O que você procura?

A gente prefere não generalizar, mas sabe que muitas mulheres já caíram na história de querer um amigo gay para compartilhar as baladas, as histórias, os crushes e o guarda-roupa. Esse estereótipo já está batido e, no mês do Orgulho LGBTQ+, tudo o que a gente é acabar com essas ideias e frases homofóbicas de uma vez por todas.

Sim, ainda temos um longo caminho pela frente até isso acontecer de verdade, mas a gente pode começar tirando do nosso vocabulário frases homofóbicas que são ditas, muitas vezes, ‘na melhor das intenções’. A nossa meta é lutar contra os estereótipos (aqueles que as mulheres também precisam lidar o tempo inteiro) e aceitar as pessoas como elas são, sem nos importarmos com a sua orientação sexual, identidade de gênero ou escolhas de vida.

Fique de olho: pode ser que você já tenha soltado uma dessas frases homofóbicas alguma vez:

1.’Quero muito um amigo gay’

O estereótipo mais forte de todos: do ‘melhor amigo gay’, que conversa com você sobre homens, te dá conselhos amorosos e ainda por cima te ajuda com a maquiagem e o look na hora do encontro. Vamos tirar os homens gays (e as mulheres lésbicas) dessa caixinha? Ou você tem amigos ou não tem. Não vale escolher o tipo de amigo que você quer com base nos possíveis ‘benefícios’ dessa amizade. Não é assim que as coisas funcionam na realidade.

2.’Você é tipo homem, né? Não vou me trocar na sua frente’

A sua amiga lésbica não é ‘tipo um homem’, e é ofensivo você pensar uma coisa dessas dela, quanto mais falar em voz alta. Fora que é muito homofóbico, preconceituoso e simplesmente mal educado você assumir que uma mulher lésbica vai ‘dar em cima’ ou ‘se apaixonar’ por você só porque te viu trocando de roupa. Se você não quer se trocar na frente de pessoas, apenas vá para um lugar mais reservado e ponto final. Não faça essa distinção e, principalmente, tire da cabeça a ideia de que as suas amigas lésbicas vão se apaixonar por você por causa disso.

3.’Ai, que desperdício ele ser gay’

Vamos parar com essa ideia de rivalidade? Um homem bonito ser gay não é um desperdício – é a vida dele e ninguém perde nem ganha por causa da orientação sexual de alguém. Olhando dessa forma, parece que as mulheres perderam a chance de conquistar alguém e, por isso, elas têm uma oportunidade a menos de conquistar o homem das suas vidas. As pessoas são livres para amarem quem quiserem sem que isso seja visto como algo ruim, ok?

4.’Nossa, você nem parece gay!’

Como assim? Gay tem cara? Não, não tem. Mais uma vez fomos enganadas a acreditar naquele estereótipo das séries de televisão: do homem homossexual que é magro e alto, muito afeminado que sabe tudo sobre moda, beleza e músicas da Cher. No mundo real, pessoas são simplesmente pessoas. Assim como uma mulher lésbica não precisa seguir o estereótipo de ‘mulher macho’ (o que é homofóbico e machista ao mesmo tempo), um homem gay não tem cara.

5.’Você entende muito de moda, né? Me dá umas dicas?’

Essa é uma das frases homofóbicas mais comuns: a gente assume que um homem, por ser homossexual ou drag queen, sabe absolutamente tudo de moda e de maquiagem e que, claro, é sua obrigação dar dicas sobre o assunto para as mulheres. Não, não. Pessoas são pessoas (a gente não cansa de repetir) e assim como um jornalista não é obrigado a saber sobre todas as notícias do mundo, um homem homossexual não tem obrigação de saber tudo sobre moda – ou te ajudar com isso.

6.’Sou hetero, mas sou heterofóbica’

A gente precisa MUITO parar de acreditar que existe essa coisa chamada ‘heterofobia’. Pessoas hétero NUNCA sofreram de qualquer tipo de preconceito porque sempre foram a norma: historicamente, o relacionamento homem-mulher sempre foi aceito e incentivado. Além disso, a gente não pode JAMAIS substituir um tipo de ódio por outro. Se você é hétero, aceite as pessoas da comunidade LGBTQ+ e ponto final. Se você é parte da comunidade, aceite a escolha das pessoas hétero e ponto final também. O que a gente precisa promover é a aceitação, a diversidade e a liberdade das pessoas de amarem quem quiserem sem serem julgadas. Heterofobia não existe, ok?

7.’Mas você já transou com mulher?’

Um homem não precisa transar com uma mulher para saber que é gay, e uma mulher não precisa transar com um homem para saber que é lésbica. É uma questão que vai além do físico. E, sim, pode ser que essas pessoas tenham essas experiências para saber se é isso mesmo, se não têm dúvidas – assim como uma mulher hétero pode transar com outra mulher para saber se o interesse existe também. A descoberta sexual de cada pessoa é única e é um erro assumirmos que você precisa fazer de tudo para ‘ter certeza’ que é homossexual.

8.’Me leva num balada gay?’

Os homens gays não existem só para te levar nas baladas gays, tá? Pode ser que elas sejam mais legais por causa das músicas que tocam, o ambiente divertido e mais livre. Mas não faça das suas amizades LGBTQ+ um guia pelos bares e baladas gays da cidade só porque você quer se divertir.

9.’Como eu faço pra não sentir dor no anal?’

Mais um equívoco: a gente assume que os homens gays amam sexo anal porque esse é o único tipo de sexo que eles conseguem fazer. Nada disso. Nem todo homem gay ama anal e se sente bem o suficiente para falar sobre isso abertamente com você. Aliás, vida sexual é algo extremamente pessoal, sair perguntando assim por dicas, sem saber se a pessoa se sente bem em abordar o assunto é igualmente ofensivo.

10.’Mas ele não namorava uma menina?’

E daí? As pessoas são obrigadas a amar só uma pessoa ou um gênero a vida inteira? Claro que não! Pode ser que alguém comece a sua vida amorosa em relacionamentos heterossexuais e depois percebam que são homo, ou ainda que são bissexuais e façam essa transição. Não tem nada de errado com isso, ok?

Imagem: Reprodução/ Orange Is The New Black


 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)