O que você procura?

A gente já falou tanto sobre esse assunto, que chega a ser um pouco cansativo ver que, mais uma vez, uma atriz de cinema teve fotos íntimas vazadas na internet. Dessa vez, foram as fotos nuas de Anne Hathaway a serem jogadas online – totalmente contra a sua vontade, claro.

Toda vez que vejo notícias como essas na internet, e penso que ainda temos um caminho muito longo a percorrer: longo porque isso só vai parar de acontecer quando as pessoas não tiverem mais interesse em ver fotos como essas online. É, eu sei, parece praticamente impossível.

O que quero dizer é o seguinte: seja com as fotos nuas de Anne Hathaway ou de qualquer outra atriz famosa, o problema é o quanto o corpo feminino ainda é explorado– especialmente para agradar o imaginário masculino. As mulheres ainda são vistas como uma ferramenta para o prazer dos homens, um objeto sexual, e segundo essa lógica as mulheres podem ser exploradas a torto e a direito.

Porém, isso já é esperado. Muitos homens vivem assim até hoje, muitas mulheres também, e a nossa sociedade é muito machista por natureza – ela sempre vai reforçar esse papel feminino até que aconteça uma mudança estrutural. O ponto é o quanto ainda damos ibope para esse conteúdo.

‘Nossa, mas escrever sobre isso não é dar ibope para esse conteúdo?’. Pode ser que sim, mas ainda é a única maneira que eu encontro para problematizar algo que me afeta diretamente. Verdade, as fotos nuas de Anne Hathaway não têm nada a ver comigo, mas a forma como a sua imagem é explorada não é muito diferente da minha. As cantadas que eu recebo na rua, os comentários sobre o meu corpo e o medo que eu sinto de andar sozinha à noite são alimentados por isso.

A maneira mais pratica e objetiva de ajudar as pessoas a mudarem essa mentalidade também é mostrando para elas como essa busca e esse ibope é nocivo. Não adianta usar a desculpa de ‘vazou na internet, não tem porque evitar’. Pelo contrário, se vazou na internet é porque alguém cometeu um crime e liberou essas fotos sem a permissão da atriz – toda vez que você abrir uma dessas fotos, você está compactuando com um crime.

As fotos nuas de Anne Hathaway também têm um quê de vingança

Lembram quando a gente falou sobre revenge porn e a história do Rob Kardashian? Liberar as fotos íntimas, seja de uma ex-namorada ou de uma atriz famosa, tem, sim, um quê de vingança. Por algum motivo, os homens acreditam que têm o direito de jogar online imagens nuas de uma mulher porque ela não agiu conforme as suas expectativas de alguma maneira.

Essa é uma forma bastante primitiva de tentar desmerecer o caráter da mulher. Expondo o seu corpo dessa maneira para todo mundo ver, ela ganha uma imagem de ‘mulher fácil’, de alguém que não tem credibilidade porque tira fotos sem roupa com o celular.

Mas a gente já comentou por aqui também que tirar nudes não é motivo de vergonha ou culpa. Na verdade, uma mulher pode fazer uma foto desse estilo por muitos motivos: para celebrar o próprio corpo, para manter um relacionamento à distância, para apimentar uma relação que esfriou… Nenhum desses motivos é passível de julgamento e nenhuma dessas fotos podem ser distribuídas dessa maneira sem a permissão de quem está na imagem. Isso entra na questão do consentimento e caracteriza uma violência contra a mulher. O corpo feminino é utilizado como uma arma contra a própria mulher.

Mas chega, né? A gente precisa mesmo parar de dar ibope para as fotos nuas de Anne Hathaway ou de qualquer outra mulher, simplesmente pelo fato de que não podemos mais compactuar com essa cultura machista que define o nosso caráter pelo o quanto mostramos o corpo. Principalmente porque o mesmo nunca, jamais, em hipótese alguma, aconteceu com os homens.

Imagem: Reprodução

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)