O que você procura?

Falar sobre doenças mentais pode ser complicado, mas isso não significa que o cinema deixou de explorar essa temática ao longo dos anos. Por mais que o assunto ainda seja um tabu, principalmente quando entramos no âmbito do suicídio, existem filmes sobre depressão que podem nos ajudar a entender melhor como a mente de uma pessoa depressiva funciona e porque essa é considerada a doença mais debilitante do mundo.

É óbvio que, assim como a série 13 Reasons Why deu uma visão considerada muito perigosa sobre o assunto, existem filmes sobre depressão que trataram do assunto de uma forma muito mais leviana e romantizada do que deveriam. O nosso objetivo é trazer obras que você possa terminar de ver com um entendimento maior do que causa essa doença e porque, muitas vezes, uma pessoa depressiva decide tirar a própria vida.

1.Pequena Miss Sunshine

Pode não parecer assim, mas Pequena Miss Sunshine é, sim, um dos melhores filmes sobre depressão. O longa mostra como a doença é uma questão familiar e explora as formas que cada personagem da família de Olive sofre com ela em algum nível – não à toa, todos eles veem na mais nova da família um ‘raio de luz’, uma esperança para sair dessa sensação. Tanto que Olive consegue entender o que significa ser uma pessoa depressiva e como ela pode ajudar nesse processo de cura.

2.Se Enlouquecer, Não se Apaixone

Nem sempre as pessoas entram em depressão por causa de um grande trauma. Craig é um jovem de 16 anos que tem uma vida relativamente normal – ele é bom aluno e tem uma família amorosa e presente. Porém, a ideia de que ele pode falhar, de que não é bom o suficiente e de qualquer errinho que ele cometer ao longo do caminho pode destruir a sua vida, o deixa em um estado muito depressivo – tanto que ele se interna voluntariamente em um hospital psiquiátrico. É um filme delicado, divertido e que explora o tema por muitas vertentes.

3.As vantagens de Ser Invisível

“Você recebe o amor que acha que merece”. Essa é uma das frases mais marcantes de As Vantagens de Ser Invisível. O longa explora a história de Charlie, um adolescente depressivo e com tendências suicidas que viu o melhor amigo se matar. Depois de passar alguns meses internado em um hospital psiquiátrico, Charlie volta para a escola e precisa encontrar uma forma de voltar a se relacionar com as pessoas. Entre erros e acertos, ele conhece um grupo de amigos que o ajudam a lidar com os demônios na sua mente.

4.As Horas

A história de Virginia Woolf é uma das mais famosas da literatura. O filme As Horas retrata duas mulheres diferentes, de épocas diferentes, que estão lidando com seus processos depressivos enquanto leem Mrs. Dalloway, escrito por Woolf. Além disso, o longa também mostra a vida da autora, que eventualmente tirou a própria vida em 1941.

5.Cake: Uma Razão para Viver

Filme que rendeu uma indicação ao Oscar para Jennifer Aniston, Cake é um filme forte sobre os efeitos da depressão e do luto na vida de uma pessoa. A personagem principal, Claire, perde o filho em um acidente de carro e entra em um processo depressivo que também lhe causa dores físicas no corpo. A dificuldade em melhorar lhe deixa frustrada e totalmente sem expectativas e ela decide largar tudo o que conhece para tentar fazer algum sentido no que está vivendo.

6.Melancolia

Como o próprio nome diz, Melancolia é um daqueles filmes sobre depressão que mostram muito claramente como a doença é debilitante. O planeta que vai colidir com a Terra é uma metáfora para o quanto a depressão é destrutiva, e Justine se vê totalmente imprudente e sem considerar as consequências dos seus atos porque, para ela, nada mais faz sentido.

 

Assistir filmes sobre depressão pode ser uma forma de você compreender o funcionamento dessa doença mental e os efeitos que ela tem no dia a dia de uma pessoa. Ao falar também sobre suicídio, as causas e as consequências de uma depressão, esses filmes dão um panorama geral sobre como é a vida de quem lida com a doença.

Se você sente que não consegue ver uma perspectiva para a sua vida ou encontrar motivos para levantar da cama, não tenha medo em pedir ajuda e contar para alguém o que você está sentindo. Você pode buscar um familiar, uma amiga de confiança ou até um profissional, como um psicológico ou terapeuta. E se você tem pensamentos de morte, se pensa em acabar com a própria vida, pode também recorrer ao CVV, o centro de valorização da Vida, discando 141 ou acessando o site da organização.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)