para os amantes da música e da moda porque conta com uma trilha sonora e figurino incríveis da época (leia mais aqui).

2. Falando de amor (1995)

protagonistas negros

Sinopse

O filme conta a história de quatro mulheres afro-americanas que encontram força na amizade que as unem. Savannah (Whitney Houston), Bernadine (Angela Bassett), Robin (Lela Rochon) e Glória (Loretta Devine), estão todas em busca de um amor verdadeiro. Bernadine achava que tinha encontrado a felicidade, até que seu marido a deixou por outra mulher. Savannah e Robin são bem-sucedidas em suas carreiras, mas suas vidas amorosas são um fracasso. E a divorciada Gloria está de volta à parada flertando com seu novo e muito interessante vizinho. Baseado no best-seller de Terry McMillan.

Nota da colunista: Embora tenha mais de duas décadas, é um filme atual, lindo, romântico, divertido. Mostra de uma forma leve o empoderamento e a luta de quatro mulheres negras por uma vida digna, de trabalho, respeito e amor, fortalecida ainda mais pela amizade que as une. Com uma trilha sonora incrível, que inclui Whitney Houston, Toni Braxton, Aretha Franklin entre outros, este filme vai fazer você rir e se emocionar!

3. O mordomo da casa branca (2013)

protagonistas negros

Sinopse

O filme conta a história do jovem Eugene Allen (Forest Whitaker), que vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall (Alex Pettyfer), após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall (Vanessa Redgrave) decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados. Eugene cresce e passa a trabalhar em um hotel. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo sete presidentes. Grande destaque para a incrível atuação de Gloria (Oprah Winfrey), a esposa de Eugene.

Nota da colunistas: a história de vida do “Mordomo da Casa Branca”, que serviu sete presidentes, desde 1952 até 1986, serve como pano de fundo, para contar a história de segregação e luta dos movimentos sociais negros pelos seus direitos civis, em uma época de efervescência cultural nos Estados Unidos. É um filme forte e espetacular que nos permite saber e entrar na história de luta dos negros que nos antecederam e que lutaram para que hoje pudéssemos ter um mínimo de igualdade entre raças (leia mais aqui). Vale uma aula de história!

4. Flores de aço (2012)

protagonistas negros

Sinopse

“Flores de Aço” narra a vida e amizade de seis admiráveis mulheres do Sul dos Estados Unidos. Reunindo-se no Salão de Beleza de Truvy’s (Jill Scott), elas seguem juntas, apoiando-se mutuamente em meio às glórias e tragédias da vida. Traz um elenco de estrelas brilhantes, incluindo Queen Latifah, Phylicia Rashad, Adepero Oduye, Condola Rashad, Jill Scott e Alfre Woodard.

Nota da colunista: É um remake do clássico Flores de aço, de 1989. Porém, em sua nova versão, é apenas por mulheres negras (sente o poder! rs). Contemporâneo e inteligente, trata com delicadeza e humor os problemas cotidianos dessas seis mulheres fortes e o vínculo de amizade e lealdade que as une. Você com certeza vai amar!

5. Uma boa ação (2011)

protagonistas negras

Sinopse

Wesley Deeds (Tyler Perry), é um homem de negócios, bem-sucedido, que sempre cumpriu as expectativas dos que o rodeiam. Prestes a se casar, e levando uma vida extremamente previsível, tem sua rotina impactada ao conhecer Lindsey (Thandie Newton), uma mãe solteira que trabalha na equipe de limpeza do seu prédio. Ao oferecer ajuda para Lindsey, Wesley poderá, enfim, encontrar a coragem necessária para mudar sua vida.

Nota da coluna: Um filme repleto de sensibilidade que mostra a luta de uma mãe pobre e viúva para criar sua filha (leia mais aqui). Em contrapartida, conta com a ajuda de um homem incrível, que ajuda a resolver seus problemas financeiros, na mesma medida que ela o ajuda a resolver seus problemas pessoais. Um filme encantador!

6. A procura da felicidade (2007)

protagonistas negros

Sinopse

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste, pois acredita que poderá ser futuramente contratado. Em meio a todos os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em estações de metrô, banheiros públicos e albergues

Nota da colunista: Um filme emocionante que conta a história de superação de um pai, que mesmo em meio a inúmeras dificuldades, não desiste de lutar. Por ele e, principalmente, pelo seu filho. Lindo!

7. As mil palavras (2012)

protagonistas negros

Sinopse

Após mentir em um acordo com um guru espiritual, Jack (Eddie Murphy) vê uma árvore surgir em seu quintal, e, a cada palavra que ele diz, cai uma folha dela. Sabendo que quando a última folha cair ele morrerá, Jack tem agora cerca de mil palavras para dizer e precisa contar cada uma delas antes que isso aconteça.

Nota da colunista: O filme traz de volta Eddie Murphy e suas atuações cheias de expressões corporais, caras e bocas. Uma mistura de comédia, drama e um pouco de romance. Nos faz refletir, de uma forma descontraída, sobre nossas atitudes do dia a dia. Um filme divertidíssimo!

8. Pense como eles (2012)

protagonistas negros - pense-como-eles

Sinopse:

Quatro amigos têm suas vidas transformadas, depois que suas namoradas resolvem comprar o livro “Act Like a Lady, Think Like a Man (Comporte-se como uma dama, pense como um homem) ”, de Steve Harvey, e decidem usar as dicas do autor contra eles. Decididos a revidar, eles resolvem usar o mesmo livro contra elas.

Nota da colunista: Uma comédia romântica super engraçada. No livro, o autor explica realmente o que os homens pensam sobre amor, relacionamentos, intimidade e compromisso, e dá dicas que funcionam (no filme), de como elas devem agir para conquistar qualquer homem. Um filme afetuoso e engraçadíssimo!

9. A família da noiva (2005)

protagonistas negros - a-familia-da-noiva

Sinopse

Percy Jones (Bernie Mac) é um chefe de família que se orgulha de estar sempre certo em relação a sua família. Ele está prestes a conhecer Simon Green (Ashton Kutcher), o novo namorado de sua filha Theresa (Zoe Saldana). Temeroso, já que acredita que não exista homem bom o suficiente para sua filha, Percy encomenda uma investigação de crédito de Simon. O resultado o tranquiliza, já que Simon é um bem-sucedido corretor de ações. Porém o que ele não contava, era que Simon fosse branco, e que já pediu Theresa em casamento.

Nota da coluna: O filme é uma releitura do clássico de 1967, “Adivinhe quem vem para jantar?”. Porém, diferente da primeira versão, em que a noiva e sua família são personagens brancos e o namorado negro, a trama atual traz a noiva e sua família de protagonistas negros e o namorado da filha branco. Prepare-se para rir do início ao fim, o filme é hilário!

10. Jogada certa  (2010)

protagonistas negros - jogada-certa

Sinopse

Leslie Wright (Queen Latifah) é uma fisioterapeuta que não consegue namorar, já que os homens sempre a vêem como uma boa amiga. Fã de basquete, um dia ela tem como cliente um grande astro do esporte, Scott McKnight (Common). Ela passa a tratá-lo em tempo integral, iniciando um procedimento visando seu retorno às quadras, algo que muitos duvidam que vá acontecer. No meio deste processo, os dois percebem que há algo mais entre eles além do relacionamento entre médico e paciente.

Nota da colunista: O filme conta, com muito humor, o drama da personagem principal, Leslie Wright (Queen Latifah), que é sempre vista apenas como uma boa amiga por seus pretendes e seu envolvimento com seu novo paciente e astro do basquete americano, Scott McKnight (Common). Uma comédia romântica extremamente cativante!

Gostaram das indicações de filmes com protagonistas negros? Me contem nos comentários! 😉


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤