O que você procura?

Em tempos de crise, tudo o que as pessoas falam é que esse é o momento de economizar. De pensar melhor na hora de gastar dinheiro e de tentar entender se você precisa mesmo de mais uma blusinha no armário. Mas isso não significa que a gente precisa parar de gastar dinheiro totalmente – isso não seria nem um pouco produtivo ou bom para a economia.

Mas o mundo depende do dinheiro. A lógica é muito mais simples do que a gente imagina: vivemos num mundo capitalista em que o dinheiro é a principal moeda de troca, para comermos ou fazermos uma atividade, para pagar o aluguel ou aquele curso dos sonhos, a gente precisa fazer esse intercâmbio de algumas notas de dinheiro por um serviço ou produto. Então, o dinheiro é uma ferramenta pode ajudar a gente a conseguir o que a gente sonhou.

Porém, tem mais um detalhe: segundo um estudo feito pelo Dr. Thomas Gilovich, a felicidade depende de experiências e não de coisas. Ou seja: gastar dinheiro com uma blusinha nova cria uma sensação de felicidade que dura apenas alguns minutos, horas ou dias, enquanto uma viagem ou um curso de especialização na sua carreira ajudam para uma base de felicidade mais firme e duradoura – a longo termo, você se sente mais feliz pelas experiências que acumulou.

O argumento de Gilovich é simples: nós não somos o celular novo que compramos, mas somos a junção das experiências que temos. É fácil a gente comparar coisas, quem tem uma roupa melhor que a nossa, um celular mais legal, um carro mais bonito… Mas experiências não são tão fáceis de comparar assim, porque dependem muito mais da vivência pessoal de cada pessoa.

É óbvio que temos aqui um fator privilégio: não é todo mundo que consegue gastar dinheiro com esses tipos de experiências (pense em uma viagem ou até mesmo um curso de línguas), e a gente precisa ter isso em mente quando reclama sobre o nosso dinheiro. Nós não somos escravos dele, mas tem uma boa parcela da população mundial que não sabe o que é viver com mais do que alguns reais por dia. É bom ter em mente a nossa posição na sociedade e como a gente pode usá-la para tornar o mundo melhor.

Dito tudo isso, a gente separou algumas experiências com as quais vale a pena gastar dinheiro, sem nem pensar duas vezes:

1.Um curso de especialização

Quer seja um curso de línguas ou na sua área profissional, fazer um curso é sempre uma boa ideia. É um investimento em você mesma e não vale a pena economizar quando se fala em educação. Pode ser assustador pagar caro em um curso ou uma pós-graduação, por exemplo, mas o tanto que isso acrescenta na sua vida é algo que não tem valor.

2.Uma viagem dos sonhos

Assim como fazer um curso, viajar é sempre uma boa ideia. Pode ser uma viagem para algum lugar do Brasil que você não conhece ou para algum país distante que sempre quis conhecer. O importante é você ter em mente que, mesmo viajando com pouco, a experiência de sair da sua cidade natal e se propor a conhecer outro lugar dá uma visão diferente sobre o mundo e a vida.

3.Um presente incrível para quem você gosta

É, a gente sabe que falou ali em cima que ‘coisas’ não trazem felicidade. Mas é diferente comprar uma blusinha para você e um presente para a sua melhor amiga. Se você pensar com carinho no que vai comprar, se planejar, todo esse processo vira uma experiência que enriquece: é você colocando o outro na frente, é pensar no que vai gerar a felicidade no outro também. Por mais que a pessoa se acostume com o presente que ela ganhou, ela vai sempre pensar em você e na vez que ganhou o item. Ah, e nem precisa ser algo caro ou que acontece só em aniversários, viu? Você pode comprar um café para um colega de trabalho, que terá o mesmo efeito.

4.Qualquer coisa relacionada a sua saúde

A gente sabe que ir ao médico ou ao hospital fazer exames não tem nada de divertido, mas a gente passou a vida aprendendo que precisa comprar coisas e consumir que esquece da importância de cuidar da saúde. Viver bem não significa só que você tem dinheiro o suficiente para ficar tranquila, mas também que está com a saúde em ordem e com o corpo saudável. Não economize na hora de cuidar de você mesma. Você vai sempre agradecer por essa decisão mais para frente.

Imagem: Reprodução / A Força do Querer


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)