Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A gravidez precoce está aumentando cada vez mais. A causa, muitas vezes, está nos tabus impostos pelas  nossas próprias famílias sobre a nossa sexualidade. É fato que gerar uma vida traz muitas mudanças e novas responsabilidades para nós, mulheres. Isso acaba barrando a realização de nossos sonhos, planos e conquistas. Afinal, todas nós temos nossos projetos de vida, não é mesmo ?

Gravidez precoce: por que ser mãe deve ser uma escolha, não um acidente

Acredito que o fator principal de uma gravidez precoce é a falta de diálogo entre pais e filhos sobre educação e início da vida sexual. Se não existe a abertura para falar sobre isso, como nós podemos tomar a iniciativa de tirar nossas dúvidas, grilhos e neuras sobre sexo com os nossos pais, se eles forem bem conservadores ?

Imagem: giphy

Antes dos 19 anos, nosso corpo não está estruturalmente constituído. Não temos condições anatômicas e fisiológicas satisfatórias para gerar um filho. Além disso, com esta idade não estamos prontas emocionalmente para gerar uma vida. Afinal, é uma fase de tantos pensamentos confusos em nossa mente, não é mesmo ? Estamos em transição para uma vida adulta e a sociedade já nos impõe coisas demais. O que dirá como ficará o nosso psicológico sabendo que além de pensar na nossa vida, agora teremos mais outra para “tomar conta”?

Sei que você pode ter ficado um pouco preocupada com esse tema, mas relaxa, miga! Agora vamos saber como podemos prevenir uma gravidez precoce, afinal, somos mulheres livres para escolher quando, como e se queremos engravidar. Só siga esses conselhos e parta para o abraço !

Regras básicas para prevenir uma gravidez precoce

1. Diga NÃO ao coito interrompido

Vocês estão lá no bem bom e ele propõe o coito interrompido? Diga NÃO, porque sim, você pode engravidar, e o coito interrompido não é considerado um método contraceptivo. Antes da ejaculação, geralmente sai um pouquinho de líquido do pênis para lubrificar o canal. Esse mesmo líquido já contém espermatozoides. Por isso é melhor não se arriscar! Proteja-se e transe com segurança, para depois não ficar toda encanada se a menstruação atrasar. Afinal, uma gravidez precoce pode atrasar todos os seus planos !

2. NÃO confie na pílula do dia seguinte

gravidez precoce

Quem nunca esqueceu de tomar o anticoncepcional e teve que optar pela pílula do dia seguinte? Normal, mas não dá pra confiar nela sempre, já que seu efeito vai diminuindo a partir do segundo uso. Ou seja, se ela tem 92% de chance de evitar uma gravidez se você usá-la apenas uma vez, esse número diminui para 72 % quando você usa ela pela segunda vez.

Além disso, uma dose da PDS contém o equivalente à metade de uma cartela de pílulas anticoncepcionais tradicionais. Tem noção da bomba de hormônios que você vai causar ao seu organismo? Estudos ainda dizem que a cada 20 mulheres que tomam, três engravidam. Você quer fazer parte desse número e ter uma gravidez precoce? Não? Então é melhor usá-la apenas em uma emergência, como no caso de ruptura do preservativo, por exemplo.

3. SAIBA o seu período fértil

Nós somos mulheres livres e empoderadas, não é mesmo? Então precisamos conhecer o nosso corpo e saber o nosso período fértil primordial, tanto para quem quer engravidar, quanto para quem não quer. Para saber é bem fácil. Basta contar 14 dias a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Por exemplo, se sua menstruação for bem regular (28 dias) e tiver vindo dia 10 de junho, então contando 14 dias, você irá ovular do dia 23 para o dia 24. Ou seja, caso você transe sem proteção neste dia, ou dois dias antes, ou dois dias depois, as chances de uma gravidez precoce serão grandes! Achou muito complicado contar manualmente? Acesse a calculadora do período fértil clicando aqui

4. TOME a pílula sempre nas horas certas

Sim, parece algo simples, mas é precisamos tomar a pílula sempre naquela mesma hora de todos os dias. Não arrisque e tome em horários diferentes, pois por bobagem você pode acabar esquecendo de tomá-la. Lembre que a pílula faz o efeito dos hormônios no nosso organismo. Caso não tomemos naquela hora estabelecida, a ovulação pode ocorrer, e há chances de engravidarmos caso tenhamos relação sexual desprotegida nesse período.

5. NÃO tome antibióticos e pílula junto

Você já ouviu falar que alguns remédios cortam o efeito de outros? No caso da pílula, o uso de antibióticos provoca a a redução de seu efeito. Então, se por acaso você está com aquela infecção na garganta, e esta fazendo uso de algum antimicrobiano, é melhor ter cuidado redobrado ao usar a pílula. Se possível, combine-a com outro método contraceptivo, como a camisinha, por exemplo. Afinal, cuidado em dobro nunca é demais, não é mesmo? Além de evitar a gravidez precoce, também nos livra das temidas DSTs.

Enfim…

Mesmo depois desse texto, você ainda tem dúvidas sobre pílula, injeção, camisinha ou outro método contraceptivo? Tá rolando um movimento super legal chamado “A vida é feita de escolhas“, onde tem ginecologistas, sexólogas e psicólogas tirando todas as nossas dúvidas no site da campanha. O objetivo é trazer à mente que engravidar deve ser uma escolha, não um acidente. Vale a pena conferir !

Terminando a nossa conversa, existe algo que quero deixar muito bem claro para todas as minhas super amigas: não se esqueçam de que todas nós somos livres para fazer nossas escolhas. Logo, se quisermos engravidar aos 18, tudo bem! Se não quisermos, tudo bem também ! E se nunca quisermos engravidar? Mais uma vez, tudo bem! Se apenas queremos esperar um pouco para que este momento ocorra? Tudo bem, também!

gravidez precoce

A vida é feita de escolhas e precisamos viver cada momento como se fosse único. Afinal, cada etapa da nossa vida é importante para o nosso amadurecimento pessoal. Só temos que escolher viver apenas aquilo que nos deixa felizes!

Imagem: The Secret Life of the American Teenagers


E falando sobre gravidez precoce e métodos de contracepção, o que você diria para ajudar a essa nossa leitora abaixo?

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...